A diferença entre eficiência e eficácia

Eficiência diz respeito a um trabalho bem feito, enquanto eficácia significa fazer o que precisa ser feito.

 

Embora a maioria das pessoas pense que eficiência e eficácia sejam a mesma coisa, esses dois conceitos não têm o mesmo significado. De maneira simplificada, eficiência significa fazer alguma tarefa bem-feita, enquanto eficácia significa fazer o que precisa ser feito. Entenda melhor ao longo do texto.

 

Entenda o que é eficiência

 

A eficiência é o processo de executar aquilo que foi planejado, ou seja, é colocar a “mão na massa”. Considere, por exemplo, o processo de construção de uma casa: o tempo que demorou para a obra ser concluída, a quantia gasta, e equação entre recursos planejados e os usados, entre outros pontos. Caso você tenha conseguido fazer tudo a tempo, gastando menos tempo e recursos, então você foi eficiente.

 

Um líder eficiente é capaz de coordenar, planejar e organizar o trabalho de seus subordinados da melhor maneira, respeitando a competência de cada um. A capacidade de conduzir pessoas com eficiência é um dos grandes diferenciais competitivos do mercado, pois garante o aumento da produtividade, redução dos conflitos e aceleração dos resultados.

 

Entenda o que é eficácia

 

Ser eficaz é conseguir atingir seu objetivo. Utilizando o mesmo exemplo da construção, se você conseguiu construir a sua casa e finalizar a obra da maneira como foi planejada, então você foi eficaz. A eficácia está relacionada diretamente ao resultado.

 

Quando um líder é eficaz, ele impulsiona sua equipe a alcançar os objetivos da organização. Desse modo, certamente ele irá tornar a equipe mais eficaz e melhor preparada para enfrentar os desafios.

 

Qual é o perfil ideal

 

A resposta é: não existe. Isso mesmo!

 

Caso você esteja se perguntando se é melhor ser eficiente ou eficaz, a resposta é: as duas virtudes são ótimas para qualquer profissional. Na medida do possível, você deve ser eficiente e eficaz na mesma medida. O exagero não é bom de nenhum dos lados. O equilíbrio é fundamental para que você possa olhar para todos os lados de uma situação e ser capaz de avaliá-la com clareza.

 

Agora que você já sabe mais sobre os significados de eficiente e eficaz, já sabe identificar qual é o tipo de profissional que você é? Conte-me nos comentários!

 

Como o coaching pode ajudar na sua evolução

O coaching é um processo de conhecimento que usa de ferramentas específicas para transmitir ideias de empoderamento com o objetivo de contribuir para a evolução profissional e pessoal de um indivíduo. Não há dúvidas de que vale a pena.

 

Um processo de coaching incentiva o autoconhecimento, o entendimento da psicologia positiva, o desenvolvimento da inteligência emocional, o bom gerenciamento de tarefas, a otimização dos relacionamentos interpessoais e muito mais. Não basta apenas pensar em ser eficiente e eficaz, é preciso pensar além, pois o conhecimento e a prática dele são infinitos. Com certeza, o coaching traz vantagens de destaque para quem se dedica. É só correr atrás dos seus sonhos!

 

A formação Professional & Self Coaching (PSC) do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) é a mais completa do Brasil. Além de progredir na vida pessoal e profissional, o curso irá trabalhar na prática tudo que aprender na teoria. São lições preciosas sobre a história do coaching, processo evolutivo, crenças sabotadoras, roteiros estruturados, liderança, código de éticas, processos de identidade e muito mais!

 

O PSC é alavanca que ajuda a encontrar o caminho correto para conquistar o sucesso, melhorar o desempenho pessoal e da equipe, desenvolver ou retomar o controle sobre a própria vida e dar um gás na carreira sem deixar de cuidar da vida social e do bem-estar. E não para por aí: formação Professional & Self Coaching é reconhecida pelas faculdades Monteiro Lobato (FATO), em que você pode receber a certificação de extensão universitária. Afinal, um bom profissional nunca para de estudar, não é mesmo? Aprender faz parte da evolução natural e constante do ser humano. Nunca deixe sua curiosidade por melhorar ou por novos assuntos ir embora.

 

A formação Practitioner em Programação Neurolinguística (PNL) do IBC é outro exemplo de investimento pessoal assertivo. Com esse curso, o coachee será capaz de conectar a mente, o corpo e a linguagem na busca de um só objetivo. Essa linha de pensamento nasceu nos Estados Unidos anos 70 pelas mãos do psicólogo Richard Bandler e do linguista John Grinder. A proposta deles era mostrar que quando concentramos os esforços da mente, do corpo e da linguagem em prol de uma meta é mais provável que ela seja alcançada. Será que eles estavam certos? A formação Practitioner em Programação Neurolinguística do Instituto Brasileiro de Coaching acredita que sim e muitas pessoas ao redor do mundo acreditam que sim! Inclusive, o palestrante motivacional Tony Robbins que dissemina a ideia em suas palestras em diversos países.

 

Durante o curso você irá trabalhar com metáforas, a estrutura da aprendizagem, ação e reação, processos de ancoragem, alinhamento de níveis neurológicos, negociação e solução de conflitos, linguagem não verbal e muito mais.

 

E os efeitos são imediatos! Você verá um claro desenvolvimento da flexibilidade comportamental, transformação de sonhos em objetivos, aumento da capacidade de comunicação, gerenciamento de pensamentos, sentimentos e comportamentos, eliminação de bloqueios e por aí vai. Benefício é o que não falta.

 

Os efeitos dessas formações e do coaching poderão ser sentidos em curto, médio e longo prazo tanto no ambiente de trabalho quanto fora dele. Aliás, o conhecimento adquirido será tão precioso que você saberá conciliar sua vida pessoal e profissional de maneira mais harmônica. Nada como o casamento perfeito, não é mesmo? Então, pode ter certeza de que além de ser vantajoso para você, esse investimento pessoal também será ótimo para quem convive ao seu redor no trabalho ou fora dele.

 

Chegou a sua vez

Impossível ler tudo isso e ficar parado! Hora de ser eficiente e eficaz! Mas, não se esqueça do que falei lá em cima: o equilíbrio é fundamental, então não exagere. Busque pela formação de coaching que mais se adeque com as suas necessidades e com o momento em que sua vida pessoal e profissional está. Além desses cursos que falei por aqui, existem muitos outros no Instituto Brasileiro de Coaching. Oportunidade para evoluir é o que não falta!

 

Não se esqueça de compartilhar esse artigo nas redes sociais. É sempre bom espalhar conhecimento.

 

Quer ler mais sobre o assunto? Entender e aplicar o conceito de eficiência, eficácia e efetividade na sua empresa. [Link para: http://www.ibccoaching.com.br/portal/como-entender-e-aplicar-o-conceito-de-eficiencia-eficacia-e-efetividade-na-minha-empresa/]

 

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.

Imagem: Visual Generation / Shutterstock

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010