Pontos fortes e habilidade: saiba diferenciá-los e fortalecê-los

Pontos fortes e habilidades: saiba diferenciá-los e fortalecê-los para que você se torne cada vez mais capacitado.

Você já deve ter se questionado ou mesmo respondido esta pergunta em diversas entrevistas de emprego: quais são seus pontos fortes e fracos? Ou até mesmo respondido à outra pergunta: quais são suas habilidades? Porém, você realmente sabe o que são pontos fortes e fracos e o que são habilidades?

Continue a leitura para compreender o que cada uma dessas expressões significam, além de dicas para fortalecer seus pontos fortes e suas habilidades continuamente.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto é FELIZ!
Clique aqui e conheça nosso “Termômetro da Felicidade” !

O que são pontos fortes e habilidades?

É necessário entender que o ponto forte é algo que te motiva e que você tem prazer em fazer. Já o ponto fraco é aquilo que te deixa entediado e desmotivado. Porém, os dois são habilidades, a diferença está no nível de desenvolvimento de cada um.

Habilidade, segundo o dicionário, é a capacidade, inteligência, aptidão e destreza. Portanto, você pode se tornar apto em algo a partir do momento em que identificar seus pontos fortes. A Geração Y, conhecida também como a geração da internet, sabe muito bem como desenvolver as habilidades e salientar os pontos fortes. Essa geração se empenha em alcançar lugares altos com um propósito: trabalhar com o que ama.

Sendo assim, para fortalecer suas habilidades e pontos fortes é importante ter autoconhecimento, proatividade e criatividade. Os três itens a seguir, se bem aplicados, podem te fazer estar além da média:

Autoconhecimento: é necessário para que você saiba por onde começar. Descobrir o que você gosta e não gosta de fazer, o que te dá prazer e aquilo que não te deixa tão realizado é fundamental para trilhar um caminho de desenvolvimento.

Proatividade: é um ponto chave para as questões profissionais. Ser proativo não é ser impulsivo ou invasivo, e sim saber o momento certo de agir e fazer isso de forma coerente.

Criatividade: está ligada à maneira que o indivíduo percebe o mundo. Ser criativo é enxergar além daquilo que se vê, pensar diferente e perceber que existem outros pontos de vista além do seu.

Sendo assim, desenvolver suas habilidades e pontos fortes depende exclusivamente da sua atitude em relação à sua satisfação, objetivos e desejos. Use suas habilidades a seu favor e transforme-as em pontos fortes!

[php_everywhere instance=”2″]

10 Dicas para desenvolver habilidades e transformá-las em pontos fortes

Agora que já sabe como diferenciar pontos fortes e habilidades, chegou o momento de conferir dicas que irão te ajudar a fortalecê-los. Siga a leitura e comece a se planejar para trilhar um caminho de desenvolvimento e superação.

1 – Seja uma pessoa interessada e curiosa

Em primeiro lugar, se a intenção é desenvolver habilidades, é fundamental que procure ser uma pessoa interessada e curiosa. Se for do tipo que não se interessa por nada diferente daquilo que já sabe, seu processo de desenvolvimento ficará prejudicado. Então, exercite isso em você, vá além das informações que tem, faça pesquisas, pergunte, queira sempre saber mais.

2 – Pegue dicas com colegas de trabalho

Por mais que grande parte das empresas sejam divididas por setores, é natural que cada colaborador tenha sua expertise. Dessa maneira, comece a se interessar pelas funções dos seus colegas, peça dicas e aprenda com eles. Para seguir essa dica é importante apenas ter certo cuidado para evitar parecer que deseja tomar o lugar de alguém, deixe sempre claro que o intuito é aprender coisas novas.

3 – Participe de treinamentos e workshops

Mesmo que tenha uma ótima formação na sua área, sempre existe algo novo a ser aprendido e desenvolvido. Por isso, esteja atento quanto a treinamentos e workshops que possam agregar à sua carreira. Hoje, muitos desses eventos acontecem online, o que facilita a participação, já que você poderá assistir sem ter que sair de casa e no seu tempo livre.

4 – Adquira o hábito da leitura

Se você já tem o hábito de ler, ótimo, siga em frente, se não tem, comece. Existem pessoas que dizem 0que não gostam de ler porque não deram uma chance verdadeira para essa atividade. Evite começar com obras complexas, vá primeiro nos seus pontos de interesse, então, pouco a pouco, irá tomar gosto pela leitura e transformá-la em uma aliada do desenvolvimento de habilidades.

5 – Peça feedbacks sobre os pontos que precisa desenvolver

Muitas vezes, pessoas próximas conseguem enxergar pontos em nós que não conseguimos identificar. Sendo assim, é interessante pedir feedbacks para familiares e colegas de trabalho a respeito dos pontos que precisamos desenvolver. Com isso, poderá analisar as informações passadas por eles e definir aquelas que considera mais relevantes para incluir no seu planejamento.

6 – Siga o passo a passo para aprender algo novo

Existem pessoas que evitam começar coisas novas porque se sentem frustradas ao não aprenderem tudo rapidamente. É importante ter a consciência de que ninguém vira um expert em algo do dia para a noite, certas coisas levam tempo. Uma forma de evitar a frustração e se manter motivado é dividir a atividade em etapas para ir vencendo cada uma delas até chegar ao final.

7 – Encontre um mentor

Um mentor é uma pessoa que tem o conhecimento que você deseja desenvolver e que te guia ao longo do processo de desenvolvimento. Essa mentoria pode acontecer entre você e um colega de trabalho, seu chefe, um conhecido ou mesmo um profissional contratado. Certamente será uma experiência muito enriquecedora, pois terá a oportunidade de aprender através das experiências de outra pessoa, podendo evitar cometer os mesmos erros que ela.

8 – Supere suas inseguranças

Para desenvolver novas habilidades é preciso sair da zona de conforto e romper os próprios limites. Nesse sentido, procure observar se carrega consigo

 que possam atrapalhar esse processo. Faça uma lista com elas e vá se questionando para desfazê-las. Acredite, a grande maioria das pessoas carrega medos que não têm fundamento e basta refletir um pouco mais a respeito para constatar isso.

9 – Aprenda com os erros

Mesmo com planejamento, é totalmente natural que cometa erros enquanto estiver desenvolvendo uma nova habilidade. Inclusive, é até esperado que isso aconteça, portanto, não desanime. Sempre que falhar, pare e pense na atitude que levou até aquele resultado. Fazer esse exercício irá te ajudar a evitar cometer os mesmos erros e aprender com cada experiência.

10 – Planeje-se e estabeleça metas

É muito importante estabelecer metas claras em relação às habilidades que deseja desenvolver. Se não fizer isso, serão apenas ideias, desejos que dificilmente irá levar adiante. Desse modo, é fundamental que faça um planejamento, incluindo as habilidades, os meios para desenvolvê-las e os prazos. Através da definição desses detalhes conseguirá alcançar suas metas muito mais rapidamente do que se as deixasse apenas no campo dos pensamentos.

E então, está preparado para começar a se planejar para desenvolver habilidades e transformá-las em pontos fortes? Dê o primeiro passo e, daqui um tempo, se sentirá grato por ter tomado essa atitude.

Aproveite para deixar seu comentário abaixo e compartilhar este conteúdo em suas redes sociais para incentivar mais pessoas a se desenvolverem!

[php_everywhere instance=”1″]

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010