Fechar
Para trilhar seu caminho você precisa dar o primeiro passo
Valor do curso: Gratuito
Preencha o formulário e aproveite esta oportunidade incrível
Qual sua profissão atual/área de atuação?*
Administrador / Gestor / Líder
Psicólogo / Psicanalista / Terapeuta
Empresário / Empreendedor / Dono de Empresa
Consultor / Vendedor
Professor / Pedagogo / Treinador / Palestrante
Outros
O que você procura com o coaching?*
Quero multiplicar o Coaching dentro da empresa onde trabalho.
Sou psicólogo ou psicanalista e quero ampliar as possibilidades de trabalho.
Quero usar as técnicas para aplicar na minha carreira e me destacar no mercado.
Busco o autoconhecimento e minha evolução pessoal.
Quero melhorar minha liderança e a performance da minha equipe.
Quero me tornar um Coach e viver disso.

Conheça exemplos que definem como aproveitar o método scamper

18/05/17
Conheça exemplos que definem como aproveitar o método scamper
O nome scamper é um acrônimo, ou seja, é formado pela primeira letra de cada uma das palavras do método.

O método scamper foi desenvolvido pelo autor Bob Eberlee como uma ferramenta para impulsionar a criatividade e o desenvolvimento de novas ideias. Ele criou uma lista de palavras em que cada uma significa uma pergunta que deve ser feita para você refletir sobre algo em relação ao seu negócio.

O nome scamper é um acrônimo, ou seja, é formado pela primeira letra de cada uma das palavras do método. Entenda a seguir:

  • S – Substituir: Há algum produto que possa substituir o existente?
  • C – Combinar: Ao combinar a ideia atual com algo diferente é possível gerar algo novo?
  • A – Adaptar: É possível adaptar a minha ideia para torná-la ainda melhor?
  • M – Modificar, minimizar ou maximizar: Meu produto pode ser modificado?
  • P – Pensar em outros usos: Posso usar minha ideia em outro mercado diferente do atual?
  • E – Eliminar: Há algum detalhe do produto que posso eliminar?
  • R – Reverter e rearranjar: Posso inverter algo em meu produto?

Este método é geralmente utilizado para pensar em novas ideias sobre produtos, processos, serviços, podendo ser adaptado e usado em uma série de situações.

Como utilizar o método scamper

Comece pensando em um produto ou serviço já existente na sua empresa. Pode ser algo que você queira melhorar, com o qual está tendo problemas ou que acredita ser um bom ponto de partida para um negócio futuro. Em seguida, faça perguntas sobre o produto que você identificou usando o método scamper para orientá-lo.

Exemplos de perguntas:

S – Substituir

  • Existe algum recurso ou material que posso usar para melhorar meu produto?
  • Posso usar esse produto em uma situação diferente da atual?

C – Combinar

  • O que aconteceria se eu criasse uma combinação do produto atual com algo novo?
  • Como posso combinar outros recursos para obter uma abordagem diferente para este produto?

A – Adaptar

  • Que adaptações posso fazer para que meu produto tenha outra funcionalidade?
  • Há outro contexto no qual meu produto pode ser inserido?

M – Modificar, tornar maior

  • Como posso mudar a aparência do meu produto?
  • Que características posso incluir no meu produto para modificá-lo?

P – Pensar em outros usos

  • Quem mais pode utilizar o meu produto além do público-alvo que estabeleci para ele?
  • Como meu produto ficaria em um ambiente diferente do qual o destinei no início?

E – Eliminar

  • O que posso fazer para simplificar meu produto?
  • Que características dele eu poderia eliminar sem prejuízo à sua qualidade?

R – Reverter, rearranjar

  • Como posso rearranjar meu produto?
  • Se eu fizer o oposto do que estou fazendo, o que aconteceria com meu produto?

O que achou do método? Acredita que ele pode ser realmente positivo para sua empresa? Deixe sua opinião a respeito do assunto nos comentários.

Imagem: Artistdesign13 / Shutterstock

Compartilhe esse post

Sobre o autor

Autor

José Roberto Marques

José Roberto Marques é presidente do IBC, Master Coach Senior e Trainer. Um dos pioneiros em Coaching no Brasil, com mais de 25 anos de experiência em treinamento e desenvolvimento humano. Fundador e também presidente da Editora IBC, possui diversas obras publicadas. É professor convidado da Universidade de Ohio. Como Coach atende CEO’s e líderes de grandes organizações.

Deixe seu comentário

Seja um Coach!

Concordo com a Politica de Privacidade Ao concordar com a politica e privacidade você aceita receber e-mails do IBC com conteúdos gratuitos de Coaching, informativos de palestras e cursos do IBC

Redes sociais