O que deve conter em um manual de conduta profissional?

Manual de conduta

A criação de um manual de conduta favorece a empresa em vários aspectos.

O manual de conduta profissional é um documento que, muitas vezes, passa batido por boa parte os funcionários de uma empresa. Por vezes, talvez pelas longas jornadas de trabalho, ou pelo longo tempo de casa, alguns colaboradores acabam confundindo ou se esquecendo de algumas atitudes que são fundamentais para quem no ambiente profissional. Nesse sentido – e também para trazer conhecimento aos novatos – o manual de conduta é essencial e precisa ser desenvolvido por qualquer empresa.

A criação de um manual de conduta profissional pode favorecer as organizações em muitos aspectos. Isso porque o documento registra e faz valer, de maneira transparente, os valores éticos e morais da empresa. O manual de conduta visa também confirmar os processos de trabalho, padroniza os comportamentos e faz valer a ética profissional no dia a dia, algo tão importante e valioso nos dias atuais. Com ele, alguns pequenos deslizes e situações desagradáveis podem ser evitadas, eliminando os riscos de exposição da empresa em algum caso constrangedor que possa manchar a imagem da corporação.

[php_everywhere instance=”2″]

Por meio da restrição de alguns comportamentos indesejáveis, do enaltecimento dos valores esperados dos colaboradores e do estabelecimento do conjunto de práticas para o melhor desempenho das equipes, o código de conduta ética e profissional visa prover um melhor clima organizacional nas empresas, disseminar seus valores éticos e alcançar os melhores resultados.

Além disso, o manual de conduta tem outros benefícios, como:

  •         Promove a melhoria da imagem da empresa como um todo, uma vez que demonstra a preocupação com o bom ambiente de trabalho, além de se colocar de maneira correta perante colaboradores, parceiros e os consumidores;
  •         Permite que a empresa ou departamento responsável se previna dos maus funcionários. Ao acompanhar mais de perto os colaboradores tendo um manual de conduta em mãos, a organização saberá identificar desvios de conduta e outros comportamentos inadequados;
  •         Traz segurança institucional para os colaboradores, pois poderão atuar conforme as regras e terem a certeza que estão no caminho certo para crescer dentro da corporação.

Aspectos a serem abordados

Para conceber o manual da empresa, os gestores devem se reunir e promover um debate sobre as atividades da organização e o comportamento ideal dos colaboradores. Consultar o manual de outra empresa pode ser muito proveitoso para o processo, evitando que algum aspecto seja esquecido. Existem ainda algumas consultorias que podem ajudar quem ainda está perdido sobre como começar ou o que colocar em um manual de conduta.

Um dos grandes trunfos dos manuais recentes é a colaboração. Com a mudança dos perfis empresariais, da forma como estão as relações e a atuação nas empresas modernas, é essencial fazer com que todos estejam envolvidos na criação desse documento importante. Para tanto, vale a pena convidar alguns profissionais de diversos departamentos para dar conselhos do que pode ser inserido nas páginas do manual.

Confira os temas que não podem ficar de fora de um manual de conduta profissional:

– Como é feita a comunicação dentro da organização;

– Responsabilidade com o meio ambiente;

– Gestão responsável das atividades;

– Assiduidade;

– Relacionamento com stakeholders;

– Comportamentos a serem evitados;

– Uso das informações privilegiadas e do conhecimento corporativo;

– Trajes adequados ao ambiente de trabalho.

Esse instrumento é muito eficiente no que diz respeito a trazer os valores e princípios que regem o ambiente organizacional, consolidando-os. É, também, muito importante para os gestores, que podem se basear no documento para exigir os comportamentos esperados e eliminar os indesejados.

Além do conteúdo essencial que citamos acima, os gestores podem inserir quaisquer pontos que julguem importante e que têm relação com o seu negócio. Além dessas informações, um bom manual de conduta precisa ter algumas características interessantes, como:

  •         Linguagem simples e direta, adequada para a compreensão de todos na empresa;
  •         Ser claro nas mensagens e nos alertas em caso de alguma infração do código;
  •         Apresentar exemplos e outras situações que possam facilitar o entendimento de todos;
  •         Listar todas as punições que os colaboradores estão passíveis de enfrentar.

Depois de tudo pronto, lembre-se da revisão de todo conteúdo. Cheque as informações, os pontos, punições, tópicos e não se esqueça de uma análise ortográfica. Essa última olhada é fundamental antes de, finalmente, concluir e emitir o manual de conduta profissional da empresa.

Como divulgar um manual de conduta?

Além de trabalhar o manual de conduta com atenção, desenvolvendo uma boa redação e trazendo itens importantes, um dos pontos fortes para que ele cause um impacto positivo na companhia é sua divulgação. Caso uma empresa esteja lançando o seu manual de conduta, vale a pena reservar algumas horas para fazer uma breve apresentação do manual, chamando a atenção para os principais pontos do documento.

O departamento de Recursos Humanos deve estar envolvido durante todo o processo, especialmente no momento da divulgação – uma vez que ele será o responsável por avaliar e aplicar o código no dia a dia da empresa, além de detalhar o documento para os novos funcionários que estão chegando.

Através do Coaching você irá repaginar sua história!
Evolua continuamente com ajuda do meu ebook “Tudo Sobre Coaching”!

Outra boa possibilidade de divulgação é utilizar a Internet. Atualmente, diversas grandes empresas colocam os seus manuais de conduta à disposição de colaboradores, familiares e usuários comuns da rede em seus sites oficiais. Essa é uma boa forma de trazer transparência e mostrar que a organização também está atenta aos comportamentos dos profissionais.

E você, já conhece algum manual de conduta profissional? Já viu o documento de sua empresa e segue atentamente suas recomendações? Comente sua experiência com outros leitores nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar esse conteúdo com seus amigos nas redes sociais!

[php_everywhere instance=”1″]

Copyright: 576492685 – https://www.shutterstock.com/pt/g/bakhtiar%20zein

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010