Dinâmica do abrigo subterrâneo – Entendendo como cada um age sob pressão

dinâmica do abrigo subterrâneo funciona

Saiba como a dinâmica do abrigo subterrâneo funciona

 

Como você reage quando está em uma situação de pressão? Caso você consiga lidar bem com isso, saiba que essa facilidade não é uma virtude de todos os profissionais, mesmo sendo essencial para o dia a dia de qualquer empresa.

Para ajudar as pessoas que precisam desenvolver esse tipo de característica, existe uma dinâmica chamada abrigo subterrâneo. O artigo de hoje vai explicar como essa atividade acontece e ainda dar conselhos sobre como se empoderar por meio do coaching. Para saber mais é só continuar lendo o texto!

Desenvolva e potencialize suas habilidades em Inteligência Emocional!
Baixe gratuitamente meu livro “O Poder do Autoconhecimento”!

Como a dinâmica do abrigo subterrâneo funciona

O coordenador da atividade deve começar discursando a respeito do cenário que é este: 12 pessoas, que nenhum dos participantes conhece, estão em uma cidade que está sendo bombardeada pelas tropas inimigas. Então, o instrutor deve informar que há um abrigo próximo, mas que só cabem 6 do total de seres humanos e que todos devem tomar uma decisão a respeito de quem será protegido e de quem não será.

Para clarear as ideias sobre quem é quem, o líder deve informar as personalidades:

  1. Violinista de 40 anos, narcótico e viciado.
  2. Advogado de 25 anos com HIV +.
  3. Esposa do mesmo advogado, que tem 24 anos e acaba de sair do manicômio. Ambos preferem ficar juntos no abrigo, ou fora dele.
  4. Sacerdote de 75 anos.
  5. Prostituta de 34 anos.
  6. Ateu de 20 anos, autor de vários assassinatos.
  7. Universitária que fez voto de castidade.
  8. Profissional da física de 28 anos, que só aceita entrar no abrigo se puder levar consigo uma arma.
  9. Declamador fanático de 21 anos.
  10. Menina de 12 anos e com baixo Q.I.
  11. Homossexual de 47 anos.
  12. Excepcional de 32 anos, que sofre de ataques epilépticos.

Os participantes devem escolher individualmente 6 das 12 pessoas sem se esquecer de que todos estão em uma situação de extremo pânico e perigo. Imagine a pressão! Depois de fazer as opções, todos devem informar quem são seus 6 indivíduo sortudos e as razões por ter feito essas escolhas. A propósito, quem você escolheria e por quê? Escreva nos comentários!

O objetivo da atividade

Apesar de ser exagerado, o cenário proposto na dinâmica do abrigo subterrâneo tem o objetivo de mostrar aos participantes que a agilidade de uma tomada de decisão deve incluir estratégia, inteligência emocional e uma justificativa para cada pensamento. Caso contrário, as deliberações se tornam apenas julgamentos pessoais sem explicação racional.

Levando a lógica de pensamento para o mundo profissional, os colaboradores que conseguem combinar as virtudes acima, para estruturar demandas e resolver situações de pressão que necessitam de um direcionamento, destacam-se. Essa sabedoria também pode ser chamada de habilidade para o gerenciamento de crises. E quem, além de conseguir isso, faz uma análise crítica a respeito da própria decisão e do que aconteceu durante todo o processo ganha ainda mais protagonismo, pois tem senso indagador e humildade para enxergar erros e acertos como aprendizados.

A importância da inteligência emocional

Ter o controle dos próprios sentimentos em todos os âmbitos da vida parece ser uma capacidade difícil de alcançar. E é. Porém, não é impossível. Basta entender como você mesmo funciona e como saber evoluir com as vitórias e as derrotas sempre. Isso se chama inteligência emocional.

Claro que desenvolver esse gerenciamento sentimental não é um processo simples, mas o quanto antes começar, melhor será. Por isso, existe o coaching, um método que contribui para o seu progresso enquanto pessoa fora e dentro do trabalho, inclusive para o exercício da inteligência emocional.

