A importância do otimismo

Otimismo

Torne-se uma pessoa mais otimista. Veja as dicas.

 

As pessoas otimistas são aquelas que sempre enxergam o lado bom das situações até mesmo em momentos desfavoráveis. Os adeptos ao otimismo conseguem aprender com os erros já que não se sentem derrotados por eles. Mantendo o foco no positivo, eles sempre enxergam a situação de uma forma amplificada. Por esse motivo, são tão admirados e sempre procurados por amigos e colegas de trabalho, quando estes precisam de uma palavra de motivação.

5 conselhos para se tornar otimista

O otimismo, de acordo com o dicionário Michaelis, é a disposição, natural ou adquirida, para ver os acontecimentos pelo lado bom e esperar sempre uma solução favorável das situações mais difíceis.

Se você não nasceu com esse sentimento encorajador, não se preocupe, pois todos nós podemos adquirir novas características diariamente. Para lhe ajudar nessa tarefa, confira 5 dicas que lhe ajudam a treinar o pensamento para que sua mente sempre esteja focada naquilo que é positivo. Veja:

  1. Foco na solução: quando uma adversidade surge, a tendência da maior parte das pessoas é focar no problema e não pensar na solução. Quando esse tipo de situação ocorrer, pergunte a si mesmo: o que posso fazer para resolver? Essa pergunta irá ajudar a ter atitude e diminuir o tamanho do problema com criatividade e calma.
  2. Cuide do seu corpo: um corpo saudável gera uma mente saudável, portanto, é mais fácil ser otimista quando se está em dia com o bem-estar. A prática de atividades físicas, exercícios de calma, meditação, dedicar tempo para o descanso e o entretenimento são algumas das ações que contribuem na superação de obstáculos do dia a dia.
  3. Comunicação positiva: as palavras podem ter grande influência na sua vida. Evite expressões que sejam negativas e use palavras que estejam alinhadas às suas atitudes e pensamentos positivos.
  4. Seja resiliente: todos podem passar por grandes problemas ou imprevistos na busca pelos seus objetivos. Como os otimistas sempre acreditam que podem alcançar suas metas, eles se levantam e continuam em frente!
  5. Faça coaching: o método tem o poder de transformar a vida de uma pessoa de forma positiva em curto, médio e longo prazo. As mudanças são tão profundas que podem ser consideradas como empoderadoras.

A formação em Psicologia Positiva

O curso de Psicologia Positiva feito pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) é um poderoso modo de enxergar a vida com outra visão e se tornar o protagonista da própria história com essa nova habilidade.

O moderno estudo ajudou a moldar o conteúdo da formação do IBC. Os ensinamentos são baseados em uma área de estudo chamada justamente de psicologia positiva. Esta foi criada pelo professor americano Martin Seligman (nascido em 1942). Há anos, o estudioso faz pesquisas a respeito dos fatores internos e externos que contribuem para a formação da felicidade verdadeira. Ou seja: o que, afinal, está em jogo para que se forme a alegria real.

De acordo com ele, para alcançar a felicidade verdadeira, o ser humano precisa de emoções positivas, engajamento, fluidez, relacionamentos construtivos, propósitos e realizações. Então, o curso do IBC ensina a encontrar esses pontos em nós mesmos? Mais do que isso! Continue lendo para entender a importância dos ensinamentos.

Durante a formação, o coachee (aprendiz) irá obter conhecimentos a respeito da história da psicologia positiva e como aplicá-la no dia a dia; quais são os 5 elementos do bem-estar; como buscar pela felicidade autêntica; quais são os benefícios da alegria real na carreira, saúde, relacionamentos e sonhos; quais são os sentimentos positivos; como praticar intervenções positivas; qual é o ponto da virada para o desenvolvimento da felicidade; o que é a experiência do fluxo (flow); quais são os fatores determinantes da motivação intrínseca; o que é mindfulness; quais são as 24 forças pessoais e as 6 virtudes do caráter; quais são os 3 graus de influência nas redes sociais; o que é a terapia do abraço; e muito mais. Viu como é muito mais do que você imaginava?

Além disso, a formação permite o desenvolvimento de algumas características essenciais de profissionais que buscam por grandes resultados em empresas, tais como a gestão de forças X gestão de gaps (falhas); o que é e como aplicar a psicologia positiva organizacional; como aplicar o feedback positivo e construtivo; o que é a liderança baseada em forças; o que é a empatia e os neurônios-espelho; o que é e como exercer a resiliência; como promover relacionamentos positivos no trabalho; o poder da gentileza e do altruísmo no cotidiano; como relacionar a felicidade às conexões sociais; quais são os elementos da comunicação positiva e como praticá-los; entre tantos outros pontos interessantíssimos.

Entre os diversos benefícios da formação, é possível citar o aprimoramento do conhecimento em psicologia positiva; a criação de novas perspectivas; o exercício do autoconhecimento e do autodesenvolvimento; o despertar pleno do potencial e capacidade individual; a identificação e a prática das verdadeiras motivações; a transformação de sonhos em estratégias factíveis; a compreensão dos efeitos da positividade nos comportamentos do dia a dia; a descoberta e a prática dos hábitos energizadores; o entendimento do que são os eventos psicológicos; a reavaliação dos antigos objetivos de vida; e muitas outras vantagens incríveis.

Esse tipo de resultado é essencial para mudar de forma profunda e positiva a vida de um ser humano em âmbito pessoal e profissional. E tudo isso pode acontecer em curto, médio e longo prazo. Essa formação é certeza de sucesso, não é mesmo?

Os resultados na prática

Então, é só fazer o coaching de Psicologia Positiva que minha vida vai mudar complemente e serei uma pessoa melhor no trabalho e em casa? Sim e não. De nada adianta investir no método caso você não esteja completamente mergulhado na ideia de transformação positiva. Ou seja: é essencial que você se dedique na sua educação contínua e realmente esteja apto para ter a sua vida pessoal e profissional alterada.

Antes de simplesmente começar o coaching, avalie este e outros cursos que existem no Instituto Brasileiro de Coaching. Pesquise para entender qual é aquele que se encaixa melhor com o seu momento pessoal e de carreira. Se tiver dúvidas é só conversar com um dos consultores.

Após pesquisar, entenda o que você precisa. Pergunte a si mesmo quais são suas necessidades e quais são seus sonhos. Somente após estudar e fazer essa reflexão, você será capaz de escolher a formação ideal de coaching. E, somente com a mente aberta, terá a habilidade absorver tudo que aprender. A vontade de mudar deve estar atrelada ao esforço e a dedicação para que a transformação chegue.

Se deixar que o novo conhecimento aja, você verá como as novidades podem ter um efeito maravilhoso na vida de alguém. Além de adquirir novas características positivas, você irá descobrir outras que já existiam, mas que precisam de estímulo. Mais do que isso: suas virtudes ganharão mais destaque! E sabe aqueles “pontos negativos”? Eles poderão ser desenvolvidos para que se tornem menos sabotadores ou para que sejam até eliminados! Você aprenderá a lidar bem com tudo aquilo que forma você!

Coloque sua mente e corpo em prol dos seus objetivos e siga em frente. Com certeza, o coaching será o impulso que você precisa para ser o protagonista da sua própria história.

Gostou do artigo? Compartilhe com os seus amigos nas suas redes sociais!

Copyright: 287996723 – https://www.shutterstock.com/pt/g/bevangoldswain

 

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.
Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010