Pessoas que gostam de ficar sozinhas: entendendo esse comportamento

pessoas solitárias

Algumas pessoas gostam de passar a maioria dos seus momentos a sós.

Ir ao cinema, viajar, sair para comer em um lugar especial. Você consegue se imaginar em uma destas atividades sozinho, sem a companhia de alguém? Para muitas pessoas, estar sozinhas é algo bastante agradável. Para outras, é, na verdade, um incômodo, que se torna muitas vezes temido. 

O fato é que, por mais que muitos não compreendam, existem inúmeras pessoas ao redor do mundo que gostam de ficar sozinhas, de curtir suas próprias companhias, realizando atividades que lhes deixam satisfeitas, e isso, não necessariamente é um problema, pelo contrário, é algo que deve ser incentivado, uma vez que para nos sentirmos bem ao lado de outros indivíduos, precisamos, primeiramente, gostar de estar com a gente mesmo. 

Mas é importante esclarecer, querida pessoa, que solidão e individualidade são coisas bem diferentes e não podem ser confundidas. 

Se você ainda não sabe sobre as vantagens de curtir a própria companhia, te convido a ler este artigo e compreender que não há nada de estranho ou incomum neste comportamento. Vamos lá?

Características das pessoas que gostam de ficar sozinhas

Para que você tenha a oportunidade de entender melhor o comportamento das pessoas que gostam de ficar sozinhas, vou compartilhar algumas de suas principais características, que vão ajudá-lo a compreender porque elas preferem curtir a própria companhia em alguns momentos, ao invés de estarem rodeadas de indivíduos que conhecem pouco. 

São autoconscientes

Ser alguém autoconsciente é ser uma pessoa que tem o seu autoconhecimento muito bem desenvolvido. O que quero dizer, é que uma pessoa com esta característica tende a se entender melhor, a conhecer sua própria personalidade, a ter consciência sobre suas emoções e sentimentos, bem como às razões que a levam a agir de determinada forma e não de outra. 

Por terem a sua autoconsciência tão bem desenvolvida, estas pessoas sabem em quais momentos devem e precisam ficar se curtindo um pouco e em quais momentos serão uma boa companhia para aquelas que às rodeiam. 

Respeitam a individualidade dos outros

Se tem uma coisa que está em falta no mundo atual e que os indivíduos que gostam de ficar sozinhos têm para dar e vender é respeito. Digo isso, pois como são pessoas que prezam muito pela sua própria individualidade, elas sabem e entendem a importância de respeitar a individualidade do outro, o seu espaço, seu tempo, bem como a sua forma de agir e reagir aos acontecimentos ao seu redor.

As pessoas individualistas, procuram constantemente suspender todo e qualquer tipo de julgamento, pois sabem como é serem julgadas o tempo todo. Sendo assim, elas evitam adotar esta prática em seu dia a dia. 

Prezam pela sua privacidade

Ao contrário do que o mundo ao seu redor incentiva, as pessoas que possuem um comportamento mais individualista prezam bastante pela sua privacidade. Dificilmente você as verá falando sobre suas próprias vidas ou dando detalhes do que acontece em sua intimidade.

Tenha certeza que elas só fazem isso, ou seja, elas só compartilham fatos da sua vida e até mesmo de seu dia a dia com pessoas que confiam bastante e lhes acompanham ao longo de sua jornada.

Têm uma autoestima equilibrada

Tem sinal mais claro de autoestima elevada do que uma pessoa gostar de ficar em sua própria companhia? Acredito verdadeiramente que não. Se você ainda tem dúvidas, quando falamos em autoestima estamos falando da característica que faz um indivíduo gostar dele mesmo, que faz ele se aceitar como ele é, respeitar sua história e a trajetória que construiu até aqui.

Estas, entre muitas outras, sem sombra de dúvida, são características que você vai encontrar na personalidade de uma pessoa que preza pela sua individualidade e seu espaço. 

Não estão em busca de aceitação 

Por terem a autoestima bem desenvolvida e ficarem felizes em suas próprias companhias, este perfil de pessoas, ao contrário das demais, não está permanentemente em busca de aceitação social. Isso acontece, porque elas entendem que não estão aqui para agradar ou fazer o que os outros estão fazendo, apenas para serem aceitas. 

O que elas priorizam é o seu bem-estar de um modo geral, principalmente no que diz respeito ao psicológico e emocional. Sendo assim, além de não buscarem aceitação, elas evitam também dar muita importância para o que falam delas por aí, já que costumam ser verdadeiramente conscientes de si, sabendo que não têm a obrigação de prestar contas a ninguém. 

Aprendem com os erros

Pessoas com estas características e personalidade sabem que não são perfeitas, assim como todo ser humano não é. O que as diferencia é o fato de que elas estão mais propensas a admitir seus erros, se responsabilizar e aprender com eles.   

Isso acontece, porque estes são indivíduos que entendem que possuem falhas e que são passíveis de cometer equívocos no decorrer de suas vidas. Assim, eles sabem que o que podem fazer com relação a isso é melhorar e aprender, para evitar cometer os mesmos erros daqui pra frente.

São independentes por natureza

Como já deu para perceber, se tem uma coisa que as pessoas que gostam de ficar sozinhas são é independente. São indivíduos que aprenÇderam a resolver seus problemas e a conduzir a sua vida por conta própria. Isso quer dizer que elas sabem o exato momento em que conseguem ir adiante, assim como conseguem distinguir as situações em que haverá a necessidade de pedir ajuda, sem que isso pareça dependência emocional. 

Pessoas que gostam de ficar sozinhas são solitárias?  

