Criatividade Corporativa: Como desenvolvê-la

De onde vem a criatividade? Todos nós nascemos com algum potencial criativo e as boas ideias podem surgir tanto da cabeça de uma só pessoa como de um grupo. Trazendo para o ambiente corporativo quando há uma relação de cocriação e os trabalhos são realizados em equipe, as chances de a criatividade aflorar são ainda maiores.

Todos nós podemos nos tornar pensadores criativos. As atitudes das pessoas a nossa volta influenciam muito na capacidade de criar. Quem quer se destacar no ambiente de trabalho não basta apenas praticar a geração de ideias, é importante também ser criativo na hora de apresentá-las e saber transpô-las do campo da imaginação para torná-las concretas e realizáveis.

As organizações prezam por profissionais criativos, pois eles sabem lidar com as mudanças, reduzem custos, geram melhorias, solucionam problemas e são mais preparados para lidar com pessoas e situações difíceis.

Desenvolver algumas técnicas para conseguir despertar a sua criatividade é essencial. Todos nós somos capazes, só precisamos quebrar barreiras para desbloquear a mente. A autoconfiança, energia e o bom humor podem ajudar muito na capacidade de criar.

Confira algumas técnicas para desenvolver sua criatividade:

– Não se apegue à primeira ideia. Procure ter no mínimo três soluções diferentes para cada situação.

– Aceite as ideias alheias. Procure aceitar novos pensamentos, mesmo que seja preciso modificá-los.

– Se tiver alguma dificuldade de criar, dê uma pausa, respire e relaxe um pouco.

– Não censure as ideias por mais bobas ou absurdas que pareçam. Selecione tudo e ordene os pensamentos, deixando fluir o processo criativo.

– Assista a um filme ou conecte-se com algo que te faça rir. Pesquisas mostram que o bom humor tem influência positiva na criatividade.

– Fuja de ambientes ruins. Procure um lugar tranquilo e saia da rotina.

– Anote suas ideias em um caderninho para não esquecer, você pode precisar delas em outros momentos.

– Faça exercícios. A atividade física ajuda na produtividade e na criatividade, pois trazem ganhos para o cérebro.

– Coma um chocolate ou tome uma xícara de café. Estes alimentos são estimulantes e energizantes e podem ajudar em seu processo criativo.

Ao utilizar essas técnicas você estará exercitando e melhorando sua criatividade dia após dia. E com certeza, isso é fundamental para seu desenvolvimento profissional. Fique atento e boa sorte!

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.
Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010