Como fazer as pessoas gostarem mais de mim na empresa?

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Como fazer as pessoas gostarem de mim

Uma empresa não é composta apenas pela sua infraestrutura e processos, ela também diz respeito aos colaboradores, suas diferentes opiniões e condutas. Por conta disso, é normal que as pessoas se relacionem e criem laços dentro de uma organização.

Tal habilidade traz inúmeras vantagens aos profissionais, pois através dessa interação, os talentos e competências tornam-se evidentes, o que gera destaque no mercado de atuação.

Todas as pessoas possuem habilidades para se relacionar com outros indivíduos, mas nem sempre desenvolvê-las é uma tarefa fácil. Sabendo disso, separamos algumas dicas para fazer as pessoas gostarem de você no trabalho:

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Como fazer as pessoas gostarem mais de mim na empresa?

Se aproxime

Comece uma interação com seus colegas de trabalho. Cumprimente-os e pergunte coisas sobre o dia, algo que eles tenham feito, elogie algum ato, a intenção aqui, é que você se adeque ao ambiente.

Treine suas habilidades de comunicação

Dê atenção para a sua dicção e tom de voz para que a mensagem que você deseja passar seja de fato entendida e não cause estranhamento. Ao ouvir seu colega de trabalho, mantenha a postura e o contato visual, isso demonstra seu interesse pelo que ele diz.

Pense e repense antes de falar

O fato de você passar a refletir antes de falar algo no seu trabalho não significa que a partir de agora seu comportamento vai ser outro e você só irá falar quando falarem com você.

Pelo contrário, você apenas vai pensar duas vezes antes de soltar aquela fofoca, ou aquele comentário sobre o seu gerente. Guarde pra você. Faça apenas comentários construtivos!

Seja simpático

Estabelecer uma boa comunicação no ambiente de trabalho ajuda o profissional a construir uma boa imagem de si mesmo. A forma como você se relaciona é a sua melhor carta de apresentação para as pessoas ao seu redor. Por isso, mantenha uma postura solícita, converse, ouça, lembre-se dos nomes das pessoas e mostre simpatia por todos que o cercam.

Seja humilde

Por mais que você seja um profissional de destaque, que entrega suas demandas com excelência, é essencial ter humildade em quaisquer tipos de situações, seja dentro ou fora da empresa.

Isso porque as organizações costumam valorizar e reconhecer aqueles que entendem que todos estamos em constante processo de aprendizado e que somos passíveis de falhas. Sendo assim, é fundamental que você seja humilde ao ponto de se mostrar disposto a sempre aprender com alguém e admitir suas falhas e erros quando eles ocorrerem.

Fale coisas positivas

Todos nós temos problemas, porém, falar sempre sobre assuntos negativos pode causar desconforto. Busque falar sobre assuntos felizes e positivos com as outras pessoas.

Saiba o que falar

Identifique os assuntos que mais despertam o interesse dos demais profissionais e busque conversar a partir de tais preferências.

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Demonstre atenção

Mostre para as pessoas com quem você interage, que você tem interesse pelo que elas têm a dizer.

Esteja aberto, mas preparado

Criar amizades na empresa pode ser uma tarefa complicada no início, por isso é muito importante se mostrar aberto a essas possibilidades. Seja uma pessoa aberta, confiável, profissional e responsável, mas sem perder o bom humor e a disposição de ajudar o outro. Isso mostrará para os colegas que ali existe a oportunidade de encontrar um bom amigo durante a jornada. Na contramão, vale estar sempre preparado para resolver possíveis conflitos, enfrentar discussões e eventualmente perda de algumas amizades. Especialmente em grandes empresas, é natural encontrar problemas de afinidade ou ver relações se perdendo no caminho conforme o seu crescimento acontece.

Fazer amigos no ambiente de trabalho é benéfico a todas as partes. Sendo assim, cultive sempre relacionamentos saudáveis, maduros e que o levarão à realização pessoal e profissional. Não se esqueça dos assuntos abordados acima e procure se moldar de acordo para encontrar bons companheiros e amigos, sem esquecer o profissionalismo e o bem comum: atingir o sucesso da empresa.

Ouça

Ouvir e da atenção a seus colegas de trabalho demonstra que você se importa e valoriza o que eles têm a dizer.

Questione ao invés de debater

Antes de começar uma discussão, um debate entre algum colega, melhor procurar se questionar ao invés de dar continuidade à discussão. Esse exercício de fazer questionamentos com você mesmo, vai fazer com que fique mais calmo, mesmo se o clima esteja sob pressão. Agindo assim, você pode avaliar a situação sob um novo contexto. Isso só não ajuda no trabalho como em todos os seus relacionamentos pessoais.

