Entenda o conceito de know-how e como utilizá-lo em favor do seu negócio

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O sucesso de uma empresa não depende apenas de bons equipamentos e da existência de uma infraestrutura de qualidade. Além desses fatores, é necessário que a organização tenha um alto nível de capital intelectual e saiba como aplicar esse conhecimento de forma eficaz.

É justamente nesse contexto que se enquadra o conceito de know-how, que tem sido tão utilizado no ambiente corporativo nos últimos tempos. Neste artigo, vamos compreender a importância do know-how nos dias atuais, bem como os meios pelos quais ele pode ser desenvolvido. Para saber mais sobre o tema, é só continuar a leitura a seguir!

O que é know-how?

Know-how é uma expressão em inglês que pode ser traduzida para “saber como”. O termo refere-se ao conjunto de habilidades técnicas, conhecimentos, práticas, tecnologias e processos organizacionais que permitem o desenvolvimento de produtos/serviços, além de uma melhor gestão do negócio e de um diferencial competitivo para as empresas e para os próprios colaboradores.

O know-how de uma empresa, portanto, é um item intangível, que consiste no somatório do know-how de todos os seus membros, que podem estar no nível estratégico, no nível tático e no nível operacional.  O importante é ter em mente que esse “saber como fazer” pode e deve ser desenvolvido pelas pessoas ao longo da vida e da carreira.

Quando uma pessoa diz que tem know-how, ou quando uma empresa afirma que possui know-how em alguma área, isso significa que há conhecimento e competência para a atividade em questão. No entanto, ter know-how não significa saber tudo. O mundo contemporâneo é marcado por uma série de avanços, descobertas e mudanças. Por isso, sempre é tempo de aprender, a fim de modificar, atualizar e expandir o know-how que já temos.

Por que o know-how é importante?

O know-how está sempre atrelado a uma atividade específica. Assim, podemos ter know-how em contabilidade, em marketing, em redação, em gastronomia, em atividades físicas, e por aí vai. No mundo competitivo em que vivemos, esse fator é importantíssimo, pois precisamos provar ao mercado a todo instante que somos de fato especialistas em determinados assuntos. Isso nos ajuda a conseguir melhores oportunidades de trabalho e destaque na vida profissional.

Quando um conjunto de profissionais com know-how é formado em uma empresa, forma-se também o know-how da própria organização. Trata-se de uma construção coletiva, que gera competitividade, melhorias contínuas e, em muitos casos, inovações criativas. É isso o que torna as empresas da atualidade bem-sucedidas, capazes de oferecer à sociedade aquilo que ninguém mais oferece, ou com uma qualidade muito superior à de qualquer concorrente.

Como saber se uma empresa tem know-how?

Para saber se uma empresa tem know-how, é preciso verificar se os seus membros têm conhecimentos, competências e habilidades para executar uma atividade com excelência. Infraestrutura e materiais de qualidade, por mais que sejam itens importantes, não são know-how.

Além disso, as empresas que se destacam pelo seu know-how geralmente são aquelas que fazem o que nenhum concorrente faz ou que oferecem o mesmo que a concorrência, mas com um desempenho nitidamente superior. Isso gera benefícios competitivos e valorização econômica. Não se trata de qualquer técnica, mas daquelas que efetivamente geram diferenciação e destaque.

Qual é a relação entre o know-how e o profissional?

Todas as pessoas são capazes de adquirir know-how, por meio de práticas, da busca por aperfeiçoamento e da experiência acumulada ao longo dos anos de carreira. A alta competitividade do mercado de trabalho exige que o colaborador adquira know-how, uma vez que esse tipo de conhecimento permite que o indivíduo acompanhe as tendências, aperfeiçoe as suas habilidades, seja capaz de fornecer soluções eficazes e entregue resultados de qualidade.

A partir do momento em que o colaborador aplica o know-how nas suas atividades, ele garante desempenho eficaz, vantagem competitiva perante os demais profissionais e uma carreira de sucesso. O know-how consiste na aquisição dos saberes teóricos e na capacidade de aplicá-los na prática, isto é, no dia a dia de trabalho.

Qual é a relação entre o know-how e a empresa?

Uma organização que possui know-how é aquela que detêm alto conhecimento a respeito do mercado em que atua, dos procedimentos e das atividades que desempenha, das técnicas e ações necessárias para a realização dos seus processos e das informações do seu produto/serviço. Com todo esse know-how, a empresa passa a ter conhecimento e técnicas que as concorrentes não têm, tornando-se referência no seu mercado de atuação.

Aliás, as pesquisas de mercado também compõem o know-how das empresas, já que oferecem informações importantes sobre o mercado, sobre as ações da concorrência e sobre os hábitos e o perfil do consumidor. Quanto mais a empresa tiver conhecimento acerca de todos esses fatores, mais estratégicas e bem-sucedidas serão as decisões que ela pode vir a tomar.

Como um profissional pode adquirir know-how?

Já deu para perceber que o know-how é fundamental ao sucesso de indivíduos e organizações. Mas como exatamente é possível adquiri-lo e desenvolvê-lo? Isso pode ser feito de diferentes maneiras — de preferência, todas elas combinadas. Nesse sentido, confira algumas dicas a seguir.

