Como se expressar bem? 25 dicas para seu ambiente profissional e pessoal

dicas para se expressar bem Dicas poderosas para se expressar bem!

 

Saber se relacionar, expressar e comunicar são fatores essenciais para a construção de relações saudáveis e crescimento profissional. É só analisar a sua rotina: reunião de trabalho, convívio com a família, apresentação na faculdade, roda de amigos. O tempo todo estamos interagindo e nos comunicando, o que faz com que seja essencial saber se expressar.

Porém, a cada dia que passa, é crescente o número de pessoas que não sabem se expressar bem. E por que isso acontece?

Os motivos são os mais variados: reuniões são feitas por meio online, compras são efetuadas das nossas casas, ligações quase não são mais realizadas, ou seja, o dinamismo e agilidade das rotinas atuais fazem com que o ser humano não se expresse de forma efetiva. Outro motivo também pode ser questões emocionais, ou seja, alguma experiência negativa durante sua trajetória de vida.

Quer aprimorar seu modo de comunicar-ser?
Invista no Coaching, acesse “O Poder do Autoconhecimento”

Quando uma pessoa não sabe como se expressar bem, ela lida com uma série de fatores negativos como por exemplo, insegurança, por ter medo da reação do outro, mágoa, por acreditar que as outras pessoas a interpretaram de forma errada, conflito, por não concordar com opiniões contrárias, timidez, por achar que não deve expressar suas ideias e sentimentos, entre outras situações.

Ao não conseguir se expressar bem, o indivíduo prefere se manter no anonimato, acreditando que essa é a melhor saída. Grande erro! Saber como se expressar bem, é essencial para organizar suas ideias em uma linha lógica de pensamento, demonstrar conhecimento, expressar pontos de vista e evidenciar sua personalidade.

Além disso, ao não se expressar da maneira correta, a pessoa coloca à prova a sua credibilidade e perde grandes oportunidades, tanto em âmbito pessoal quanto profissional.

E engana-se quem pensa que a arte de se expressar bem não é para todos. Pessoas podem sim já nascer com tal dom, mas caso esse não seja o seu caso, não se desespere. Com treino, dedicação e mudanças de comportamento, você pode aprender como se expressar bem.

Convido você a continuar esta leitura e conhecer 40 dicas para se expressar e se comunicar cada vez melhor em seu dia a dia. Confira!

Dicas de como se expressar bem  

Conheça a seguir, alguns passos para você seguir e aprender a se expressar bem em qualquer ambiente, seja ele pessoal ou profissional:

1 – Naturalidade

O primeiro passo é saber que para se expressar bem, você não precisa copiar a maneira de falar e se expressar de ninguém. Portanto, haja com naturalidade e não crie um personagem. Seja apenas você mesmo.

2 – Humor

É preciso usar o humor adequado à cada situação. A maneira de se expressar em um churrasco com a família é diferente da maneira de se expressar em uma conversa com colegas de trabalho. Por isso, adeque as características a cada audiência para que assim, você consiga se expressar de forma adequada.

3 – Desconhecidos

Muita gente, ao se comunicar e interagir com pessoas desconhecidas, não consegue se expressar bem e, por isso, restringem seu contato apenas a indivíduos do seu convívio. Se esse é o seu caso, pare agora de fazer isso! Abra o seu leque de possibilidades, converse com pessoas na fila do açougue, com o colega de faculdade que você não tem afinidade e por aí vai.

4 – Intensidade

Para se expressar bem, é preciso que você fique atento à intensidade da sua voz. Nesse sentido, verifique o ambiente que você está e adeque o volume da sua voz. Se você está em uma reunião de trabalho por exemplo, e sua audiência pede constantemente para você repetir o que diz, ou se você está em uma mesa de bar e seus amigos pedem para você falar mais baixo, readéque a intensidade da sua voz.

Falar muito baixo pode parecer que você está inseguro e falar muito alto gera incômodos para quem o ouve. É preciso também, adequar a velocidade da sua voz. Falar muito rápido demanda maior atenção do interlocutor e falar muito devagar, pode tornar a conversa entediante.

5 – Língua portuguesa

Expressar-se bem também diz respeito a pronunciar as palavras de forma correta. Portanto, é muito importante que você se concentre na mensagem transmitida, evite erros e diga as palavras, respeitando as regras gramaticais e garantindo assim, que você se expresse bem e de maneira correta.

