A proatividade no ambiente de trabalho

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Por IBC

18/05/16

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Crédito Imagem: DepositPhotos | everythingposs

Hoje em dia é muito falado sobre proatividade e as vantagens de ter alguém com essa característica no trabalho. Mas, você sabe exatamente do que se trata? Consiste em um comportamento de antecipação, onde a pessoa com essa qualidade toma a iniciativa na empresa, seja na criação de projetos, resolução de problemas ou organização de suas tarefas para que as mesmas sejam feitas antes do prazo final, caso haja algum imprevisto. Ser uma pessoa proativa não é esperar receber ordens, é executar as atividades sem esperar o pedido superior. É buscar novos desafios a procura de solucionar diferentes problemas e conseguir melhores resultados.

Ao contrário do que muitos pensam, esse profissional não quer passar por cima dos colegas, gestores e líderes. Na verdade, ele toma a iniciativa, veste a camisa da empresa e tem coragem para prever e enfrentar novos desafios. No ambiente de trabalho ele está sempre pesquisando, buscando coisas novas, realizando cursos, especializações para agregar ainda mais a sua atuação profissional e aos resultados da empresa. Visa ainda o bom andamento dos processos de trabalho, não só para ele como também para os demais colaboradores.

Pela sua positividade, dedicação e senso de coletividade, esses profissionais conseguem envolver seus colegas, expressando assim mais uma qualidade muito buscada no mercado, que é a capacidade de trabalhar em equipe, pois pessoas que conseguem trabalhar em conjunto sabem como administrar conflitos, constroem confiança um ao outro e também promovem inovações dentro da empresa. Além de todos esses benefícios, as pessoas proativas também conseguem destaque e visibilidade de seus gestores.

Qualidades essenciais de uma pessoa proativa

Embora a proatividade possa se manifestar de diversas formas, existem algumas qualidades que são fundamentais para uma pessoa que se antecipa às demandas e consegue ter um desempenho superior

Conhecimento da cultura organizacional da empresa

Esse é o ponto fundamental, pois entender as normas de conduta, valores e crenças da organização é essencial para que o colaborador consiga tomar decisões sem se distanciar dos objetivos da empresa e sem esperar ordem de superiores.

100% de dedicação à empresa

Buscar evoluir é desenvolver ainda mais a qualidade de ser um profissional proativo. Ficar se preocupando em fazer apenas o que lhe é delegado e ficar na mesmice, é pensamento de pessoas que não querem alcançar o sucesso. Mostrar sua capacidade e vontade de contribuir com a empresa faz muita diferença na sua carreira.

Aperfeiçoamento dos conhecimentos

Se especializar é sempre muito bom. Investir em cursos que podem ajudar ainda mais no desenvolvimento é importantíssimo. Quanto mais qualificado, mais as oportunidades aparecerão e bem mais preparado o profissional se sentirá.

Flexibilidade

Mostre-se sempre aberto às novidades e pronto para colocá-las em prática. Procurar ajuda de colegas também é uma forma de se mostrar flexível, a colaboração de todos é fundamental para o crescimento da empresa.

Como estimular a proatividade no ambiente de trabalho?

O melhor momento para encontrar profissionais com essa qualidade é durante o recrutamento. No entanto, com as armas certas, um líder poderá instituir uma cultura organizacional na qual a proatividade seja praticada por todos os colaboradores. Confira como desenvolver esse tipo de comportamento em todos os profissionais da empresa.

Liderança

Um líder de verdade sempre faz com que o exemplo seja sua principal ferramenta para desenvolver determinado comportamento em seus comandados. Dessa forma, o gestor tem que ser o primeiro a demonstrar o comprometimento, foco e interesse pelo trabalho realizado por cada um dos colaboradores.

Reconhecimento

Mesmo com as atitudes proativas da liderança, serão necessárias outras ferramentas para conseguir que essa cultura seja plenamente implementada na organização. É preciso incentivá-los a buscarem respostas criativas para os problemas existentes, oferecendo benefícios para conseguirem contribuir com a empresa.

Dessa forma, a instituição passa uma clara mensagem sobre a importância desse tipo de atitude para os colaboradores, demonstrando que esse é o caminho mais rápido para ser bem-sucedido nesse tipo de cultura.

Treinamentos

Por último, mas não menos importante, oferecer cursos e treinamentos de aperfeiçoamento são ferramentas poderosíssimas. Essa arma tem duas funções, primeiramente, mostrar aos colaboradores que eles são importantes e que a empresa pensa em sempre investir neles para que se tornem cada vez mais capazes.

Não menos importante, os treinamentos são indispensáveis para orientar os colaboradores a respeito dessa cultura organizacional que a empresa está tentando implantar. Claro, isso não significa 15 minutos diariamente de um discurso sobre a importância desse conceito, mas cursos que sejam interessantes e que propiciem que os colaboradores se sintam motivados a colocar os aprendizados a prova dentro da empresa.

O coaching e a proatividade

O Coaching é uma das principais ferramentas para alterar comportamentos, sejam relacionados a fatores ligados tanto à liderança quanto aos colaboradores. Por meio desse processo, a transição entre a cultura atual e uma que privilegie a proatividade se torna mais fácil e natural.

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