10 dinâmicas para casais

Dinâmicas para casais

As dinâmicas para casais ajudam a prever problemas futuros no relacionamento

 

A dinâmica para casal é uma forma efetiva de encontrar ou prever problemas que possam atrapalhar o sucesso de um relacionamento. Para isso, aqui está uma seleção com 10 dinâmicas de casais. Conheça:

  • Dinâmica do problema comum

O que é preciso: papel e caneta.

Como funciona: os dois devem escrever situações comuns do dia a dia deles, tais como se esquecer de arrumar a cama e lavar a louça após o fim da refeição. Então, separadamente, cada um escreve a reação do outro em relação ao tema.

Objetivo: o foco dessa atividade está em entender o ponto de vista do outro em um cenário que é ou pode se tornar problemático. Com isso, é possível prevenir possíveis dificuldades.

  • Dinâmica da sabedoria mútua

O que é preciso: um grupo com dois casais ou mais, uma fita adesiva, papel e caneta.

Como funciona: essa tarefa funciona como uma pequena competição. Primeiro é preciso colocar a fita adesiva no chão e posicionar os casais longe dela. Nos papéis devem ser escritas perguntas comuns referentes a rotinas de casais. Então, o líder da atividade lê a questão e o casal deve às responder em um pedaço de papel separadamente. Caso o duo tenha respondido a mesma coisa, os dois avançam. Se isso não acontecer eles permanecem parados. Quem chegar primeiro na linha demarcada no chão vence o jogo.

Objetivo: indicar a essencialidade das duas partes do casal saberem o máximo sobre eles. Claro, não para ganhar na atividade, mas para se conhecerem melhor e ainda poder se ajudar sempre que preciso. Com a tarefa, é possível prevenir possíveis problemas de comunicação.

  • Dinâmica da troca de personalidade

O que é preciso: papel e caneta.

Como funciona: os dois devem escrever em um papel quais são as características positivas e negativas do outros. Após isso, eles leem as listas e discutem sobre cada item.

Objetivo: a meta é que os dois se surpreendam com os alguns dos itens e possam chegar a uma conclusão interessante sobre o que é preciso ser desenvolvido e o que precisa ganhar mais destaque na personalidade de cada um.

  • Dinâmica do perdão

O que é preciso: um espaço calmo para a realização da atividade.

Como funciona: uma das pessoas do casal fala sobre situações que ela mesma causou e que ainda não sente se o outro perdoou completamente. A ideia é que os dois discutam cada cenário e tentem chegar a um comum acordo para que a consciência de todos fique limpa.

Objetivo: retirar alguns dos pesos que carregam no dia a dia por conta de eventos passados. Com essa atividade, os dois entendem a importância de manter o canal de comunicação aberto e atualizado. Afinal, ninguém merece ficar carregando fardos do passado, não é mesmo?

  • Dinâmica da enquete

O que é preciso: cronômetro, papel e caneta.

Como funciona: cada parte do casal escreve 10 itens simples que supostamente o outro deveria saber sobre ele. Após a elaboração da lista, um pergunta para o outro e este deve responder em até 15 segundos.

Objetivo: averiguar se os dois realmente conhecem alguns pontos importantes sobre o outro. Com isso, já é possível conferir se é preciso aumentar a qualidade de conversas para que os dois entrem em um nível de conexão mais alto.

  • Dinâmica do detalhe

O que é preciso: para essa atividade é preciso reunir três casais ou mais e ter uma venda.

Como funciona: uma das pessoas de um casal deve ser vendada e encontrar o seu par somente tocando o rosto dos participantes.

Objetivo: a meta é que todos entendam a importância de conhecer bem o companheiro ou companheira, despertando uma visão mais detalhista a respeito de tudo. Com essa atividade, é possível ativar o olhar para os pequenos gestos e a valorização deles.

  • Dinâmica do nível de estresse

O que é preciso: papel e caneta.

Como funciona: cada um escreve em um papel duas listas, uma com as características do outros mais estressantes e outra com os itens que são apaixonantes. Depois cada um lê as suas listas e mostra qual foi o raciocínio para a elaboração delas.