6 – Linguagem Corporal

Os seres humanos não se expressam apenas com a fala, o corpo também possui papel muito importante na comunicação. É preciso então, dar a devida atenção à sua linguagem corporal, pois o que a sua postura, sua voz, seus gestos e seu olhar dizem são vitais para que você se expresse adequadamente.

7 – Assunto

As chances de você se expressar bem são maiores se você conhece sobre o assunto retratado na conversa. Quando isso ocorre, você se expressa com mais segurança, o que aumenta a sua credibilidade. Vai apresentar uma nova proposta à empresa em que você trabalha? Vai expor sua opinião sobre determinado assunto com um amigo? É importante conhecer o tema em questão para fazer colocações pertinentes e fazer com que as pessoas lhe interpretem adequadamente.

8 – Introdução, desenvolvimento e conclusão

Expressar-se bem tem ligação também com coerência. Isso quer dizer que a sua fala precisa ter começo, através de uma introdução, desenvolvimento do assunto e conclusão, para fazer sentido.

9 – Interlocutor

Mesmo se você estiver conversando com uma pessoa desconhecida, busque, durante o diálogo, informações sobre o indivíduo em questão, isso auxilia na fluidez da conversa, na sua forma de se apresentar, na linguagem utilizada, entre outros aspectos.

10 – Vocabulário

É fundamental que você desenvolva o seu vocabulário, para assim, se expressar de forma clara e objetiva. Veja bem, essa tarefa não diz respeito a falar palavras complexas, mas sim, adequadas ao diálogo e contexto em questão.

11 – Linguagem

Para se expressar bem, é preciso ter consciência de que a linguagem deve ser adequada à audiência. Se você falar de forma muito robusta, com alguém que não possui o mesmo nível de conhecimento que você, ou se você falar de forma muito informal, em uma situação que exige maior domínio, você corre o risco de não se expressar bem, de deixar o outro confuso e ainda afetar negativamente a sua credibilidade.

12 – Intimidade

Da mesma forma, é preciso atenção com o nível de formalidade da conversa, pois mesmo que ela seja descontraída, isso não é sinônimo de intimidade. Nesse sentido, saiba quando fazer piadas, cometer erros linguísticos e de concordância, e realizar brincadeiras.

13 – Ouvir

Expressar-se bem, não quer dizer apenas se comunicar bem. Significa também, ouvir o outro, prestar atenção na sua fala e argumentos, respeitar sua opinião, dar respostas condizentes. Ao fazer isso, você possui embasamento para se expressar e expor o que pensa de forma estruturada.

14 – Distrações

Para se expressar bem, evite distrações como uso do celular e outras atividades. Foque na sua mensagem, tanto verbal quanto corporal. Fazendo isso, além de se expressar melhor, você será capaz de engajar a sua audiência.

15 – Contexto

Adeque o assunto da sua conversa com o contexto da situação, Por exemplo, se você contar sobre a bebedeira do churrasco do final de semana, em uma reunião de trabalho, ou falar sobre demandas do emprego na boate, você corre grandes riscos de não se expressar bem perante ao seu interlocutor.

16 – Vestuário

A forma como você se veste e se arruma diz muito sobre você mesmo. Suas roupas, acessórios, sapatos, se você usa ou não maquiagem; tudo isso de alguma forma expressa valores, mostra sua personalidade e como você leva a vida. Dessa forma, o ideal é que você consiga aproximar o seu estilo à sua identidade.

17 – Autoconhecimento

Conhecer-se é fundamental para conseguir se expressar perante as situações pessoais e profissionais que surgem no dia-a-dia. Saber quais são seus pontos fortes e fracos, descobrir o que pode ser usado mais vezes, o que pode ser melhorado, entre outros fatores, é uma excelente forma de autoconhecimento. Assim, com o tempo, você consegue criar sua marca pessoal, passando ainda mais segurança e credibilidade às pessoas.

18 – Internet

Através da internet você também se comunica com as pessoas, por isso, atente-se à forma como você fala com cada indivíduo que se relacionar com você. Preste mais atenção na maneira como você escreve, evite abreviações e gírias. Entenda sobre sua gramática e sempre que for necessário, consulte o dicionário, isso pode pontuar positivamente em seu ambiente de trabalho, o que também pode influenciar no seu meio pessoal.

19 – Capacitação

Investir em capacitação é, com certeza, um fator que influenciará positivamente à sua vida profissional, dessa forma, busque diferentes formas de se manter capacitado para o mercado de trabalho. Hoje em dia existem inúmeros livros, cursos e filmes que podem te auxiliar a desenvolver novas habilidades e até mesmo potencializar aquelas que estão adormecidas dentro de você.

