Fechar
Para trilhar seu caminho você precisa dar o primeiro passo
Valor do curso: Gratuito
Preencha o formulário e aproveite esta oportunidade incrível
Qual sua profissão atual/área de atuação?*
Administrador / Gestor / Líder
Psicólogo / Psicanalista / Terapeuta
Empresário / Empreendedor / Dono de Empresa
Consultor / Vendedor
Professor / Pedagogo / Treinador / Palestrante
Outros
O que você procura com o coaching?*
Quero multiplicar o Coaching dentro da empresa onde trabalho.
Sou psicólogo ou psicanalista e quero ampliar as possibilidades de trabalho.
Quero usar as técnicas para aplicar na minha carreira e me destacar no mercado.
Busco o autoconhecimento e minha evolução pessoal.
Quero melhorar minha liderança e a performance da minha equipe.
Quero me tornar um Coach e viver disso.

Conheça as principais características de uma liderança informal

07/07/17
Conheça as principais características de uma liderança informal
O líder informal é aquele que alcançou a posição de liderança por consideração dos demais colaborados, que o enxergam como a pessoa ideal para representa-los.

Ter alguém que assuma as responsabilidades da liderança dentro das organizações é de extrema importância para garantir o bom andamento dos processos e, sobretudo, a motivação dos colaboradores.

O que é liderança?

Antes de mais nada, é preciso salientar que chefe e líder são profissionais totalmente distintos. Isso porque o chefe é um profissional que ocupa uma posição de autoridade e foca exclusivamente nos lucros e resultados, agindo com superioridade e geralmente sendo temido por sua equipe. O chefe manda, enquanto os colaboradores obedecem.

O líder, por sua vez, divide responsabilidades com o foco nos processos. Este é um profissional que inspira sua equipe e age sempre pensando no bem-estar de todos. Para o líder, os resultados e os lucros são tão importantes quanto a motivação e satisfação de seus colaboradores.

Existem líderes que conquistam estes cargos por nomeação de seus superiores, sendo definidos como líderes formais. Porém, existem também os líderes informais. Entenda a seguir como este tipo de liderança funciona:

Liderança informal e suas principais características

A liderança pode tanto ser desenvolvida como aprimorada em indivíduos que são líderes natos. Pessoas que exercem a liderança informal se enquadram nesta segunda situação, uma vez que exercem sua liderança mesmo não tendo recebido este título por parte da organização. São os próprios colaboradores que o elegem como líder justamente por acreditar que esta é a pessoa ideal para representá-los e defendê-los.

O líder informal tem como principais características:

  • Senso de Justiça;
  • Proatividade;
  • Senso de coletividade;
  • Boa comunicação;
  • Empatia.

E você, acredita que seja um líder? E em qual dos tipos você se enquadra: formal ou informal? Use o espaço abaixo para nos contar a sua experiência e deixar sua opinião sobre o assunto. Se este conteúdo te ajudou de forma positiva, curta e compartilhe-o em suas redes sociais.

Imagem: Matej Kastelic / Shutterstock

Compartilhe esse post

Sobre o autor

Autor

José Roberto Marques

José Roberto Marques é presidente do IBC, Master Coach Senior e Trainer. Um dos pioneiros em Coaching no Brasil, com mais de 25 anos de experiência em treinamento e desenvolvimento humano. Fundador e também presidente da Editora IBC, possui diversas obras publicadas. É professor convidado da Universidade de Ohio. Como Coach atende CEO’s e líderes de grandes organizações.

Deixe seu comentário

Seja um Coach!

Concordo com a Politica de Privacidade Ao concordar com a politica e privacidade você aceita receber e-mails do IBC com conteúdos gratuitos de Coaching, informativos de palestras e cursos do IBC

Redes sociais