As principais qualidades de uma pessoa bem sucedida

Pessoas de Sucesso

Conheça as principais qualidades de pessoas bem-sucedidas

 

No mundo de hoje, onde muitos querem o sucesso, mas nem todos estão verdadeiramente comprometidos em fazer os sacrifícios para alcançá-lo, não é raro vermos muitos indivíduos, erroneamente, ignorando as melhores qualidades de uma pessoa, ou seja, aqueles atributos que as levaram a conquistar legitimamente os seus objetivos e resultados extraordinários.

Este é um erro que deve ser evitado veementemente, pois muitas pessoas bem-sucedidas têm muitos a nos inspirar por meio de suas lutas e histórias de vida e também de suas ideias, talentos e habilidades pessoais e profissionais.

Um ponto importante a entender é que uma pessoa de sucesso não nasce do nada ou totalmente pronta para brilhar. Para conquistar seus êxitos é preciso plantar e semear avidamente seus sonhos e ideias, cultivá-las e esperar o tempo da colheita. Todavia, como tudo na vida, esta semeadura nem sempre gera os frutos que se deseja, pois a vida é um livro aberto, cheio de capítulos novos e surpreendentes e, como tal, as coisas nem sempre acontecem como e quando nós queremos.

A diferença entre uma pessoa bem-sucedida e uma que não tem sucesso é justamente essa capacidade de se reinventar, fazer do limão uma gostosa limonada e seguir em frente mesmo quando as coisas não dão certo. Considero a resiliência uma das melhores qualidades de um ser humano, pois quando tudo está desabando ou todos estão desistindo; é o que faz com que aquele indivíduo continue a acreditar que é possível superar seus obstáculos, construir suas realizações e vencer na vida.

Mas o que é Sucesso?

A palavra sucesso vem do latim, do termo “sucessus” e de forma geral é o vocábulo que usamos para classificar ações e pessoas bem-sucedidas na carreira ou vida pessoal. Contudo, embora haja algumas convergências nas definições gerais de quando alguém é ou não afortunado, sendo que nos dias atuais a maioria delas está relacionada a dinheiro e fama, não podemos negar que, como cada ser humano é único e possui seus próprios anseios, valores e crenças, a definição de sucesso acaba sendo única e individual também.

O que isto quer dizer? Bem, em resumo que aquilo que é sucesso para mim ou para outras pessoas, pode não ser sucesso para você e vice-versa. Para que entenda melhor como isso se dá, é importante compreender as diferentes formas de enxergar o mundo que cada um tem de acordo com sua história, seus propósitos e objetivos de vida.

Enquanto que para um empresário que busca expandir seu negócio, sucesso pode ser, por exemplo, conquistar 10 milhões em vendas, no mês, em sua empresa; para outra pessoa, pode ser ter o que comer todos os dias ou estar ao lado de sua família. Para outros, sucesso pode ser ainda conquistar o emprego dos sonhos naquela famosa multinacional ou emagrecer 50 kg por meio de reeducação alimentar e exercícios e conquistar maior saúde e qualidade de vida através de suas mudanças e de seus esforços pessoais.

Abrir o seu próprio negócio; conseguir formar-se na universidade; ter uma saúde de ferro; comprar seu carro importado; fazer profissionalmente todos os dias o que gosta; ter dinheiro todo mês na conta; ser famoso e prestigiado em sua profissão; ter 20 milhões de seguidores na internet ou ainda ter a oportunidade de viajar pelo mundo, com tudo pago e sem data para voltar: são também exemplos de ideias que remontam a ideia de triunfo.  

O mais interessante é que conforme nossas experiências, sonhos, valores, influências externas e internas e visões de vida, cada um de nós formula sua própria ideia do que é ou não sucesso. Exatamente com base nisso e, com a intenção de alcançar nossas realizações, é que acabamos orientando a nossa motivação, nossas forças, conhecimentos e o nosso foco na direção de conquistar aquilo que almejamos em termos profissionais e pessoais.  

E para você, o que é ser bem-sucedido? Convido você a refletir sobre isso e a compartilhar sua opinião ao final deste artigo. Estou curioso para saber!

Melhores Qualidades de Uma Pessoa de Sucesso

Mesmo que cada um tenha sua própria definição do que é ter sucesso, existem algumas competências, talentos e habilidades que acabam apontando quais são as melhores qualidades de uma pessoa no que tange à construção e conquista dos seus méritos na carreira e na vida. Estes atributos são seus diferenciais, ou seja, aquilo que os torna diferentes em relação aos demais e que faz ampliar poderosamente suas possibilidades de transformar ideias e sonhos em realidade.

Neste sentido, vamos conhecer algumas das características e particularidades das pessoas bem-sucedidas e entender como elas usam estes predicados para conquistar suas metas e objetivos em todos os aspectos.  Continue lendo e veja quais das melhores qualidades de uma pessoa você já tem bem exploradas e aquelas que ainda precisam desenvolver ou mesmo aprimorar.