É comum as pessoas confundirem a solidão com a individualidade, já que o hábito de estar só é visto como algo ruim e nocivo. Tente se lembrar de alguma cena de filme em que a solidão é retratada. Tem uma música lenta, uma pessoa com semblante triste e diversos elementos que nos fazem associar solidão a abandono. Este é só um exemplo para que você reflita sobre o assunto.

Fazer questão de estar sozinho não significa, necessariamente, estar abandonado. Significa que você valoriza e respeita sua individualidade, seu próprio espaço. Todos nós precisamos curtir a nossa própria companhia, estar bem conosco, entender como a nossa essência se manifesta e tem se manifestado. E é por isso que é tão importante entender que nem sempre estar sozinho significa ser solitário.

Quando falamos em solidão, falamos de um estado de isolamento, já que ela faz com que desejemos nos isolar do mundo permanentemente, impedindo, assim, a socialização. E é nesse aspecto que a individualidade é diferente, já que ela é um conjunto de características que diferenciam uma pessoa da outra. 

São características que fazem de uma pessoa um indivíduo único. Pessoas que gostam de ficar sozinhas nada mais são que aquelas que gostam de estar em espaços que elas possam agir com maior autenticidade. Para elas, o fato de estar desacompanhadas em determinadas situações não é algo temido. É algo encarado com naturalidade e até mesmo buscado por elas próprias.

Outra questão que é importante ser mencionada: as pessoas que gostam de ficar sozinhas não são pessoas introvertidas. São pessoas que não abrem mão de ter contato consigo mesmas e que compreendem que são a própria fonte de paz e harmonia. 

O saudoso psicoterapeuta e psiquiatra Flávio Gikovate falou em vários de seus artigos o quão ficar só é importante para as pessoas. Eis um trecho extraído de seu portal:

“Todas as pessoas deveriam ficar sozinhas de vez em quando para estabelecer um diálogo interno e descobrir sua força pessoal. Na solidão, o indivíduo entende que a harmonia e a paz de espírito só podem ser encontradas dentro dele mesmo e não a partir do outro. Ao perceber isso, ele se torna menos crítico e mais compreensivo quanto às diferenças, respeitando a maneira de ser de cada um.”

Estar sozinho não é algo que deva ser temido e sim, aproveitado. A ideia de que seremos completos ao encontrar outra pessoa (ou alma gêmea, como muitos chamam) não deve ser encarada como única alternativa para que se alcance a felicidade e a plenitude em nossa existência. Somos responsáveis pela nossa felicidade. Somos donos de nossas vidas. Assim como não é nosso papel cuidar da existência alheia, não cabe aos outros cuidar da nossa própria vida.

Tem quem acredite que dar valor a própria companhia é sinal de desprezo pelos outros e até mesmo egoísmo. Mas, acredite: não é! Ficar sozinho e curtir mais a si mesmo, é um direito de cada um. E se depois de tudo que falamos até aqui, você percebeu que tem vivido pouco a sua individualidade, seguem algumas dicas para que você comece agora uma nova etapa da sua vida.

O Coaching como aliado da sua individualidade

Para que você possa viver a sua individualidade e ser uma pessoa feliz consigo mesma, saiba que o Coaching pode ser um importante e valioso aliado neste processo. Como? Confira!

1 – Autoconhecimento

As ferramentas e técnicas de Coaching te auxiliarão a conhecer melhor a si mesmo, e isso será de extrema importância para que você perceba quais são as melhores maneiras de aproveitar melhor o tempo com essa pessoa tão querida: você! O que você pretende fazer sozinho? Sair? Ir ao cinema? Descansar por mais tempo? Ir a algum show? Ler um livro? Seja lá quais foram as suas indagações, as respostas serão encontradas através do processo de autoconhecimento.

Esse processo também lhe auxiliará a lidar com outras pessoas também.

2 – Inteligência Emocional

Muitas atitudes e decisões em nossa vida são pautadas por emoções. Emoções estas que nem sempre nós conhecemos e por isso, lidamos com elas de maneiras nada eficientes e seguras. É nesta hora que a Inteligência Emocional se faz importante. 

O desenvolvimento desta habilidade será importante para que você compreenda quais são as suas motivações para curtir um momento com você mesmo. Lembre-se sempre: ficar sozinho não é fuga, é um direito! A Inteligência Emocional te ajudará a entender isso com excelência e segurança. Além disso, você lidará com as suas emoções com racionalidade, evitando assim atitudes impulsivas.

3 – Planejamento de vida

Com base no conhecimento que você tem sobre si mesmo e sobre suas próprias emoções, é hora de planejar suas ações futuras. Existem várias ferramentas de Coaching que te ajudarão a traçar metas, objetivos e estratégias, para que você se realize enquanto pessoa.

Espero que estas dicas contribuam de maneira positiva na tomada de decisões rumo a um novo estilo de viver consigo mesmo. Espero ainda que este conteúdo tenha te mostrado que pessoas que gostam de ficar sozinhas são pessoas felizes e que estão em paz com elas mesmas. Caso você perceba que alguém próximo a você está sozinho, mas em nada se assemelha ao que foi dito aqui, incentive-a a procurar ajuda com psicoterapeutas e demais profissionais capacitados para lidar com a situação.

Agora compartilhe comigo, Ser de Luz, o que você achou deste artigo? Você é ou conhece uma pessoa que gosta de ficar em sua própria companhia? Conte aqui nos comentários o que você gosta de fazer quando está só e se você acredita que este conteúdo poderá ajudar outras pessoas assim como te ajudou, curta e compartilhe em suas redes sociais.

Copyright: https://www.shutterstock.com/

[php_everywhere]

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010