Conhecendo os principais sintomas da labilidade emocional

Labilidade Emocional Labilidade Emocional : fique atento as suas emoções e comportamentos, eles podem dizer muito sobre você.

 

Querida pessoa, responda-me: com que frequência você muda de humor? Essa pergunta pode parecer um pouco estranha, mas, saiba que labilidade emocional está completamente ligada à alteração de humor de uma pessoa. Para a ciência, a labilidade emocional é uma patologia, que ataca o sistema nervoso do ser humano e como consequência, ocorre o descontrole das emoções.

Diante dessa questão, pode-se observar que essa doença possui uma característica que dificulta compreender de onde ela surge, ou seja, ela é influenciada por acontecimentos, o que nos leva a entender que não existe uma resposta certa quando o questionamento é como a labilidade emocional pode se desenvolver no organismo de uma pessoa.

Entretanto, vale ressaltar que antes de diagnosticar alguém com labilidade emocional, é preciso levar em conta algumas informações, como: idade, temperamento e comportamento. Para se ter uma ideia, em diversos casos, o sistema nervoso dos adolescentes apresenta picos hormonais, nesse sentido, problemas de socialização também podem surgir. Por esse motivo, é necessário visualizar o todo, ao invés de diagnosticar como labilidade emocional a partir de apenas um sintoma.

Selecionei alguns sintomas gerais que acometem as pessoas que são diagnosticadas com labilidade emocional. Veja ao longo do texto quais são eles e entenda um pouco sobre suas características.

O que é labilidade emocional?

Por se tratar de algo que é pouco conhecido de grande parte das pessoas, artigos como estes são essenciais, para que assim todos saibam do que se trata esta patologia e consigam, não só identificar nas pessoas ao seu redor, como também ajudá-las, caso estejam passando por situações como estas. 

Neste sentido, labilidade emocional é uma doença caracterizada, principalmente, pelas mudanças repentinas de humor pelas quais o seu portador pode passar ao longo do dia, sendo que estas ocorrem sem que haja nenhum motivo aparente para isso.

Tais alterações se manifestam realmente de uma hora para outra, ou seja, no mesmo momento em que está feliz e sorridente, o indivíduo pode, em questão de minutos, mudar a sua feição, fechar a cara e começar a ser tomado por um sentimento intenso de tristeza, que ele simplesmente não consegue explicar. 

Vale ressaltar que, por mais que a doença não tem equivalência a transtornos como bipolaridade, depressão, entre outros, o seu surgimento tem forte ligação com problemas relacionados ao estresse, bem como a alterações hormonais, decorrentes de fatores comuns, como a andropausa, menopausa e também o hipotiroidismo. 

Passar por estas constantes mudanças no estado de espírito, causadas pela labilidade emocional, é algo realmente desgastante, não só mental, como fisicamente também, uma vez que a pessoa não consegue ter controle sobre suas emoções e sentimentos e acaba vivendo picos de alteração destes com grande frequência. 

[php_everywhere instance=”2″]

Características e sintomas da labilidade emocional

É importante salientar que a pessoa que possui comportamentos excessivos ou exagerados, não sofre um problema psicológico. A labilidade emocional, a qual estou me referindo, é uma instabilidade psicológica, ou seja, uma pessoa enfrenta este problema quando sofre mudanças frequentes de humor e é inconstante, demonstrando ter atitudes que vão mudando de acordo com o tempo.

Existem causas, como o estresse, que pode ser visto em uma pessoa que apresenta ter súbitas mudanças de humor. Esse tipo de instabilidade emocional afeta a maneira como o indivíduo se relaciona com os demais, seja pessoalmente ou profissionalmente.

A labilidade emocional pode atingir níveis elevados em sua manifestação, chegando até à explosão afetiva. Diante disso, é possível encontrar depoimentos de surtos considerados preocupante em diferentes ocasiões. 

