Tipos de aperto de mão

Aperto de Mão

Conheça o significado de cada tipo de aperto de mão

 

Um simples aperto de mão pode significar muito mais do que se imagina. Por isso, o artigo de hoje irá discorrer os principais tipos que existem e quais são os significados. Chega de curiosidade! Continue lendo para saber mais.

Firmamento de uma ideia

Em muitos casos, o aperto de mão pode servir como um selo de encerramento de um acordo. Basta pesquisar pelo termo na internet para encontrar milhares de fotos que apresentam profissionais fazendo o ato. Outro exemplo é quando autoridades estão na frente da imprensa e precisam demonstrar que estão em paz ou simplesmente em comum acordo. Mais um exemplo: no início ou após uma entrevista de trabalho, o empregador e o candidato dão as mãos justamente em sinal de respeito.

[php_everywhere instance=”2″]

Principais tipos de aperto de mão

Hoje você vai conhecer quais são os principais apertos de mãos que existem e o que eles querem dizer. Confira:

  • Controle: vamos começar com o básico, que é a posição das mãos. Geralmente, quem coloca a mão por cima está demonstrando que gosta de ter controle das coisas e que, principalmente, quer dominar a situação que está acontecendo no momento do aperto de mão.
  • Puxão: outro tipo de contato que pode demonstrar o desejo pelo domínio é aquele que envolve um puxão. Além de apresentar violência, esse ato deixa claro quem quer mandar naquele momento.
  • Duas mãos: esse tipo de contato com a mão pode significar que o indivíduo está sendo mais afetuoso e sincero em relação ao momento. Porém, se chegar até os pulsos, pode querer dizer que a pessoa quer ter o gerenciamento da cena.
  • Suor: quando as palmas das mãos estão suadas é possível que uma das partes envolvidas esteja nervosa com a situação em questão.
  • Distância: já teve que dar um aperto de mão em alguém que não chegava muito perto? Pois isso pode querer dizer que o outro quer manter uma distância segura por diversos motivos. Um deles pode ser que esse indivíduo não goste de você e outro que ele prefere ficar na defensiva para se proteger.
  • Dedos: o mesmo caso acima acontece com aqueles que preferem dar as mãos de modo que elas quase não se toquem. Essa é a hora de respeitar o espaço que cada um precisa.
  • Fraco: um ato frouxo pode demonstrar falta de interesse ou pouco apreço pela vida.
  • Apressado: outro tipo que transmite a ideia de desinteresse é quando uma das partes está com muita pressa. A rapidez deve ser tanta que não há tempo para um cumprimento um pouco mais longo ou respeitoso.
  • Forte: já quando a ação é muito densa pode significar que a pessoa tem interesse, mas está totalmente insegurança. Na cabeça dela, um aperto de mão forte pode passar segurança.
  • Personalizado: os toques diferentes do comum significam, além de diversão, que as pessoas envolvidas têm ou estão começando um tipo de relacionamento. Ou que, ao menos, esses indivíduos já criaram liberdade o suficiente para selarem conversas dessa forma.
  • Com contato visual: oras, mas não estamos falando do tato? Sim, mas, muitas vezes, o ato com as mãos pode ser complementar a outro fato, tal como o olhar. Em vários momentos da vida, o contato visual se faz necessário. Em primeiro lugar, ele transmite respeito, pois demonstra que o outro está prestando atenção no que você está dizendo. Em segundo lugar, ele pode passar cumplicidade e o começo de um estabelecimento de uma relação honesta. Isso vale para relacionamentos amorosos, familiares, de amizades e até para aqueles de ambiente de trabalho. Portanto, um aperto de mãos que também tem contato visual serve como uma confirmação do que o sendo do tato está querendo dizer.

Você nem imaginava o tanto que um simples aperto de mão pode relevar a respeito de uma pessoa ou de uma situação, não é mesmo? Isso se chama linguagem corporal. Se você se lembrar de mais algum tipo que não está na lista acima é só escrever nos comentários!