Objetivo: a ideia é que cada uma seja sincero e leve a questão com a intenção de tentar a resolver. Com isso, é possível aumentar o status de cumplicidade do casal e a capacidade de resolver situações problemáticas com a comunicação.

  • Dinâmica do conhecimento

O que é preciso: um grupo com cinco casais ou mais que já conhecem há um tempo, papéis em branco e caneta.

Como funciona: cada um deve escrever as principais características a respeito do seu par em um pedaço de papel. Então, o coordenador da atividade deve ler cada papel e pedir que todos adivinhem a quem a redação está se referindo.

Objetivo: o foco é fazer um momento de revelações construtivo. Com essa dinâmica é possível entender se realmente um conhece o outro no momento atual e como isso pode ou não influenciar no futuro do casal.

  • Dinâmica do futuro

O que é preciso: papel e caneta.

Como funciona: separadamente, cada pessoa do casal escreve o que deseja para o futuro em quatro setores, que são o individual, o profissional, do relacionamento e o da família. Por exemplo, começar uma atividade física, conseguir um aumento salarial em até seis meses, fazer uma viagem em casal ao menos uma vez ao ano e começar a planejar a ter uma criança.

Objetivo: o foco é que os dois entendam o que o outro está esperando da vida e da relação e verificar se as ambições deles se encaixam de alguma forma. Com isso já será possível perceber se os dois realmente têm a mesma ideia ou se já pensam em caminhos muito diferentes.

  • Dinâmica da gratidão

O que é preciso: um pote, papel e caneta.

Como funciona: o casal escreve, separadamente, em vários pedaços de papel tudo que eles consideram que devem agradecer a respeito do relacionamento deles. Depois de lerem tudo, é interessante deixar o pote em um lugar visível.

Objetivo: a meta é que os dois leiam o que o outro escreveu e se sintam agraciados com o reconhecimento. Com essa atividade, os dois relembram que um relacionamento é construído todos os dias e a importância que o agradecimento tem nesse contexto.

Escreva nos comentários se você já participou de algumas dessas atividades. Conte também se você conhecer mais alguma dinâmica interessante.

Coaching para casais

O coaching é uma forma de transformar a vida de uma pessoa positivamente em curto, médio e longo prazo e com consequências eternas. O método visa o empoderamento tanto em âmbito profissional quanto pessoal. Justamente por ser tão abrangente, o coaching é solicitado por diversos tipos de pessoas em diferentes momentos da vida, inclusive casais.

Realizado por um coach especializado, o coaching de relacionamento é uma maneira efetiva de mudar a vida de dois indivíduos que desejam ser melhores sem prejudicarem o seu protagonismo em casa ou no trabalho.

Com sessões semanais, quinzenais ou mensais, o trabalho do casal com o profissional tem como objetivo trilhar um caminho de evolução com resultados positivos para ambas as partes. Durante as sessões, cada um irá falar a respeito de como se conheceram e da maneira que isso afetou aquele momento de vida em âmbito profissional e pessoal; da visão pessoal do relacionamento; quais são os pontos fortes e quais são os fracos do outro e da relação; quais são as metas pessoais e quais são aquelas que deseja cumprir juntos; e outros pontos essenciais para uma boa avaliação do coach.

Esses não são simplesmente desabafos, são críticas construtivas que buscam pela resolução do problema. São nesses momentos de sinceridade que situações relacionadas à desconfiança, falta de comunicação, filhos, família, comportamentos, questões financeiras e trabalho possam ser solucionadas ou encaminhadas para um processo de resolução.

Além de trazer grandes benefícios para o casal, o coaching de relacionamento contribui para o balanceamento saudável da vida pessoal com a vida profissional. Invista nessa forma de progredir enquanto indivíduo e casal! Aproveite para compartilhar esse texto com os seus amigos.

 

Copyright: 554623639 – https://www.shutterstock.com/pt/g/dolgachov

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010