A seguir, apresento a você algumas características e principais sintomas deste processo de constante mudança de humor. Confira:

  • Grandes alterações de humor no ambiente de trabalho e na vida pessoal;
  • Inabilidade para controlar as próprias emoções e sentimentos;
  • Abalos emocionais frequentes e em poucos minutos, levando a pessoa da tristeza à alegria, e vice-versa;
  • Explosões e mau humor, levando a pessoa a ser mais agressiva e irritada;
  • Crises de choro, aparentando fragilidade emocional;
  • Variação entre amor e ódio em um curto espaço de tempo;
  • Comportamentos impulsivos (excesso de gastos em dinheiro, pequenos furtos, dirigir de forma imprudente, excessos no campo sexual, entre outros);
  • Comportamento autodestrutivo;
  • Sentimento de vazio e tédio constante;
  • Dúvidas sobre si mesmo (sua identidade, de seu comportamento e carreira profissional).

Como mencionei anteriormente, alguns especialistas afirmam que a labilidade emocional isoladamente não pode ser considerada um transtorno psíquico ou psicológico, mas pode ser um sinal ou reflexo de outros distúrbios, como o transtorno bipolar, o que também está inteiramente ligado as emoções do ser humano.

Nota-se que os sintomas podem ser os mais variados, e sempre estarão ligados as emoções da pessoa por isso, é fundamental que esses distúrbios sejam detectados o quanto antes, para que seja possível tratá-los da melhor forma possível.

Preparei um material MA-RA-VI-LHO-SO, para ajudar você a viver mais leve e feliz.
Faça o download agora mesmo, é gratuito e vai mudar significativamente sua vida!

Tratamento para labilidade emocional

É interessante que a pessoa entenda primeiramente o motivo pelo qual ela tem apresentado os sintomas que levam à labilidade emocional, para aí então começar um tratamento. Com base no que será descoberto, que se torna possível identificar qual o melhor tipo de tratamento para a pessoa que apresenta os sintomas dessa patologia.

A instabilidade emocional acompanhada de fragilidade física ou astenia, apresenta um tratamento que muitas vezes necessita de perseverança, e em alguns casos para esse tipo de sintoma, o aumento do tempo de lazer e qualidade de vida com algum medicamento (se necessário), podem ser o melhor tratamento para a pessoa que apresenta a labilidade emocional.

O importante é buscar ajuda, seja ela médica ou psicológica, para que haja uma busca do que vem causando tantos sintomas, já que só assim será possível encontrar o melhor tratamento, para, então, a pessoa se curar e ter uma vida mais plena, tranquila e sem tanto sofrimento.

A importância do autoconhecimento para lidar com a labilidade emocional

Além de tudo isso que citei, com toda certeza, um dos melhores caminhos para lidar com este problema é também a pessoa investir no desenvolvimento de seu autoconhecimento. Digo isso, pois trata-se de um processo que vai contribuir para que ela se compreenda melhor e tenha maior consciência sobre os motivos que a levam a ter alterações tão repentinas de humor. 

O autoconhecimento é a chave que abre as portas para a compreensão do nosso Eu mais profundo. A partir dele todos nós passamos a conhecer nossas principais habilidades e competências, e também os pontos que existem em nós e que precisam ser melhorados constantemente, para que assim consigamos evoluir, efetivamente e na prática. 

Sendo assim, quando a pessoa que passa por estes episódios de labilidade emocional investe no desenvolvimento deste processo, ela tem a oportunidade, não só de entender melhor suas emoções e sentimentos, mas também de controlá-los, para que estas situações se tornem cada vez menos frequentes, e ela possa viver de forma mais plena e harmoniosa.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto é FELIZ!
Clique aqui e conheça nosso “Termômetro da Felicidade” !

Como eu citei acima, uma das formas de iniciar o processo de desenvolvimento do autoconhecimento é através da psicoterapia, onde um psicólogo e/ou um psiquiatra vão ajudar o indivíduo a se conhecer cada vez mais, internamente falando, contribuindo para que ele se fortaleça ainda mais e assim consiga superar este grande desafio em sua vida. 

Aliado a estes dois profissionais, o indivíduo que sofre com as alterações de humor que a labilidade social lhe causa pode também recorrer ao processo de Coaching, com o intuito de desenvolver o seu autoconhecimento. Isso porque trata-se de uma metodologia comprovadamente eficaz, que utiliza  técnicas e ferramentas de diversas áreas do conhecimento, capazes de lhe ajudar a se conhecer melhor e também fortalecer-se internamente e encontrar verdadeiramente a felicidade que tanto almeja. 