  1. Leia e acompanhe as notícias

A leitura, mesmo que ficcional, pode ampliar os seus horizontes e as suas capacidades de imaginação e criatividade. Além disso, ela desenvolve o seu raciocínio lógico e as suas habilidades de comunicação — algo essencial a qualquer trabalho. Além da ficção, também é fundamental acompanhar as notícias e saber o que se passa no Brasil e no mundo. Ter boas noções de política, economia e cultura geral ajuda o indivíduo a tomar decisões eficazes, considerando a sociedade em que vive.

  1. Invista em formação acadêmica

Uma dica que não pode ficar de fora para know-how é a formação acadêmica. Isso não quer dizer que obrigatoriamente você deva ter um curso de graduação para ter conhecimento, mas o mercado de fato valoriza o ensino superior, considerando também as especializações, mestrados, doutorados, e por aí vai. Contudo, mesmo que você não tenha essa possibilidade, opte pelos cursos técnicos ou de educação a distância, que são mais acessíveis. Eles também geram diferenciais importantes!

  1. Participe de cursos e treinamentos

Além da formação clássica, invista em cursos e treinamentos. Informática, programas específicos da sua profissão, idiomas, comunicação interpessoal, criatividade, entre outras habilidades técnicas e comportamentais podem ser desenvolvidas por meio de cursos e treinamentos. Assim, pesquise na internet institutos de referência nas habilidades que você deseja desenvolver. Verifique também se o seu próprio local de trabalho oferece programas de capacitação profissional.

  1. Participe de eventos do seu setor e de outras áreas

Os eventos são experiências duplamente enriquecedoras: eles levam até você o conhecimento de uma forma mais dinâmica e interativa do que os livros e também permitem que você conheça e interaja com outras pessoas, podendo fortalecer o seu networking. Por isso, verifique os eventos da sua área, como exposições e congressos, e participe deles. Pesquise também eventos de outras áreas profissionais, mas que podem contribuir com a sua vida e com a sua carreira de alguma forma.

  1. Converse com mentores

Outra maneira muito eficaz de adquirir know-how é ter mentores. Mentores são pessoas mais experientes do que você em determinado assunto, podendo ser chefes, professores, colegas mais experientes e até mesmo algum amigo ou familiar que se destaca em alguma área do conhecimento. Converse, sobretudo, com quem já alcançou os objetivos que você pretende alcançar. Certamente, essas pessoas terão informações de valor para compartilhar com você.

  1. Amplie a sua bagagem cultural

Engana-se quem pensa que o know-how se resume ao que se aprende nos livros e cursos. Os saberes técnicos são muito importantes, mas também precisamos adquirir conhecimentos gerais, saindo da nossa “bolha profissional”. Por isso, é importante viajar, visitar museus e exposições, assistir a diferentes tipos de filmes e espetáculos teatrais, consumir diversos tipos de música, mergulhar em variados gêneros literários, e por aí vai. A cultura nos enriquece e pode oferecer bons insights também à vida profissional!

  1. Conheça também o know-why

Se o know-how é o saber como fazer algo, o know-why é o saber por que aquilo deve ser feito. Em outras palavras, trata-se do propósito pelo qual as empresas agem de uma determinada forma e fazem aquilo que fazem. Quanto mais você souber o seu know-why, da sua empresa e do seu departamento ou equipe, mais conseguirá mostrar um bom desempenho. Se você identificar o porquê de fazer as suas tarefas, identificará também a melhor maneira de executá-las, com precisão e eficácia.

  1. Desenvolva o seu networking

O networking é a arte de construir, cultivar e ampliar uma rede de contatos de qualidade. Na vida profissional, isso é particularmente útil. Aqui, não estamos falando apenas de fazer e pedir favores, mas também de trocar experiências e conhecimentos. É um meio produtivo e até divertido de aprender mais, ensinar mais e desenvolver diferentes competências profissionais e acadêmicas. É claro que isso dá trabalho, mas não custa interagir pelas redes sociais, dar telefonemas ou participar de eventos de vez em quando, não é mesmo?

  1. Fique atento à concorrência

Acompanhe as tendências, as novidades e os movimentos da concorrência. Isso vale tanto para as empresas quanto para os próprios profissionais. Assim, eles garantem a sua competitividade e conseguem se manter sempre um passo à frente. Além disso, monitorar as ações da concorrência permite que você desenvolva estratégias para responder à altura, tomar decisões mais precisas e ficar mais próximo do alcance das suas metas.

  1. Preste atenção aos feedbacks que receber

Os feedbacks são os resultados de avaliações de desempenho. Eles são concedidos oficialmente pelos gestores, mas também podem ser obtidos diretamente de colegas e clientes. Ouça o que essas pessoas têm a dizer a seu respeito. Agradeça e reconheça os elogios recebidos, mas fique particularmente atento aos pontos de melhoria levantados. Se receber sugestões sobre como melhorar, procure colocá-las em prática e continue monitorando o seu desempenho. É um meio de desenvolver o seu know-how.

O know-how, em conclusão, é o conhecimento teórico e prático que uma pessoa adquire, ou que uma empresa acumula, ao longo do tempo. Ele gera importantes diferenciais competitivos, afinal de contas, quem sabe o que faz, faz melhor. Portanto, siga as dicas acima e faça a sua parte para desenvolver a sua sabedoria e aplicá-la estrategicamente no seu dia a dia!

E você, querida pessoa, acredita que a sua empresa e os seus colaboradores têm know-how? Quais são as ações que você vem tomando para aperfeiçoar o conceito nas suas atividades e nos seus profissionais? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!

 

 

 

 

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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