Conquistando o emprego dos sonhos

Quem não almeja conquistar um emprego dos sonhos, não é mesmo? Trabalhar com o que se gosta, além de muito prazeroso, nos dá mais ânimo e disposição para fazer tudo com excelência.

Mas conquistar esse tão disputado alvo, nem sempre é uma tarefa fácil. Exige acima de tudo, dedicação e disciplina. Para isso, algumas dicas podem ser importantes:

Defina seus objetivos

Defina que área e carreira quer seguir, quando você estabelece suas metas, você evita ficar atirando em qualquer direção e mira um único alvo, o lugar onde quer estar.

Identifique quais são seus talentos, seus pontos fortes e fracos, competências, habilidades, anseios e prioridades. Isso pode te ajudar a identificar qual emprego é mais compatível com sua realidade, além de ajudar a traçar uma estratégia para alcançá-lo.

Arrisque

Não tenha medo de novos desafios. Ficar acomodado não vai te levar a lugar algum.

Novos desafios garantem grandes conquistas. Esteja sempre preparado para encarar as mudanças que podem aparecer na sua vida.

Mantenha os pés no chão

Não tente enganar a si mesmo ou aos outros. Seja sempre transparente, não finja ser o que você não é e nem saber o que você não sabe. Esse engano pode ser perigoso.

Atualize  seu currículo e se prepare para as entrevistas

Um currículo bem feito é fundamental para quem está em busca de um bom emprego.
Procure colocar todas as atividades que já realizou, apresente cada uma delas e informe seus objetivos.

Se prepare para responder perguntas complexas durante as entrevistas tais como: quais seus pontos fracos? por que saiu do emprego anterior? por que acredita ser o melhor candidato para esta vaga? Outra dica bastante valiosa é estudar sobre o universo da empresa antes e decidir se é o local onde você quer mesmo trabalhar.

Candidate-se a vagas e faça networking

Procure vagas do seu interesse, além de ampliar suas chances de fazer entrevistas, seu contato com as oportunidades disponíveis irão te ajudar a se manter bem informado com as mudanças do mercado de trabalho.

Procure por empresas que você deseja trabalhar e vagas compatíveis com o seu perfil e habilidades profissionais. Retome também contatos e solicite indicações.

Busque informações na sua área

Procure aumentar sempre seus conhecimentos sobre a sua área, leia os livros mais atualizados, revistas, artigos e etc. Participe de congressos, cursos, fóruns e palestras.

Seja flexível ao negociar sua remuneração

Se a empresa oferecer uma remuneração abaixo da pretendida, avalie se vale a pena ou não e em quanto tempo ela pode oferecer crescimento, aumentos e promoções. É importante pensar também se o fator decisório é a remuneração ou o cargo? Procure observar se a empresa dará oportunidade para o seu desenvolvimento profissional, oportunidades para que você dê o melhor de si.

Aproveite as dicas e boa sorte!

 

 

 

 

Compartilhe esse post

Sobre o autor

Autor

José Roberto Marques

José Roberto Marques é presidente do IBC, Master Coach Senior e Trainer. Um dos pioneiros em Coaching no Brasil, com mais de 25 anos de experiência em treinamento e desenvolvimento humano. Fundador e também presidente da Editora IBC, possui diversas obras publicadas. É professor convidado da Universidade de Ohio. Como Coach atende CEO’s e líderes de grandes organizações.

Deixe seu comentário

Seja um Coach!

Redes sociais