Para saber melhor como o Coaching pode ajudar todo e qualquer tipo de pessoa em seu processo de autoconhecimento, basta acessar a página do Professional & Self Coaching – PSC, a melhor e mais completa formação em Coaching do país. 

Como diferenciar a labilidade emocional do transtorno bipolar?

Por mais que seja bastante parecida, a labilidade emocional não chega a ser um transtorno e se diferencia em diversos aspectos do transtorno bipolar. A principal diferença diz respeito à forma como cada um se manifesta no indivíduo.

Por exemplo: a pessoa com labilidade emocional muda repentinamente de humor, passando da alegria à tristeza ou à raiva em poucos minutos. Geralmente indivíduos vistos como excessivamente dramáticos, que levam suas emoções ao limite.

Já aquele que sofre com os efeitos do transtorno bipolar também tem o seu estado de espírito alterado, vivendo a máxima euforia, alternando entre episódios de mania e profunda tristeza, sendo considerada como a fase depressiva. 

A grande diferença está na duração de cada uma, ou seja, enquanto na labilidade emocional a pessoa muda de humor em questão de minutos, no transtorno bipolar, tanto a fase da mania, quanto a depressiva, podem durar dias, semanas e até meses.

Sendo assim, é preciso ficar atento, para que, dessa maneira, confusões sejam evitadas, haja a identificação assertiva de um e seja feito o direcionamento adequado de tratamento ao indivíduo. 

Dicas para manter a saúde mental em dias

Se você se encontra na condição de uma pessoa que enfrenta os sintomas da labilidade emocional, além dos tratamentos tradicionais que citei acima, existem pequenas ações, voltadas para manter a saúde mental de uma forma geral, mas que você pode incluir em seu dia a dia e que vão te ajudar a lidar cada vez melhor com este problema. Veja quais são elas, a seguir:

Pratique atividade física 

É unanimidade entre especialistas que a prática de atividades físicas contribui significativamente para que o ser humano tenha uma vida mais saudável e feliz. Assim, o primeiro passo para manter a sua saúde mental em dias e afastar os episódios de labilidade emocional é realmente se mexer. 

Encontre algo que você verdadeiramente goste de fazer e invista um pouco do seu tempo nisso. Com o passar do tempo você vai perceber que estará se sentindo muito mais pleno e satisfeito com vida de uma maneira geral. 

Procure não levar a vida tão a sério

Como eu disse mais acima, as pessoas que enfrentam a labilidade emocional geralmente são vistas como aquelas que levam tudo ao pé da letra. Neste sentido, a dica aqui é relaxar e não deixar que as coisas que te incomodam te afetem tanto assim.

Se algo acontecer ou alguém fizer alguma coisa que você não goste, procure não levar isso tão à sério, porque, no final das contas, a maior pessoa prejudicada será você. Sendo assim, respire fundo e siga em frente, pois, fazendo isso, você estará se preservando e preservando também as pessoas ao seu redor. 

Tenha relacionamentos saudáveis 

Outra coisa que ajuda a todos nós a manter a saúde mental em dias é ter sempre por perto pessoas que nos fazem bem. Sejam familiares, amigos ou cônjuges, estar rodeado daqueles que amamos, que nos incentivam em nossos projetos, bem como a sermos indivíduos cada vez melhores, faz com que tenhamos cada vez mais bem-estar em nossa jornada pela vida.

Sendo assim, é essencial que você invista em suas relações, sejam pessoais ou profissionais, pois isso vai impactar diretamente em sua saúde mental e bem-estar. 

Se você conhece alguém que possua esses sintomas com frequência, tente de alguma forma ajudá-lo (a), com certeza essa pessoa precisa de atenção e um tratamento específico para que o caso não se agrave. Compartilhe esse conteúdo se ele foi útil para você, aproveite e use o espaço abaixo para deixar sua opinião sobre a labilidade emocional.

[php_everywhere instance=”1″]

Copyright: Alexandru Zdrobău / https://unsplash.com/@alexandruz

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010