Pontos fortes e habilidade: saiba diferenciá-los e fortalecê-los

Você já deve ter se questionado ou mesmo respondido esta pergunta em diversas entrevistas de emprego: Quais são seus pontos fortes e fracos? Ou até mesmo respondido à outra pergunta: Quais são suas habilidades? Porém, você realmente sabe o que são pontos fortes e fracos? E o que são habilidades?

É necessário entender que o ponto forte é algo que te motiva e que você tem prazer em fazer. Já o ponto fraco é aquilo que te deixa entediado e desmotivado. Porém, os dois são habilidades, uma mais desenvolvida, outra menos desenvolvida.

Habilidade, segundo o dicionário Michaelis, é a “capacidade, inteligência, aptidão e destreza”. Portanto, você pode se tornar apto em algo a partir do momento em que identificar seus pontos fortes.

A Geração Y, conhecida também como a Geração da Internet, sabe muito bem como desenvolver as habilidades e salientar os pontos fortes. Essa geração se empenha em alcançar lugares altos com um propósito: trabalhar com o que ama.

Sendo assim, para fortalecer suas habilidades e pontos fortes é importante ter autoconhecimento, proatividade e criatividade. Estes três itens, se bem aplicados, podem te fazer estar além da média:

O autoconhecimento é necessário para que você saiba por onde começar. O que você gosta de fazer, o que te dá prazer, o que você não gosta de fazer e aquilo que não te deixa tão realizado.

A proatividade é um ponto chave para as questões profissionais. Ser proativo não é ser impulsivo ou invasivo, pois um profissional proativo sabe o momento certo de agir e é coerente.

A criatividade está ligada à maneira que o indivíduo percebe o mundo. Ser criativo é enxergar além daquilo que se vê, pensar diferente e perceber que existem outros pontos de vista além do seu.

Sendo assim, desenvolver suas habilidades e pontos fortes depende exclusivamente da sua atitude em relação a sua satisfação, objetivos e desejos. Use sua habilidade à seu favor e torne-a seu ponto forte!

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.
Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010