E fique atento. Antes de sair por aí julgando cada aperto de mão é essencial que você considere a pessoa e a situação. Uma análise de um aperto de mão forte em um velório pode ser uma forma de a pessoa tentar gerenciar um cenário muito triste, por exemplo.

O papel do coaching

O coaching é o caminho certo para você que deseja compreender com mais profundidade a respeito dos tipos de personalidade e como identificá-los em cada um com ou sem aperto de mão.

O método tem o objetivo de transformar a vida de uma pessoa de modo positivo. Após as sessões, o coachee (aprendiz) terá absorvido muita sabedoria sobre ele mesmo com o autoconhecimento; sobre a importância da evolução diária com o autodesenvolvimento; sobre a necessidade do gerenciamento de sentimentos com a inteligência emocional; ainda terá as ferramentas e as técnicas efetivas para encontrar quais são suas reais metas e como alcançá-las; e muito outros pontos importantíssimos para o progresso humano tanto na vida pessoal quanto profissional.

A formação Consultor em Análise Comportamental do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) é uma excelente forma de entender mais sobre a mente humana. Com aulas teóricas e práticas profundas, o curso ensina como funciona o mapeamento de perfil e tendências comportamentais. Este é um conhecimento muito valioso para muitas pessoas, principalmente para aqueles que trabalham em com gestão, liderança, psicologia e recursos humanos.

O curso tem uma grade de conteúdo baseada em pesquisas e estudos comportamentais brasileiros, o que permite que o coachee explore diversos aspectos da sociedade em que vive. Durante as aulas, é possível obter conhecimento a respeito da Teoria dos Perfis Comportamentais; como melhorar o processo de gestão de pessoas; agilizar e dar mais produtividade aos processos de recrutamento e seleção; identificar tendências; planejar estratégias de melhoria para os índices de clima organizacional e de qualidade de vida no trabalho; estimular a construção e a sustentação de relacionamentos interpessoais; aplicar a análise comportamental em diversas situações profissionais e pessoais de maneira positiva e não intrusiva; compreender mais profundamente a todos sem julgamento; entender quais habilidades de uma pessoa precisam ser desenvolvidas para que ela se torna mais empoderada; prever as ações e reações de outros indivíduos; aprimoramento do senso crítico; aperfeiçoamento da habilidade de enxergar a mesma situação com mais de um ponto de vista; e muitas outras sabedorias preciosas que essa formação de coaching pode trazer.

E tem mais! Você irá usar o Coaching Assessment, um sistema de identificação de perfil profissional e comportamental, que tem a metodologia DISC como referência. As siglas que formam o termo DISC querem dizer dominância, influência, estabilidade e conformidade, em tradução livre. Esta é a única ferramenta reconhecida e chancelada pela FINEP, Ministério da Ciência e Tecnologia, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Fundação Mineira de Software (FUMSOFT). Incrível, não é mesmo?

Em 20 horas de curso, o coachee terá passado por muitas experiências inesquecíveis e que terão a capacidade de transformar o modo como ele pensa, age, reage e se porta diante do mundo. Os resultados podem ser sentidos em curto, médio e longo prazo e em todos os setores, seja no trabalho ou fora dele. Afinal, o que se aprende de bom em ambiente profissional pode ser usado em situações pessoais. Assim como o que se entende que é ruim de um lado pode não ser tão bom para o outro também. Além de você mesmo, todos que convivem ao seu redor irão sentir que você evoluiu e que, mais importante do que isso, que aprendeu a progredir um pouco mais todos os dias.

O que você está esperando para dar uma guinada na sua vida e se tornar o protagonista da própria história? Conheça o coaching e siga em frente! Aproveite para compartilhar esse artigo com os seus amigos.

 

[php_everywhere instance=”1″]

Copyright: 574135633 – https://www.shutterstock.com/pt/g/megaflopp

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010