A Importância da Autoavaliação Profissional

Avatar

Por IBC

22/08/12

Conquiste mais! Seja Coach!

Uma autoavaliação é sempre importante, seja qual for a área em que for aplicada. Conhecer a si mesmo e ver quais são os seus erros e acertos, aquilo que você faz melhor e aquilo que você tem dificuldades, poderá lhe dar uma visão ampliada a respeito das coisas.

Além de ser um trabalho motivador, a autoavaliação é resultado de um autoconhecimento obtido com sucesso, se munindo de um escudo contra a desmotivação que poderá vir se esta avaliação apresentar resultados insatisfatórios. Já o contrário, só fará com que você trabalhe mais e mais para conseguir chegar ao lugar desejado e superar os erros cometidos no passado.

O porquê de fazê-lo

Quando o assunto é autoavaliação profissional, se trata de algo bem importante e que ajudará o indivíduo a entender a sua carreira, o porquê de estar dando certo, o porquê de estar dando errado, o porquê de estar estagnada, enfim, é uma ferramenta extremamente útil para entender toda a caminhada até o ponto atual.

Algo coerente nesta avaliação é ser sincero, pois mentir não levará a lugar nenhum quando se trata de sua vida, cedo ou tarde a mentira não conseguirá mais se sustentar. E outra, o teste é realizado com o intuito de melhorar o profissional e fazer com que ele realize mudanças nos seus hábitos de trabalho.

É por esse motivo que o grupo de RH da empresa dá essa oportunidade de autoavaliação, deixando depois que os superiores façam a sua própria análise do desempenho de seus funcionários, outro motivo que desqualifica a falta de sinceridade no teste.

O profissional não será demitido se apresentar uma avaliação com resultados fracos, mas será condicionado a procurar saber o porquê desses resultados e então mudar o que está errado, para que o mesmo cresça profissionalmente e a empresa se beneficie com isso.

Não é algo para se temer, é para ficar grato. Grato de poder trabalhar em um lugar onde os superiores se importam não apenas com o desempenho dos colaboradores, mas com a motivação, problemas e dificuldades que os assolam.

Ser coerente com a realidade

Neste tópico, não me refiro à falta de sinceridade, mas sim aos exageros cometidos pela nossa falta percepção de nós mesmos. Esse é um dos grandes problemas que atinge os profissionais, ora deixando-os superconfiantes e vaidosos, ora deixando-os com um sentimento de incapacidade.

É preciso se livrar de qualquer imagem sobre si mesmo e focar-se no seu desempenho, não mais que isso. Depois que você ver o quanto foi produzido, então tentará achar a causa de tal resultado.

Derrubando o muro

É quase impossível ser imparcial, mas é necessário. Isto acontece porque nós carregamos aqueles comentários feitos por alguém numa época longínqua, alguém que nem o conhecia direito, mas que de uma forma o afetou. Acontece porque carregamos dentro de nós experiências mal sucedidas e frustrações, acontecimentos que são difíceis de esquecer e que nos faz construir um muro psicológico que só nos deixa presos e impedidos de ver a realidade.

Devemos derrubar esse muro para finalmente vermos a vida sob outra perspectiva e livres de quaisquer interferências que as pessoas e os fatos passados pudessem nos atrapalhar. Nós precisamos derrubar esse muro.

Só assim poderemos ver os nossos acertos e identificar os nossos erros, sem nos abater com isto.

Compartilhe esse post

Avatar

Por IBC

Conquiste mais, seja um coach!

  • Novas Possibilidades na Carreira

    Novas Possibilidades na Carreira

  • Mais Qualidade na Vida

    Mais Qualidade na Vida

  • Resultados Extraordinários

    Resultados Extraordinários

permita-se ir além! Chegou o momento de uma nova etapa da sua história