Fechar
Para trilhar seu caminho você precisa dar o primeiro passo
Valor do curso: Gratuito
Preencha o formulário e aproveite esta oportunidade incrível
Qual sua profissão atual/área de atuação?*
Administrador / Gestor / Líder
Psicólogo / Psicanalista / Terapeuta
Empresário / Empreendedor / Dono de Empresa
Consultor / Vendedor
Professor / Pedagogo / Treinador / Palestrante
Outros
O que você procura com o coaching?*
Quero multiplicar o Coaching dentro da empresa onde trabalho.
Sou psicólogo ou psicanalista e quero ampliar as possibilidades de trabalho.
Quero usar as técnicas para aplicar na minha carreira e me destacar no mercado.
Busco o autoconhecimento e minha evolução pessoal.
Quero melhorar minha liderança e a performance da minha equipe.
Quero me tornar um Coach e viver disso.

Confira 6 dicas de como ter disciplina para estudar

12/08/17
como-ter-disciplina-para-estudar
Ter disciplina para estudar é fundamental para o seu sucesso. Veja as dicas abaixo!

Não importa se o seu objetivo é passar de ano no colegial, entrar na faculdade, sair dela ou passar em um concurso público. Para todos esses casos, é preciso manter o foco e encontrar formas de ter disciplina para estudar, só assim será possível conquistar o objetivo desejado.

Entretanto, ter disciplina para estudar é algo que está longe da realidade de muitas pessoas. Se você possui alguma dificuldade em se concentrar para estudar, ou simplesmente não consegue estudar, não se desespere, você não está sozinho nesse barco. Milhares de pessoas possuem a mesma dificuldade que você!

Pensando nessa dificuldade, selecionei algumas dicas de como ter disciplina para estudar. Veja as dicas abaixo, tome-as como um exemplo e desenvolva o hábito de estudar, só assim será possível atingir o objetivo que tanto deseja.

Escolha o lugar ideal

O lugar certo para estudar deve ser um ambiente claro, que contenha luz artificial ou natural (de preferência). Escolha um ambiente sem barulho, com ventilação e que seja calmo, afinal você precisará se concentrar. Nada de barulho e de distrações nesse ambiente. A ideia é manter o foco.

Organização

Depois de escolher o melhor lugar para estudar, tente deixar organizado os objetos a sua volta, deixe um lugar definido para lápis, canetas, papeis, livros, réguas e outros objetos que foram necessários. Quando mais organizada estiver sua mesa de estudos, menos distrações você terá, nesse sentido, você manterá o foco e a concentração por mais tempo, podendo absorver informações e conhecimento de maneira eficaz.

Faça pausas

Por mais que seja importante manter o foco, fazer pausas também é essencial para o bom rendimento de qualquer estudante. Ficar horas lendo, escrevendo ou vendo vídeo aulas, pode não ser a melhor ideia para quem precisa estudar para enfim alcançar um objetivo. Por isso, sugiro que se você estiver estudando por horas a fio, faça uma pausa, levante-se, tome uma água, leia algo que não tenha ligação aos seus estudos, tenha contato com a natureza, fale com alguém por 10 minutos, e volte ao seu posto de estudos. Você verá que essas atitudes é uma excelente forma de manter o foco sem chegar à exaustão.

Fique longe de distrações

Nas dicas anteriores, ressaltei a importância de encontrar um lugar calmo e sem distrações, além disso, lembrei da relevância em ter e manter o ambiente de estudos organizado.

Essas dicas exigem que você tenha muita dedicação para manter o lugar sempre propício para os estudos, lembrando sempre que o mesmo deve ser silencioso e prático, ou seja, tenha tudo em mãos. Outra dica para ficar longe das distrações é: converse com seus familiares e amigos sobre sua meta, peça a ajuda deles para que você mantenha o foco nos estudos. Nada e nem ninguém pode atrapalhar esse momento que é especialmente seu.

Estabeleça algumas metas

Dentro da ideia de estabelecer metas, procure algumas formas de deixar suas horas de estudo menos maçante e desgastante. Defina por exemplo, que você irá estudar 4 matérias em um dia. Nesse sentido, a ideia seria que você trabalhasse em uma matéria por duas horas e meia, depois você faria uma pausa de 15 minutos, logo após esse descanso você estudaria mais duas horas e meia uma segunda matéria e assim por diante. Traçando metas e desempenhando-as fica ainda mais fácil de lidar com essa nova rotina de estudos.

Mantenha-se motivado

E por último, mantenha-se sempre motivado. Pense sempre que cada dia de estudo você está ainda mais perto de alcançar o seu objetivo. Lembre-se das coisas boas e positivas que poderão vir quando você alcançar a sua meta principal. Acredite em você, e tenha sempre em mente que é preciso trabalhar arduamente para se ter uma conquista, e se a cada dia você cumprir com uma meta traçada, mais próximo ao seu objetivo você estará.

Todas essas dicas são excelentes para você desenvolver suas habilidades de estudo. Coloque-as em prática e veja como ter disciplina para estudar. Use o espaço abaixo para deixar sua opinião sobre o assunto, aproveite e compartilhe essas dicas com seus colegas.

Copyright: nito / https://www.shutterstock.com/pt/g/nito

Compartilhe esse post

Sobre o autor

Autor

José Roberto Marques

Deixe seu comentário

Seja um Coach!

Concordo com a Politica de Privacidade Ao concordar com a politica e privacidade você aceita receber e-mails do IBC com conteúdos gratuitos de Coaching, informativos de palestras e cursos do IBC

Redes sociais