Confira 9 dicas de como aumentar a receita de uma empresa

Confira 9 dicas de como aumentar a receita de uma empresa
Uma vez que o mercado está em constante mudança, é fundamental que as organizações estejam sempre buscando alternativas de crescer.

 

O fato de uma empresa estar estabilizada no mercado, ter lucro superior às despesas e possuir uma boa relação com seus stakeholders, não é garantia de que ela tenha sucesso para sempre. O mercado está em constante mudança e a concorrência é cada vez mais acirrada, e justamente por isso se torna fundamental que as organizações busquem alternativas que resultem em aumento de receita e avanço de mercado.

Mas aumentar a receita de uma empresa pode ser uma tarefa bastante difícil. Afinal de contas, não basta apenas reduzir custos e esperar que o balanço se torne mais positivo, até mesmo porque, a redução de custos pode trazer consigo inúmeros impactos negativos, desde que seja mal elaborada.

É imprescindível que, para conquistar esse efeito positivo, seja estabelecido um planejamento eficaz e coerente, dentro das capacidades que a empresa pode oferecer. Para que isso ocorra é fundamental que toda a empresa esteja engajada com esse propósito onde, a gestão e o marketing terão um papel importantíssimo.

E para te auxiliar nessa busca por mais receita, eu resolvi preparar uma lista com dicas verdadeiramente extraordinárias e que vão definitivamente te ajudar nessa jornada rumo ao sucesso. Quer saber mais? Confira agora mesmo.

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Dicas para aumentar a receita de uma empresa

Para que uma empresa consiga aumentar sua receita, ela deve ter em mente que as ações para que isso aconteça vão muito além de conquistar e reter clientes. Confira algumas dicas capazes de aumentar a receita de uma organização:

Identificação de prioridades

A partir de um planejamento, o gestor deve alinhar quais são as prioridades da sua empresa. Elas podem ir desde a ajustes nas atividades exercidas, até renegociação com stakeholders. A partir daí, as ações para aumentar a receita poderão ser definidas de um modo muito mais claro.

Identificar quais são os principais gargalos de suas operações e que de fato influenciam nos resultados de sua empresa é uma excelente estratégia pois permitirá que você aja de maneira focada, causando impacto positivo imediato, a partir da solução desses problemas.

Planejamento financeiro

Por meio de um planejamento financeiro, a organização consegue ter controle sobre os valores que entram e saem do negócio, além de identificar quais são as contas a pagar, quanto foi o faturamento e o que está em atraso.

Esse definitivamente é o primeiro passo. É muito importante fazer uma boa gestão dos seus recursos e para que isso possa ser feito é preciso entender muito bem sobre todo o dinheiro que entra e todo o dinheiro que sai de dentro de um negócio.

Conhecimento sobre os clientes

É essencial que a empresa entenda quem é seu público-alvo, o que ele procura e quais são as suas necessidades. A partir dessas informações, é possível traçar estratégias mais adequadas para abordá-lo, além de desenvolver o produto/serviço que ele deseja. Todo esse ciclo leva a um aumento natural nas vendas e na receita da organização.

Construir boas relações de fidelização com o cliente que já está próximo de você e também buscar alternativas para atrair novos clientes.

Controle de custos fixos e variáveis

A organização deve implementar políticas para diminuir seus custos fixos e variáveis, como energia elétrica, água e materiais. Para isso, é preciso implementar políticas de conscientização que permitam uma mudança na cultura dos colaboradores, de modo que eles colaborem a diminuir os custos.

Esse controle permitirá que você se torne capaz de estabelecer uma boa política de preços sem gerar consequências negativas.

Negociação com fornecedores

Uma forma eficiente de aumentar a receita da empresa é negociar valores e prazos de pagamento com os fornecedores. Ao conseguir reduzir esses custos, a organização consegue minimizar o preço final do produto/serviço ofertado ao cliente, incentivando-o a consumir mais.

Terceirização de serviços

Manter uma empresa resulta em um número elevado de custos: pagamento de salários, manutenção de equipamentos, impostos, entre outras despesas. Tudo isso afeta diretamente a receita da organização. Uma saída para diminuir alguns destes custos é a terceirização de serviços com menor demanda. A minimização nos custos operacionais possibilita o aumento da receita.

Retenção de talentos

Profissionais engajados e que mantêm a alta produtividade nos processos da empresa precisam ser valorizados no meio corporativo. Reter talentos é uma ótima maneira de possibilitar que a organização aumente seus resultados e, consequentemente, sua receita.

Investimento em marketing digital

As redes sociais e suas ferramentas permitem que a empresa fique bem posicionada na internet, tornando-se visível a seu cliente — o que gera aumento nas vendas e maior receita.

Consultoria em Coaching

Por meio da metodologia de Coaching, o gestor consegue desenvolver habilidades para alcançar a alta performance no meio corporativo, além de conhecer a fundo o seu negócio, o mercado em que ele está inserido e seu público-alvo. Com todas essas informações, o gestor se torna capaz de traçar metas e objetivos para aumentar a receita da sua empresa.

Ter uma receita superior às despesas é essencial para manter o negócio funcionando. Sendo assim, as empresas precisam alinhar seus processos e estipular estratégias que garantam o aumento de suas receitas.

Quais são as medidas que você vem tomando para aumentar a receita da sua empresa? Tem mais alguma dica para compartilhar? Comente abaixo e contribua para o conhecimento.

 

 

 

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Imagem: ESB Professional / Shutterstock

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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