Conheça as principais características de uma liderança liberal

26/04/17
Conheça as principais características de uma liderança liberal
A liderança liberal possui características que, se aplicadas no perfil de empresa correto, podem resultar em melhoras nos processos da organização.

Em uma empresa, o papel do líder é muito importante, exigindo que características como capacidade de comandar pessoas, as impactar e influenciar positivamente componham o perfil desse profissional. A rotina das organizações varia de acordo com cada empresa, e é natural que existam diferentes tipos de liderança.

A liderança liberal, por exemplo, é definida pela ausência de influência direta do líder na evolução de seus colaboradores, deixando que a equipe tome as decisões com liberdade, participando apenas quando a ação do líder for requisitada. Ou seja, em sua liderança, o gestor liberal tem a função de ser um facilitador das atividades de sua equipe, fornecendo informações e estimulando seus colaboradores.

São características do estilo liberal de liderança: deixar os profissionais livres para desenvolverem seus planos e metas, participação mínima do líder nos processos da equipe, a liderança não delega tarefas nem escolhe quem serão os responsáveis por elas e não avalia o rendimento dos colaboradores.

Vantagens da liderança liberal

  • Promove o desenvolvimento da autoconfiança dos profissionais;
  • Melhora o relacionamento interpessoal dos integrantes da equipe;
  • Contribui para o aumento da eficiência dos colaboradores;
  • Favorece o aumento da motivação;
  • Permite que os profissionais desenvolvam habilidades e sejam capazes de trabalhar por conta própria;
  • Proporciona competências para que a equipe seja capaz de trabalhar com pouca informação, caso necessário;
  • Viabiliza autonomia para a equipe.

Quando a liderança liberal não é ideal

A implementação da liderança liberal tem como objetivo promover liberdade aos colaboradores quanto à realização de suas atividades e, assim, desenvolver profissionais comprometidos, responsáveis e habilidosos. Em alguns casos, a liderança liberal não é a melhor opção para um gestor e sua equipe. Saiba em que situações isso ocorre:

  • Quando os colaboradores não possuem conhecimento e experiências para colocar em prática as atividades;
  • Quando os profissionais não conseguem definir prazos;
  • Se a equipe não é capaz de resolver problemas por conta própria;
  • Quando os colaboradores enxerguem a presença mínima do líder como uma possibilidade de diminuir o rendimento no trabalho;
  • Quando existe falta de familiaridade com os processos necessários para a realização de um projeto.

É papel da empresa estudar o perfil dos seus profissionais e analisar se a liderança liberal é a ideal para nortear seus processos. Caso esse estilo de liderança seja implementado em uma equipe que não o comporta, sérios problemas podem surgir, tais como: desmotivação, atraso e/ou perda de prazos, sinais de individualismo, insatisfação, baixo rendimento, falta de respeito com o líder, queda na entrega de resultados e consequências negativas para a rentabilidade do negócio.

É importante que, ao desempenhar a liderança liberal, o gestor tenha conhecimento e informações necessárias para desempenhar esta função, além de conhecer bem o perfil da sua equipe para ter a segurança de que ela é capaz de trabalhar norteada por esse tipo de liderança e assim, consiga realizar suas atividades com excelência e alcance resultados positivos para a organização.

Você conhece alguma empresa que implementou a liderança liberal? Quais foram os resultados obtidos? Comente e compartilhe o conteúdo nas redes sociais.

Imagem:  Khakimullin Aleksandr / Shutterstock

Compartilhe esse post

Sobre o autor

Autor

José Roberto Marques

José Roberto Marques é presidente do IBC, Master Coach Senior e Trainer. Um dos pioneiros em Coaching no Brasil, com mais de 25 anos de experiência em treinamento e desenvolvimento humano. Fundador e também presidente da Editora IBC, possui diversas obras publicadas. É professor convidado da Universidade de Ohio. Como Coach atende CEO’s e líderes de grandes organizações.

Deixe seu comentário

Seja um Coach!

Concordo com a Politica de Privacidade Ao concordar com a politica e privacidade você aceita receber e-mails do IBC com conteúdos gratuitos de Coaching, informativos de palestras e cursos do IBC

Redes sociais