Autoconhecimento

O autoconhecimento é a chave de toda evolução humana e, não por acaso é a primeira das qualidades que se destacam numa pessoa bem-sucedida. Se conhecer significa saber quais são seus talentos, diferenciais e habilidades técnicas, emocionais e comportamentais que podem transformar seus sonhos, metas e alvos plenamente em realidade. Também, representa a consciência de saber quais são os “calos”, ou seja, aqueles pontos onde precisa melhorar para evitar a autossabotagem ou mesmo erros que podem ser evitados.

Investir em autoconhecimento é, portanto, um dos pontos-chave do sucesso em qualquer área da vida, pois quem sabe quem é na essência tem muito mais chances de direcionar, com assertividade, o seu potencial na direção dos resultados que deseja alcançar. Conheça-se e ouse ir além!

Resiliência

Como sabemos, a vida é um jogo aberto. Um dia ganhamos, noutro empatamos e até mesmo perdemos algumas partidas. Por isso mesmo, é importante desenvolver a chamada resiliência, uma força poderosa que nos faz levantar depois das quedas e nos fortalecer nos momentos de dificuldade.

Aliás, esta é uma qualidade que deve ser desenvolvida por todos os seres humanos, pois a todo o momento somos colocados à prova, testados e acontecem coisas não tão boas. Ainda assim, temos que buscar ser resilientes e evitar com todas as nossas energias sucumbir a estas provações.

Se olharmos a biografia das pessoas bem-sucedidas, todas elas passaram por momentos difíceis ao longo de sua vida. O que fez toda a diferença para que conquistassem o topo da montanha foi exatamente esta capacidade de superar os problemas, dores e de buscar transformar estas experiências ruins em algo que pudesse fomentar o seu crescimento profissional e pessoal. Por isso, se você deseja aumentar suas chances de vencer na vida, desenvolva e exercite a capacidade de ser resiliente.

Foco

Quem tudo quer, pode acabar ficando sem nada. Por isso, para conquistar qualquer coisa na vida é importante ter foco, ou seja, desenvolver a habilidade de concentrar suas energias e seus esforços numa meta ou objetivo. Pessoas focadas são aquelas que se comprometem verdadeiramente com suas realizações e que dedicam seu tempo, os seus conhecimentos e competências para conquistar o que desejam dentro de um prazo específico. O foco dá constância, alimenta a determinação e faz com que as ações sejam mais bem planejadas e congruentes.

Na prática, isso faz com que a pessoa tenha maiores chances de ser bem-sucedida em suas estratégias pessoais e profissionais e consiga ter êxito em suas empreitadas.

Capacidade de se Reinventar

“O novo já nasce velho”, é o que diz uma canção. Contudo, se pararmos para pensar esta frase tem bastante sentido, pois sempre vemos velhas ideias sendo transformadas em novos conceitos como se fossem novidades. Esta é exatamente a grande sacada das pessoas afortunadas, pois elas são criativas e capazes de se reinventar quando todos acham que não há mais o que inventar.

Esta habilidade é o que faz com que um empresário transforme sua tradicional empresa numa organização moderna, sem perder sua essência, ou que você possa fazer de um problema, considerado por todos como o fim de um sonho, uma oportunidade de recomeço. Também é o que permite a um profissional se reinventar em sua carreira e seguir por novos caminhos.

Inteligência Emocional

O ser humano em sua essência é feito de emoções e sentimentos e estes são os meios pelos quais nos mostramos ao mundo, manifestamos nossas ideias e nos relacionamos com todos à nossa volta. Por isso, quanto mais cedo conseguirmos identificar, entender e gerenciar este turbilhão de sensações, melhores também poderá ser os nossos resultados.

Neste sentido é a chamada Inteligência Emocional que nos permite administrar com assertividade o que sentimos e a forma como manifestamos isso no mundo. Todos os sentimentos podem ser benéficos ou negativos, pois tudo depende da dose de cada coisa. Entender isso é essencial no dia a dia.

Ter esta inteligência no gerenciamento das emoções faz toda a diferença, por exemplo, na tomada de decisões, na qualidade dos relacionamentos interpessoais, na habilidade de lidar com sentimentos conflitantes e sabotadores e, consequentemente, na construção dos resultados.

Persistência

Na vida os obstáculos são muitos e, muitas vezes, são eles que nos separam do sucesso que desejamos ter. Por isso, a persistência faz toda diferença para que uma pessoa não desista dos seus planos por conta de dificuldades internas e externas ou mesmo por conta dos seus erros e fracassos.

O mais interessante é que esta capacidade de manter-se firme anda sempre junto com outra poderosa competência, a resiliência. Assim, enquanto uma nos faz acreditar que é possível ter forças para subir, a persistência é o que nos faz nos erguer pelas cordas e escalar a montanha até o seu topo.

Objetivos e Metas Claras

Se você perguntar a qualquer pessoa bem-sucedida quais são seus planos para os próximos 10 ou 20 anos, certamente ela terá tudo na ponta da língua.  E é exatamente esta clareza de objetivos e metas um dos diferenciais que fazem com que indivíduos assim conquistem seus resultados com sucesso.

