Desenvolvimento pessoal e empregabilidade: as duas coisas andam juntas

Desenvolvimento Pessoal e Empregabilidade

Desenvolvimento Pessoal e Empregabilidade

 

No artigo de hoje você vai entender como o conceito de desenvolvimento pessoal e de empregabilidade estão conectados. Continue lendo para saber mais!

O que é empregabilidade

O conceito de empregabilidade se refere a uma pessoa que está sujeita à possibilidade de ser empregado. Para manter o termo funcionando na sua vida profissional, é essencial que você esteja atualizado com as tendências da sua área e do mercado. Afinal, de que adianta ter o conhecimento de 10 anos atrás? Ou de que adianta ser muito inteligente para não estudar novas tecnologias dentro do seu setor?

Estar em constante aprendizado é uma forma de conhecer mais a si mesmo e de mostrar que você está interessado em continuar se destacando no mercado. Complemente sua leitura e confira 10 formas que ajudam você a adquirir conhecimento.

O que é desenvolvimento pessoal

Estar em constante progresso significa que você mantém a sua mente para aprender novidades, seja em ambiente profissional ou não. Mais do que isso, você é flexível para receber ensinamentos de um livro, portal na internet ou de outra pessoa que entende mais do que assunto do que você. O importante é ter a mentalidade de que não sabe tudo e que o novo conhecimento pode estar em diferentes fontes.

É exatamente esse progresso contínuo que contribui fortemente para o seu desenvolvimento pessoal. E, é claro, esse lado impacta profundamente o lado profissional. Do contrário, só viveríamos em um âmbito. O ideal é que se tenha um equilíbrio entre todos os setores da vida para conseguir manter a saúde física e mental em dia.

E nada que você faz pensando no seu progresso deve ser feito como se fosse algo pequeno. Mais do que simplesmente aprender por aprender, ler por ler, estudar por estudar, o desenvolvimento pessoal exige que você realmente absorva a informação e a faça ser usada em diferentes aspectos da sua vida.

A constante dedicação para continuar em um processo de evolução demonstra amadurecimento e dedicação. Aproveite que você leu até aqui para conferir esse artigo superinteressante sobre o desenvolvimento pessoal e profissional com o coaching.

Como o coaching pode atuar de forma positiva

No Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) há a formação Professional & Self Coaching (PSC), que é a mais completa e moderna do Brasil que trata do tema. As aulas práticas, teóricas e dinâmicas ensinam sobre a importância do desenvolvimento pessoal e da empregabilidade com conteúdos ricos que mostram como exercer o autodesenvolvimento, a autoestima, o autoconhecimento e a inteligência emocional. O curso é ideal para quem está buscando por crescimento pessoal e profissional, novas oportunidades de carreira, como adquirir novas habilidades, como desenvolver as competências e como trilhar um caminho de boas práticas de liderança.

Além desses tópicos, você confere o que são as crenças limitadoras e como não deixar que elas atrapalhem seu processo evolutivo;  quais são os princípios da programação neurolinguística e como ela pode contribuir para a construção dos seus objetivos profissionais; quais são os principais conceitos da psicologia positiva e como ela está fortemente ligada a sua capacidade de enxergar as situações com um diferente olhar e aprender mais dessa forma; e muitos outros temas essenciais para o seu crescimento profissional e pessoal.

Você também pode se tornar um coach com o PSC, caso queira mudar de carreira. Aulas como os fundamentos e as principais técnicas do coaching vão lhe ajudar com esse processo. Mais do que isso, você aprende a criar as próprias técnicas.

O curso ainda vai além e ensina por meio de ferramentas para que os novos conhecimentos fiquem marcados e sempre atrelados ao seu processo de evolução. Por exemplo, a formação usa o software Coaching Assessment, exclusivo do IBC, que tem a validação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da FUMSOFT (Fundação Mineira de Software), e a chancela como produto inovador da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

São 180 horas de profunda imersão, sendo que 96 são presenciais; 30 são referentes a  Universidade Virtual de Coaching, que nivela os participantes para que todos tenham o mesmo grau de sabedoria; e 54 são de atividades complementares.

Na parte de atividades dinâmicas, você irá participar de famosas ações que vão contribuir efetivamente com o seu amadurecimento. São exercícios como a Tríade do Tempo, a Roda da Vida, o Teste de Perfil Comportamental e o Teste de Perfil de Personalidade, a Roda da Inteligência Emocional, o Patrocínio Positivo, a Roda das Competências, a Rota de Ação, Feedback 360º Projetivo e Autofeedback, Auxiliares Linguísticos e muitos outros importantíssimos.

Quando você chegar ao fim do curso tendo cumprido com todas as horas e atividades, você recebe 6 titulações, que são: Analista Comportamental, Leader e Self Coach (metodologia exclusiva criada por José Roberto Marques, fundador e presidente do IBC), Life Coach, Professional e Extensão Universitária (reconhecimento acadêmico das Faculdades Monteiro Lobato, do Rio Grande do Sul). Como se não bastasse, você ainda tem o reconhecimento de 5 institutos internacionais: Global Coaching Community, European Coaching Association, International Association of Coaching, International Coaching Council e Behavioral Coaching Institute.

No fim do curso, você terá passado por um profundo processo de transformação pessoal e profissional que tem efeitos em curto, médio e longo prazo. Além de você mesmo, todos que estão em volta vão sentir suas mudanças e vão se beneficiar com elas. Afinal, você terá mais habilidade para entregar melhores trabalhos, ser mais produtivos e ainda sustentar relacionamentos interpessoais e pessoais saudáveis.

Então, não espere que alguém jogue essa formação incrível no seu colo. Você deve correr atrás da sua educação contínua com o PSC. Pode ter certeza de que o coaching terá um impacto positivo na sua carreira de tal modo que você vai elevar ainda mais a sua alta performance.

Gostou do artigo? Então, navegue mais pelo site ou converse com um dos nossos atendentes para saber mais a respeito dessas e outras formações. Aproveite para compartilhar o texto nas suas redes sociais!

Copyright: 447401257 – https://www.shutterstock.com/pt/g/tsyhun

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010