20 – Leitura

Mais acima falei sobre a necessidade de ampliar o vocabulário, no intuito de se expressar cada vez melhor, tanto através da fala, quanto da escrita. Você deve estar se perguntando como fazer isso, não é mesmo?! Através da leitura!

Por meio do hábito da leitura, você obtém novos conhecimentos, que podem ser facilmente empregados em seu dia a dia. Com isso, você estruturar melhor o que vai dizer e se expressa com muito mais assertividade.

21 – Treinamento

Se você é daqueles que sentem-se inseguros, seja conversando com uma pessoa, ou falando para um plateia inteira, o que você pode fazer para, aos outros, vencer esta barreira, é treinar.

Isso mesmo! Sempre que puder, converse com você mesmo em frente ao espelho e preste atenção no que você diz, no tom de sua voz, em suas expressões, gestos, entre outros pontos, que você pode observar e se necessário melhorar.

22 – Sentimentos

Muitas pessoas evitam falar de seus sentimentos, pelo medo de serem julgadas e mal interpretadas. Porém, quando não falamos de nossas emoções, acabamos não as compreendendo e também deixamos de melhorar nossas formas de nos expressarmos.

Sendo assim, sempre que tiver oportunidade, converse com as pessoas próximas a você sobre como você se sente. Assim, com o passar do tempo, você observará que estará se expressando cada vez melhor, não só sobre sentimentos, mas também sobre quaisquer outros assuntos.

23 – Sinceridade

A sinceridade é sempre a melhor saída na hora de se comunicar. Não falo daquela sinceridade que surge em momentos inoportunos, que fere e magoa as pessoas, emitindo opiniões desnecessárias. Falo de ser o que se sente, de compartilhar os conhecimentos que se tem, de contar histórias reais e verdadeiras, sem deixar espaço para invenções ou criações da mente.

Quando optamos por ser sinceros, somos também autênticos e acabamos nos expressando cada vez melhor com isso.

24 – Feedback

Para melhorar a sua forma de se comunicar e também de se expressar, algo que pode ser verdadeiramente positivo neste processo é pedir feedback das pessoas com as quais você mais tem contato.

Converse com seus amigos e também com os colegas de trabalho mais próximo e ouça o que eles têm a lhe dizer sobre os pontos que eles acreditam serem positivos, e que você pode potencializar, e aqueles em que você pode melhorar. Assim, as suas chances de ter uma alta performance, se expressando bem e fazendo as pessoas ao seu redor interpretarem exatamente aquilo que você quer dizer, aumentam de forma considerável.

Quer aprimorar seu modo de comunicar-ser?
Invista no Coaching, acesse “O Poder do Autoconhecimento”

25 – Coaching

Você já ouviu falar em Coaching? Esse pode ser um meio de capacitação bastante interessante para você que precisa desenvolver novas habilidades, conhecer seus pontos fortes e de melhoria, além de ser uma excelente forma de você desenvolver autocontrole.

Através de uma formação como o Professional & Self Coaching – PSC você tem acesso a conhecimentos, técnicas e ferramentas, que vão lhe instruir-se e capacitar para apresentar projetos com maior segurança, ter e passar credibilidade ao fazer seu marketing pessoal, utilizar técnicas que proporcionam maior entendimento de sua mensagem, desenvolver postura positiva em suas apresentações, demonstrar autoconfiança, entre outros pontos essenciais para que você passe a se expressar cada vez melhor, seja no ambiente pessoal ou no profissional.

Por meio do Coaching é possível realizar seus sonhos, trabalhar com mais propósito, melhorar o seu desempenho e o da sua equipe, além de potencializar sua carreira e adquirir mais conhecimentos, fundamentais para que você alcance a alta performance, efetivamente e na prática.

 

Permita-se conhecer o poder de transformação do processo de Coaching e invista nesta maravilhosa metodologia de desenvolvimento humano, profissional e empresarial.

Todas essas dicas são capazes de te auxiliar a se expressar uma forma mais saudável, seja em uma situação pessoal ou profissional. Aproveite cada uma delas e coloque-as em prática agora mesmo.

Gostou das minhas dicas? O que você faz para se expressar melhor e que não está nesta lista? Deixe o seu comentário, falando do que achou e lembre-se de compartilhar este conteúdo em suas redes sociais, para que seus amigos aprendam também técnicas para se expressarem cada vez melhor, pessoal e profissionalmente.

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.

Copyright: 614362829  – https://www.shutterstock.com/pt/g/sokolovroman

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010