Isso porque saber o que se quer é um dos pressupostos do êxito, pois do contrário, qualquer caminho serve. Entretanto, qualquer caminho pode levar a qualquer lugar e nem sempre isso é o que vai nos fazer felizes ou bem-sucedidos como sonhamos. Assim, é essencial ter constância de propósito, saber aonde você quer chegar, como e porque e definir alvos que estejam verdadeiramente alinhados aos seus anseios pessoais e profissionais.

Paixão Pelo que Faz

Amar o que faz, certamente, é uma das melhores qualidades de uma pessoa de sucesso. Quem ama o que faz tem mais chances de ser bem-sucedida porque coloca toda sua paixão e o seu amor em seu trabalho. Você consegue ver um brilho diferente em seus olhos, na forma como fala do seu trabalho e no entendimento daquilo que ela compartilha com o mundo.

Como tal, consegue se conectar com muito mais profundidade às suas tarefas e entregar um alto nível de comprometimento e qualidade naquilo que faz. Nem sempre todos conseguem fazer o que gostam, contudo, quanto mais você conseguir se aproximar de ter prazer ao realizar suas atividades, mais se aproximará de ser bem-sucedido naquilo que faz.

Força Interior e Otimismo

É um poder interior que faz com que a pessoa se mantenha focada e otimista mesmo quando tudo parece dar errado. Esta luz própria é o que faz com que um indivíduo se mantenha firme e forte, não esmoreça frente às dificuldades e continue a acreditar que seus planos ainda vão dar certo.

Este poder é uma mistura de esperança, determinação, , coragem, resiliência, proatividade e muita positividade. E estes, por sua vez, são elementos essenciais para nos fortalecermos enquanto seres humanos, aprendermos com nossos erros, crescer nos momentos de pressão e crise e, especialmente, para não nos desviarmos do caminho que nos levará ao sucesso.

Obstinação e Autoconfiança

“Eu quero, eu posso e eu vou conseguir.” Este poderia ser facilmente o mantra da pessoa bem-sucedida, pois não lhe falta autoconfiança para crer que tudo é possível, e também o sentimento de obstinação que lhe faz acreditar piamente que nasceu para realizar grandes coisas, tornar seus sonhos reais ou para cumprir uma poderosa missão de vida.

Esta autoconfiança é o que faz com que a pessoa acredite em suas capacidades, habilidades, talentos e ideias e seja capaz de sustentar sua personalidade forte. A crença maior de que merece realizar grandes coisas em sua história é o que faz com que siga em frente até realizar aquilo que acredita ser o seu destino, o que é muito inspirador.

Inteligência Social

Ninguém faz nada sozinho, somos seres relacionais que precisam uns dos outros mutuamente. Por isso, a capacidade de se relacionar com as pessoas ao seu redor também é um dos diferenciais daqueles quem tem sucesso. Vemos isso na forma como se posicionam no mundo, em como falam com as pessoas e em como são tratadas por elas.

Por isso, embora possamos ver muitas pessoas bem-sucedidas que notoriamente apresentam grandes dificuldades em se relacionar com os demais, o fato é que aqueles que têm mais traquejo conseguem avançar com muito mais facilidade dentro de seus ciclos sociais e profissionais, do que aqueles que buscam encrenca toda hora e não conseguem criar bons laços.

Isso acontece porque a Inteligência Social faz com que se comuniquem melhor, tenham mais abertura para serem ouvidos, humor e emoções mais equilibradas e ampla capacidade para expor e vender suas ideias de forma primorosa.

Gratidão

Por fim, chegamos a um dos atributos que fazem toda diferença na nossa vida de modo geral, e que é a gratidão. Esta é uma das qualidades de uma pessoa de sucesso que eu mais admiro, pois representa a capacidade de reconhecer todos àqueles que ajudaram em sua jornada, a vencer seus obstáculos pessoais e profissionais e a conquistar seus resultados extraordinários.

Agradecer é mostrar com palavras e ações o reconhecimento ao que foi recebido nos momentos de desafios, legitimar as mãos estendidas quando caímos, responder positivamente às palavras de consolo que ouvimos quando mais precisamos e oferecer ao outro um muito obrigado verdadeiro.   

Como podemos perceber, o sucesso é um caminho que se faz caminhando. Depende de muitos fatores, sendo que um dos principais dele é o autoconhecimento. Na prática, é isso que nos permite entender a nossa missão, conhecer a nossa essência, a razão de ser dos nossos sonhos e colocar foco e energia em superar nossos próprios limites.

Portanto, se você deseja ir além e se tornar uma pessoa bem-sucedida é fundamental cultivar valores e atitudes sempre positivas e construtivas, a exemplo das qualidades que eu citei acima. Também é importante manter-se resiliente e determinado e buscar fazer sempre o seu melhor. No momento certo, todos os seus esforços serão recompensados. Acredite e siga firme e confiante na construção do seu extraordinário!

 

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.

Copyright: 311390639 – https://www.shutterstock.com/pt/g/g-stockstudio

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010