Fechar
Para trilhar seu caminho você precisa dar o primeiro passo
Valor do curso: Gratuito
Preencha o formulário e aproveite esta oportunidade incrível
Qual sua profissão atual/área de atuação?*
Administrador / Gestor / Líder
Psicólogo / Psicanalista / Terapeuta
Empresário / Empreendedor / Dono de Empresa
Consultor / Vendedor
Professor / Pedagogo / Treinador / Palestrante
Outros
O que você procura com o coaching?*
Quero multiplicar o Coaching dentro da empresa onde trabalho.
Sou psicólogo ou psicanalista e quero ampliar as possibilidades de trabalho.
Quero usar as técnicas para aplicar na minha carreira e me destacar no mercado.
Busco o autoconhecimento e minha evolução pessoal.
Quero melhorar minha liderança e a performance da minha equipe.
Quero me tornar um Coach e viver disso.

Conheça o perfil de um analista de O&M e seu papel dentro de uma organização

18/04/17
Conheça o perfil de um analista de O&M e seu papel dentro de uma organização
É importante que o analista de organização e métodos tenha um vasto conhecimento em administração e experiência no segmento no qual a empresa está inserida.

A sigla O&M significa organização e métodos. A função de um analista de O&M, portanto, é justamente organizar uma empresa por meio da criação de métodos para a realização do trabalho.

O papel do analista de O&M nas empresas

As funções exercidas por um analista de organização e métodos podem variar de acordo com a organização, pois é um cargo bastante amplo. Entretanto, existem algumas atribuições que são mais comuns, são elas:

  • Definir os cargos e os salários dos colaboradores;
  • Analisar a produtividade e encontrar estratégias para torná-la mais eficiente;
  • Controlar os custos da empresa;
  • Produzir relatórios para os gestores sobre mudanças que ocorrerem dentro e fora da empresa e que possam causar interferência nos negócios;
  • Sugerir soluções para os problemas encontrados;
  • Colaborar para que a implementação das soluções desenvolvidas por ele seja bem-sucedidas;
  • Participar do desenvolvimento estratégico da empresa;
  • Buscar soluções para evitar o desperdício;
  • Desenvolver projetos de melhoria contínua.

Perfil de um analista de O&M

Além de conhecimento técnicos, existem algumas habilidades que um bom analista de organização e métodos deve ter. São elas:

  • Organização: como uma de suas principais funções tem relação com a organização, é fundamental que este profissional seja organizado e tenha metodologia no seu trabalho;
  • Capacidade de ser detalhista: é necessário que o analista de O&M esteja atento aos detalhes, pois neles podem ser encontrados diversos problemas e soluções;
  • Boa comunicação: ter uma boa comunicação é importante porque também é responsabilidade deste profissional passar para os outros colaboradores os métodos que serão colocados em prática;
  • Bom relacionamento: unido à boa comunicação, o bom relacionamento interpessoal facilita a comunicação e torna os processos muito mais eficiente.

A formação do analista de O&M

É importante que o analista de organização e métodos tenha um vasto conhecimento em administração e experiência no segmento no qual a empresa está inserida. Algumas organizações exigem que este profissional tenha graduação em Administração de Empresas ou outro curso da área.

Existem empresas, entretanto, que optam por escolher um de seus funcionários para exercer o cargo por causa de sua experiência e conhecimento de causa. Nesse caso, é interessante que o profissional procure se especializar para que seu trabalho seja ainda mais eficiente.

Qual a importância do analista de O&M

O Analista de O&M é de grande importância em uma organização, principalmente nas de grande porte. Ele atua como um auxiliar do gestor, atentando-se para detalhes que muitas vezes passam despercebidos.

Nas pequenas empresas é comum que os próprios funcionários desempenhem as funções que seriam do analista. Entretanto, é importante tomar cuidado para que essa função extra não acaba sobrecarregando um colaborador e impedindo que ele faça um bom trabalho de organização e métodos.

Gostou desse artigo? Deixe seu comentário no espaço abaixo.

Imagem: Rawpixel.com / Shutterstock

Compartilhe esse post

Sobre o autor

Autor

José Roberto Marques

José Roberto Marques é presidente do IBC, Master Coach Senior e Trainer. Um dos pioneiros em Coaching no Brasil, com mais de 25 anos de experiência em treinamento e desenvolvimento humano. Fundador e também presidente da Editora IBC, possui diversas obras publicadas. É professor convidado da Universidade de Ohio. Como Coach atende CEO’s e líderes de grandes organizações.

Deixe seu comentário

Seja um Coach!

Concordo com a Politica de Privacidade Ao concordar com a politica e privacidade você aceita receber e-mails do IBC com conteúdos gratuitos de Coaching, informativos de palestras e cursos do IBC

Redes sociais