O coaching atua como um ponto de transformação na vida de uma pessoa, pois ensina tanto que é impossível não se sentir alguém diferente após as sessões. No caso da inteligência emocional, o método mostra a necessidade de saber sobre suas ações e reações para conseguir lidar melhor com cenários problemáticos.

Para começar com esse processo, o coaching ensina sobre autoconhecimento. O exercício é uma forma de compreender quais são suas características positivas afloradas e como fortalecê-las; quais são suas virtudes escondidas e que precisam de um empurrãozinho para aparecerem e se destacarem; quais são seus pontos negativos que podem ser desenvolvidos para que se tornem positivos; e quais são suas características sabotadoras que precisam ser controladas ou eliminadas.

Após conseguir toda essa sabedoria sobre si mesmo, o coachee (aprendiz) tem a capacidade de entender como sua mente funciona em diversos momentos. Com isso, é possível desenvolver a habilidade da inteligência emocional, que será muito útil tanto em situações de pressão, como nas simples tomadas de decisão. Tal competência é essencial para conseguir passar pelo dia a dia de maneira bem sucedida e com muitos aprendizados absorvidos.

No Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) há a formação Professional & Self Coaching (PSC), que tem uma grade de conteúdo capaz de agregar muito no seu cotidiano. São 30 horas de ensino a distância, 96 horas de aulas presenciais e 54 horas de projeto prático do curso que totalizam 180 horas de curso, a maior e mais completa carga horária do Brasil na área. Com dinâmicas, aulas teóricas e práticas, o curso ensina sobre como exercitar o autoconhecimento e a inteligência emocional. Mais do que isso: você irá aprender a como continuar evoluindo com essas sabedorias para sempre, trabalhando com o autodesenvolvimento. Afinal, aprender é algo constante na vida de todos, principalmente dos profissionais que se destacam no mercado de trabalho.

Além disso, a formação ensina sobre a história e os fundamentos do coaching; os princípios da programação neurolinguística e psicologia positiva; quais são as melhores práticas de uma boa liderança; o que é o processo evolutivo; alguns princípios da ética; e muitos outros pontos essenciais para o progresso humano.

Durante as sessões, você irá usar o Coaching Assessment, uma ferramenta que tem a função de mapear as tendências comportamentais baseada na metodologia DISC (dominância, influência, estabilidade e conformidade, em tradução livre). Esta foi chancelada pela FINEP, Ministério da Ciência e Tecnologia, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Fundação Mineira de Software (FUMSOFT). Além disso, você irá participar de métodos como a Roda da Inteligência Emocional, Rapport, Roda da Vida, Tríade do Tempo, Roda das Competências, Teste de Sistemas Representacionais e muito mais.

Após completar o curso, você terá 6 certificações, que são: Life Coach, Professional, Extensão Universitária (reconhecimento acadêmico das Faculdades Monteiro Lobato, do Rio Grande do Sul), Analista Comportamental, Leader e Self Coach. Além disso, terá certificação de 5 renomados institutos de coaching, que são: Internacional Association of Coaching, Global Coaching Community, European Coaching Association, International Coaching Council e Behavioral Coaching Institute.

Desenvolva e potencialize suas habilidades em Inteligência Emocional!
Baixe gratuitamente meu livro “O Poder do Autoconhecimento”!

Todos esses reconhecimentos contribuem para o seu desenvolvimento em todos os setores da vida. No campo profissional, você terá a habilidade de escolher qual será seu próximo passo: buscar por uma movimentação dentro do seu cargo, trabalhar por um aumento salarial, esforçar-se para conseguir uma promoção, mudar de empresa ou até planejar uma troca de carreira. Inclusive o PSC lhe dá a possibilidade de um coach (treinador) e ajudar outras pessoas a se transformarem também.

Ficou interessado? Saiba que o Professional & Self Coaching é realizado em turmas intensivas de 7 dias consecutivos ou em 2 módulos de 4 dias. Conserve com uma das nossas consultoras para saber mais e comece agora mesmo a investir na sua educação contínua! Compartilhe esse artigo com os seus amigos e espalhe o conhecimento.

 

Copyright: Google – https://epocanegocios.globo.com/

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010