Do zero ao império Natura: a história de superação de Guilherme Leal

Mulher aplicando creme no rosto e nariz

A trajetória de Guilherme Leal até o sucesso é capaz de inspirar empreendedores e influenciar positivamente no desenvolvimento do País.

No que diz respeito ao mundo do empreendedorismo, o Brasil possui grandes nomes de sucesso. Essas pessoas não desistiram diante dos primeiros momentos de dificuldade e enxergaram grandes oportunidades de negócio. Arriscaram-se para se tornar grandes modelos no mercado. Conhecer essas histórias de superação e coragem é sempre uma ótima maneira para se inspirar.

A história de Guilherme Leal é um desses exemplos que valem a pena conhecer. Nascido em Santos, litoral paulista, o empresário começou a trabalhar aos 17 anos de idade para ajudar em casa. Formou-se em administração de empresas na USP. Dentre os locais que trabalhou, destaca-se a FEPASA, uma companhia de trens do Estado de São Paulo. 

Foi lá que ele conheceu Pedro Passos, engenheiro e administrador que viria a ter um papel muito importante em sua trajetória. Continue a leitura para saber como Guilherme transformou a sua criatividade no grande império Natura. 

História do império Natura

No ano de 1979, Guilherme Leal deixou a FEPASA, tendo em mãos o dinheiro do seu fundo de garantia e da venda de um terreno. Com esse capital, ele se tornou sócio de uma pequena empresa de cosméticos, a Natura. Antônio Luiz Seabra é o fundador da companhia, junto com Guilherme, Pedro Passos também se tornou sócio. 

Desde aquela época, os sócios acreditavam que as empresas possuem papel na transformação socioambiental. Com base nessa ideia, a Natura se tornou uma das primeiras companhias a praticar a sustentabilidade corporativa em seus processos. Atualmente, a Natura é uma organização admirada no Brasil e no mundo por trabalhar fortemente com essa cultura.

O começo da Natura

A história da Natura teve início uma década antes da entrada de Guilherme Leal como sócio. Em 1969, Luiz Seabra fundou a Indústria e Comércio de Cosméticos Berjeaut. Alguns meses depois o nome passou a ser Natura, mais sonoro e alinhado com a ideia principal da empresa.

Foi em 1970 que a loja da Oscar Freire foi aberta, mas em 1974, foi fechada. A venda direta se tornou a grande aposta da empresa, que diversificou o seu portfólio de produtos. 

Em 1979, os dois novos sócios chegam à empresa, Guilherme Leal e Pedro Passos. Na década de 1980, a Natura deu início ao seu processo de expansão internacional através de um distribuidor local no Chile. É interessante mencionar que foi a primeira empresa brasileira a oferecer refil. Uma medida baseada no desejo dos sócios, especialmente Guilherme, de trabalhar em prol da sustentabilidade. 

Na década de 1990, o projeto de expansão continuou e a marca chegou à Argentina e Peru. No começo dos anos 2000, a empresa se consolidou como uma das gigantes do seu segmento. Em 2001, inaugurou o mais avançado centro integrado de pesquisa focado em cosméticos da América Latina. A partir de 2006, a Natura baniu testes de produtos e ingredientes em animais. 

Natura: multinacional brasileira 

A marca associa a venda de produtos para o rosto e corpo à responsabilidade social e inovação. Guilherme Leal trabalha em prol da disseminação da sustentabilidade e realiza constantemente projetos e ações para melhorar o meio ambiente. A Natura está presente no Brasil, Argentina, Colômbia, Chile, Peru e México. Em 2005, foi inaugurada a primeira loja em Paris, na França. 

A base das atividades da empresa é o uso de matéria-prima extraída por comunidades ribeirinhas da Amazônia. Com mais de 7.000 funcionários, também conta com mais de 1,7 milhão de consultoras. Uma empresa que cresce com base na sustentabilidade e que já atingiu a marca de mais de 100 milhões de consumidores por meio de vários canais. 

Retorno ao varejo

Em 2020, a Natura inaugurou uma loja conceito na Rua Oscar Freire, em São Paulo. O endereço é o mesmo da primeira loja aberta por Luiz Seabra em 1970. Essa loja é um símbolo do novo momento da empresa no mercado. A Natura retorna para o segmento de varejo com quase 500 lojas físicas. O objetivo é atender as necessidades dos consumidores em todas as frentes e sem nunca se esquecer das consultoras.

A loja foi desenvolvida seguindo o conceito “phygital”, refere-se a um espaço físico com conexão a uma experiência virtual. O espaço combina a função de galeria de arte e também é um local para realizar compras. Essa é uma loja que oferece conteúdo interessante para os compradores, uma nova aposta de uma empresa que está sempre inovando. 

Outros projetos de Guilherme Leal

Além de todo trabalho desenvolvido na Natura, Guilherme Leal atua em outros projetos voltados à sustentabilidade, como: 

Instituto Ethos

Empresa de responsabilidade social que tem a missão de mobilizar e auxiliar as empresas a realizarem suas atividades de forma socialmente responsável. Assim, é possível formar uma comunidade justa e sustentável.

WWF-Brasil e Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio)

Guilherme Leal é integrante do conselho. 

Fundação Abrinq

Ele participou da criação e foi membro do conselho. 

Instituto Arapyau

Uma organização criada por Leal voltada para o desenvolvimento sustentável da economia, do ambiente, da política e das comunidades do país.

ESCAS

Escola Superior de Conservação Ambiental, em que colaborou com o estabelecimento e criação.

Política

Sua grande participação em projetos sustentáveis fez com que Guilherme Leal concorresse à vice-presidência da República ao lado de Marina Silva, em 2010, pelo Partido Verde. Na época, eles alcançaram cerca de 20% dos votos e não foram eleitos. 

Depois disso, o empresário decidiu não se candidatar novamente a nenhum cargo eletivo. Ele acredita ser uma pessoa que preza pela realização das ações e não pelo discurso. Certamente, está mais do que comprovado que Guilherme é uma pessoa propensa à ação em prol do meio ambiente e das pessoas que vivem em harmonia com ele.

Não desistir é uma missão 

O caminho percorrido pelo empresário demonstra a importância de não desistir diante das primeiras dificuldades. A mensagem é: trabalhe arduamente, desenvolva e alcance seus objetivos e vença suas limitações. Ainda que parecesse difícil construir uma grande empresa com base em princípios sustentáveis, Leal não desanimou e continuou perseguindo seu intento. 

A história de Guilherme Leal é realmente inspiradora, não é mesmo? Você já conhecia? Conhece outros exemplos de sucesso? Comente abaixo e compartilhe o artigo nas redes sociais!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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