Esteja no controle de suas emoções

Seus colegas de trabalho não têm culpa de seu estado emocional andar meio desequilibrado, portanto, controle suas emoções. Cuidado para não “soltar os cachorros” no colega de trabalho. Domine a raiva, a tristeza ou qualquer reação que te faça agredir injustamente o colega ou equipe. Cuidando com palavras ditas por impulso. A melhor atitude diante de uma condição emocional em desequilíbrio é se afastar até que você esteja mais calmo e equilibrado.

Contagie mais otimismo

Ninguém gosta de estar ao lado de pessoas negativas, que reclamam o tempo todo. Pessoas negativas geram ambientes negativos. Se você está sempre com pensamentos negativos, isso vai piorar ainda mais o quadro emocional. Tente pensar positivo e emanar energias positivas para o universo. Seu emocional irá agradecer.

Distribua elogios

Todos nós gostamos de receber elogios, portanto, quando em hora oportuna, faça elogios a seus colegas de profissão.

Comporte-se adequadamente

Certas coisas não devem ser ditas, expressadas e questionadas no espaço de trabalho, mesmo você sendo um excelente profissional. Sempre haverá alguém para questionar o seu comportamento e a forma como pensa. Sendo assim, escolha as palavras e pense muito bem antes de sair falando o que quer. Deixe suas ideias para a mesa do bar.

Seja leal

Ter um amigo no ambiente de trabalho significa ter uma pessoa querida, alguém com que você pode contar em situações mais delicadas. Muitas vezes, porém, a amizade é usada como escudo para se proteger das consequências dos atos – sobretudo, os negativos. É necessário entender que a amizade não é motivo para encobrir erros dos colegas, nem pedir que eles façam isso por você. Atitudes assim prejudicam todos os envolvidos e também as equipes de trabalho. A lealdade saudável é aquela que impulsiona os envolvidos, que podem contar uns com os outros não só para elogiar, mas também para fazer críticas honestas e construtivas. Pedir para um amigo para bater o ponto para você ou para fazer algo que viola as normas da empresa não é um ato de amizade.

Ajude as pessoas

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Esteja disposto a ajudar os demais profissionais da empresa em suas atividades.

Evite os conflitos

Outra dica importante é evitar ao máximo os temíveis conflitos. Claro que algumas divergências de ideias sempre vão surgir, e elas são completamente naturais para o bom andamento dos processos, mas não deixe que as diferenças causem conflitos.

Caso algum problema venha a acontecer, procure resolvê-lo imediatamente e da melhor forma possível. Converse com os envolvidos de forma madura e imparcial e, se isso não resolver, procure seu superior, ele saberá a melhor forma de lidar com estes incômodos.

Valorize as diferenças de opinião

Você não precisa concordar com todo e qualquer pensamento e opinião dos seus colegas de trabalho, mas você deve respeitar as diferenças de ideias.  Isso contribui positivamente com o crescimento de ambas as partes, além de promover a sua credibilidade.

Peça conselhos

Pedir conselhos aos outros colaboradores demonstra que você valoriza a opinião dos demais e respeita aquilo que eles têm a dizer.

Seja positivo e viva o presente

Assuma a responsabilidade do que você quer para sua vida. Colocar a culpa no passado não tornará nada melhor. O presente é o único tempo que podemos modificar e transformar em um futuro que se almeja. Portanto, perceba o aqui e agora como uma oportunidade de fazer diferente. Pense positivo. Lembre-se de que você é a única pessoa capaz de tornar real os seus sonhos e alcançar seus objetivos.

Evite fofocas

Não participe de assuntos polêmicos e não os espalhe pela empresa caso você ouça algum. Repassar fofocas só prejudica a sua imagem e sua credibilidade.

As organizações já perceberam que seus processos não são baseados apenas na produção e comercialização de produtos/serviços. Para que os colaboradores desempenhem suas funções de forma correta, o relacionamento interpessoal é fundamental.

Fazer amizades no ambiente de trabalho contribui positivamente para a carreira do profissional, pois tal habilidade garante melhorias no trabalho em equipe e no clima organizacional, viabiliza parcerias, aprimora o networking, gera motivação, aumenta a produtividade e auxilia na superação de desafios. Todo esse ciclo, permite que o colaborador entregue melhores resultados, o que ocasiona no sucesso da empresa.

E você, quais são as suas atitudes para que as pessoas gostem de você no trabalho? Comente e compartilhe o conteúdo nas redes sociais.

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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