Dicas de como fazer um bom relatório de pesquisa de mercado

Relatório de Pesquisa de Mercado Saiba como fazer um bom Relatório de Pesquisa de Mercado

 

Empresas de todos os segmentos do mercado necessitam de informações para traçar estratégias mercadológicas. Mas, como fazer isso? Como obter essas informações de maneira segura e pontual? Através da pesquisa de mercado. Quer saber mais sobre pesquisa de mercado? Então, continue a leitura!

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Porque é importante investir em pesquisa de mercado?

Uma pesquisa de mercado, quando feita de maneira correta, traz informações relevantes a respeito do mercado de atuação de uma empresa, apontando as características do segmento em que a organização está inserida, público-alvo, vantagens e desvantagens e diversos outros dados que podem ser relevantes para o aprimoramento dos processos empresariais.

Investir em pesquisas de mercado garante a identificação de estratégias que precisam de melhorias e isso minimiza riscos tanto no faturamento quanto na relação com o cliente. A pesquisa de mercado traz clareza para as organizações empresariais nos mais variados aspectos. É ela que aponta que a sua empresa tem feito de positivo para se destacar dos concorrentes, por exemplo. É a pesquisa de mercado que traz informações que podem ser poderosos insights para novas estratégias de vendas ou melhorias para os produtos e serviços que são ofertados aos clientes. 

Por tudo isso, investir em pesquisas de mercado faz toda a diferença para as empresas. É uma forma eficaz de traçar estratégias inovadoras para vendas, relacionamento com o cliente e posicionamento mercadológico. 

Dicas de como fazer um relatório de pesquisa de mercado

Agora que você já sabe a importância de investir em pesquisa de mercado, o próximo é saber como fazer. Para te ajudar neste processo, confira a seguir as dicas preparadas pra que você e sua equipe tenham êxito na pesquisa de mercado. 

1 – Estruture a pesquisa

Todas as etapas são importantes em uma pesquisa de mercado. Um dos mais importantes é o começo. Estruturar a pesquisa é importante para que não haja dados errados ou informações contraditórias. Portanto, comece definindo o método da pesquisa e, em seguida, a amostra ou espaço amostral.  Em seguida, recolha dados a respeito do público-alvo e objetivos da pesquisa. Este passo é importante porque aponta para quem você pretende vender. O objetivo da pesquisa precisa estar claro para todos os envolvidos e responsáveis pela coleta de informações. 

2 – Faça um resumo de clientes

É fundamental que as informações sobre os clientes sejam levantadas para que fique claro para todos quem são as pessoas que consomem o que a empresa oferta no mercado. Mas apresente em forma de resumo para que a leitura tenha maior aproveitamento. No resumo de clientes você deve levar em consideração toda a informação dos clientes que conseguiu reunir por meio de questionários, perguntas diretas e comportamento do consumidor na internet.

Esse relatório deve conter:

  • Gastos dos clientes em geral;
  • Estado civil do público-alvo;
  • Faixa etária do público-alvo;
  • Pontos mais satisfatórios da sua empresa que eles consideram.

3 -Analise a concorrência

Tão importante quanto saber quem são seus clientes é saber quem são seus concorrentes. Afinal, como criar estratégias sem conhecer seu adversário? Sem conhecer a concorrência qualquer estratégia se torna obsoleta. Portanto, ao fazer a pesquisa de mercado, este tópico é fundamental. Analise a sua concorrência de maneira imparcial. Ao fazer seu relatório sobre a concorrência da empresa, as seguintes informações devem estar citadas:

  • Qualidade dos produtos e serviços
  • Variedade dos produtos
  • Preço estabelecido
  • Condições de pagamento
  • Localização
  • Atendimento
  • Serviços ao cliente
  • Horário de funcionamento
  • Divulgação
  • Estrutura

4 – Liste os fornecedores

Não pense que os fornecedores ficarão de fora desta pesquisa. É importante saber também sobre eles e se existem outros fornecedores que oferecem o que os atuais fornecedores tem oferecido para a sua empresa. Quando você depende de um fornecedor específico, sua empresa pode estar em perigo. Por isso, é importante que você saiba com quem está lidando e de que forma. Portanto, é necessário que o relatório traga as informações: fornecedor, tipo, porte, preço, condições de pagamento, prazo de entrega e localização. Tenha sempre outras alternativas de fornecedores para que sua empresa não seja refém de táticas abusivas. 

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5 – Identifique outras informações relevantes adicionais

É nesse ponto que você deve escrever as informações adicionais importantes para as tomadas de decisão, tais como: quais fornecedores têm produtos que deixam a desejar, quais privilegiam os grandes empreendedores praticando altos preços, entre outras informações que podem ser relevantes.

A maioria das empresas está interessada em táticas de mercado que abranjam todos os pontos referentes a uma pesquisa de mercado bem elaborada. Pois com esta pesquisa você pode tirar conclusões de como se comportar diante das adversidades e ameaças. Vale salientar que a pesquisa de mercado precisa ser feita de maneira imparcial, com olhar crítico e longe do protecionismo para que as informações sejam aproveitadas de maneira justa. 

Agora, conte pra gente: sua empresa já fez alguma pesquisa de mercado? Quais foram os resultados obtidos? Utilize o espaço abaixo para contar a sua experiência e a sua opinião sobre o assunto. Espalhe o conhecimento. Curta e compartilhe em suas redes sociais. 

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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