Desafios da Liderança Atual

Líder e sua equipe no topo da montanha

Para ser um líder extraordinário é necessário muito mais que aumentar a produtividade, a lucratividade, desenvolver a qualidade e contribuir com um mundo melhor.

Ser líder não é uma tarefa simples, não basta apenas exercer sua autoridade em épocas de estabilidade. Um líder autêntico é capaz de criar estratégias, determinar a direção que a empresa deve seguir para alcançar um conjunto de metas e, também faz com que seus colaboradores o sigam por estarem convencidos da validade de suas ideias.

É muito importante que um líder tenha paixão e entusiasmo que o impulsione e o motive a investir tempo e esforço para guiar outras pessoas. De acordo com o Presidente do Banco de Boston, Henrique Meirelles, “Liderar é transmitir um sonho. É preciso inspirar as pessoas a chegar a um lugar em que elas ainda não estão. Não basta motivar-se, tem de motivar os outros. Não basta ter uma ideia clara de onde ir, mas principalmente de como ir”.

No artigo a seguir iremos explanar mais sobre os principais desafios que se colocam diante das lideranças atuais. É importante refletir sobre esses tópicos para encontrar possíveis respostas para as dificuldades que se apresentam no dia a dia dos líderes. Ser um bom líder é saber que é necessário se manter aberto para o que o mundo tem a dizer. 

O Líder Eficaz

É aquele capaz de criar condições para que a Liderança floresça em outros, identificando e cultivando líderes potenciais em todos os níveis. Algo essencial, já que as grandes empresas estão se decompondo em unidades menores de negócios a fim de se tornarem mais competitivas.

O líder de hoje tem responsabilidades como:

  • Enfrentar riscos;
  • Ter persistência para alcançar resultados desafiadores;
  • Ter coragem;
  • Ser ético;
  • Construir novos valores de gestão;
  • Levar as pessoas a se desenvolverem;
  • Ajudá-las a encarar a realidade;
  • Mobilizar a mudança.

O líder de hoje ultrapassa tudo o que se falou e esperou dos líderes do passado. Ele proporciona um ambiente favorável, de forma que as pessoas se sintam mais motivadas. A liderança não se refere apenas ao líder, mas sim à forma como esse profissional se posiciona em relação aos seus liderados. O líder eficaz é aquele que lidera pensando no bem do coletivo. 

Os desafios da Liderança

Dentro de uma empresa, o líder é um agente estratégico detentor de um carisma nato, poder de persuasão, inteligência, responsabilidade, flexibilidade e autoridade natural. Além de ser encarregado de grande parte do crescimento da organização.

A liderança não consiste apenas em “mandar”, mas sim inspirar para que as atividades sejam realizadas com afinco e dedicação por parte de todos. De acordo com uma pesquisa realizada pela Gallup Organization com mais de 5.000 líderes em todo mundo, existem 7 habilidades importantes, além das óbvias:

1. Autoconhecimento

Para guiar os liderados ao sucesso é essencial conhecer primeiro a si mesmo. O indivíduo que tem autoconhecimento tem uma compreensão mais ampla de como transpor barreiras. O conhecimento do seu interior permite desenvolver mais amplamente a sua inteligência emocional. 

Quando a pessoa consegue “ler” seus próprios sentimentos e ações tem um panorama mais completo de como os outros agem. O autoconhecimento permite se tornar mais empático e preparado para assumir as rédeas da condução da equipe. 

2. Visão estratégica

Este tópico está intimamente ligado ao anterior e se mostra um desafio porque nem todos entendem a sua relação com o emocional. Ter visão estratégica diz respeito a entender como as outras pessoas irão reagir. Basicamente se trata de conseguir se planejar frente às respostas que os outros darão. 

O líder atual deve estar dois ou mais passos à frente dos seus liderados, sempre considerando o melhor para o coletivo. Estar em uma posição de liderança não é nada fácil e demanda compreender as necessidades dos outros. 

3. Maximização de valores

O líder precisa ter seus valores e os valores da sua equipe bem definidos e claros. Para que a condução do grupo seja satisfatória é imprescindível que esses valores sejam maximizados.

Nada pode ser colocado à frente do que é realmente valioso para o grupo. Uma forma de trabalhar melhor nesse sentido é seguir os valores da companhia e buscar contratar colaboradores que tenham os mesmos valores. 

4. Experiências desafiadoras

As experiências do dia a dia são o que permitem a evolução dos colaboradores. Então, é essencial que o líder proporcione para a sua equipe desafios. Deixar que os profissionais se acomodem na zona de conforto não é uma forma estratégica de lidar com a equipe. Sendo assim, o grande desafio do líder atual é manter a sua equipe desafiada por novas empreitadas. 

5. Cultivo de talentos

Contar com talentos na equipe é essencial para ter mais competitividade no mercado. A dica para ter uma equipe de destaque é cultivar os talentos. As lideranças devem olhar atentamente para os potenciais que tem diante de si. 

Busque desenvolver esses potenciais investindo na qualificação e crescimento dos colaboradores. Entenda que é sempre mais fácil incentivar o crescimento de quem já faz parte da equipe do que buscar fora. 

6. Construção de alianças

Para que uma liderança seja forte e sustentável é determinante que conte com alianças sólidas. Ao se colocar numa posição acessível e aberta ao diálogo, o líder se permite construir boas alianças. Lembre-se de que os grandes resultados geralmente são obtidos através da conjunção de alianças. 

7. Aprendizado permanente

A ideia de que o líder sabe tudo está ultrapassada há muito tempo. Para assumir uma posição de liderança é crucial entender que se precisa aprender continuamente.

O tempo todo você deve estar aberto a novas possibilidades de aprendizado. Além de trocar experiências com os membros da sua equipe, busque por cursos e fontes de conhecimento. 

Processo de Coaching: ajuda para vencer os desafios da liderança atual

Se você deseja evoluir como um líder, desenvolver e potencializar as suas habilidades, a Formação em Coaching é uma ótima dica. Através dela, você aprenderá técnicas e ferramentas para aprimorar suas capacidades e alavancar seus resultados como líder, gerente e gestor de equipes.

O Coaching trabalhará aspectos fundamentais para o exercício da sua liderança, como:

  • A percepção de si;
  • Do outro;
  • Da equipe;
  • E a condução da equipe para alcançar resultados.

Clique aqui e saiba mais sobre o Professional & Self Coaching, a melhor e mais completa formação em Coaching do Brasil.

Com essas dicas você tem mais ferramentas para vencer os desafios da liderança atual!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63