Dicas de Coaching para ser um bom empreendedor

Empreendedor coach

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O sonho de muitas pessoas é abrir o próprio negócio. Para ser “dono do próprio nariz”, entretanto, é necessário despertar o lado empreendedor que existe em cada um.

O terrível de ser um empreendedor ou um presidente é que na verdade nunca se sabe detalhadamente os riscos que serão enfrentados. Certamente Bill Gates não tinha ideia de que ao desistir de Harvard para iniciar a Microsoft se tornaria um sucesso. Da mesma forma, o empresário que precisa encarar a falência também nunca previu que esse seria o seu destino. Para ser um empreendedor é preciso ter muitas qualidades ou pelo menos tolerância ao risco.

O Coaching para empreendedores é uma ótima opção para aqueles que desejam desenvolver habilidades importantes para ampliar a visão sobre um objetivo e para tomar decisões mais assertivas em relação ao futuro negócio. Assim, é possível transformar sonhos e ideias em realidade.

Para você que já está decidido a investir em seu lado empreendedor, seguem algumas dicas de Coaching que o ajudarão a conduzir com mais tranquilidade o seu próprio negócio:

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Tenha paixão pelo que faz

Quem ama o que faz consegue desenvolver as características necessárias para alavancar o empreendimento. Investir numa atividade que lhe dê prazer é essencial para manter-se motivado mesmo diante de dificuldades.

Tenha foco

Elimine atividades que não trazem resultados e concentre-se no que pode render mais clientes e receita. Em vez de fazer muitas coisas simultaneamente, faça poucas e seja bom nelas.

Acredite em você

O empreendedor precisa confiar em sua capacidade de tomar decisões e superar desafios. A autoconfiança é fundamental e deve ser aprimorada por meio de cursos que ajudem a desenvolver as habilidades necessárias para gerir o negócio.

Faça dos erros e fracassos aprendizados

Em qualquer empreendimento as coisas nem sempre acontecem como se espera. Isso é comum e o empreendedor precisa aprender a lidar com imprevistos. Se algo não deu certo, retire as lições positivas e siga em frente.

Planeje suas ações

Empreendedores bem-sucedidos sabem o que querem e criam um plano de ações para atingir seu objetivo. Coloque no papel o ponto em que você está e em que lugar deseja chegar. Em seguida liste o que precisa fazer para alcançar o que almeja.

Positividade

Um bom empreendedor precisa ser otimista e acreditar no seu potencial de desenvolvimento, bem como na sua criatividade. Além disso, deve sempre lembrar-se de que para todo problema há uma solução.

Amplie sua visão e percepção

Enxergue em cada detalhe uma oportunidade e esteja aberto a novos horizontes. Empresários de sucesso compreendem que mudanças são inevitáveis e que adaptar-se a elas é imprescindível para que o empreendimento cresça.

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Desenvolva sua capacidade de liderar e trabalhar em equipe

Você será o líder da empresa, por isso, precisa aprimorar sua habilidade de observar, ouvir, estimular e gerir seus colaboradores para obter bons resultados.

Administre seu tempo

“Tempo é dinheiro”, então a boa administração das horas de expediente deve começar com o empreendedor. Mantenha sua mesa organizada, liste as prioridades do dia seguinte todo fim de tarde, faça uma agenda de compromissos e antecipe atividades quando for possível.

Defina metas de longo e de curto prazo

Para impulsionar o desenvolvimento do negócio é preciso estipular metas viáveis de curto, médio e longo prazo. Assim, você saberá o que fazer para atingir seus objetivos no tempo certo.

Celebre

Reconhecer todas as conquistas do cotidiano, mesmo as menores, funciona como um incentivo para traçar novas metas e manter-se empenhado em fazer o empreendimento progredir.

empreendedor visando futuro

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Além de seguir essas dicas, para reduzir o risco do seu negócio é preciso fazer avaliações apropriadas e enxergar a ideia de forma racional e prática. Pense em que tipo de empreendimento você quer iniciar e responda às seguintes perguntas:

1 – Você irá satisfazer a necessidade do mercado criando seu próprio negócio?

2 – Sua ideia é nova ou tradicional? Se for nova, há demanda para o que será oferecido? Se for tradicional, o mercado está muito saturado?

3 – Quem comprará seu produto ou serviço? Essas pessoas querem o que você oferece? Esse público pode pagar? Onde os clientes adquirem esse produto ou serviço atualmente? Por que eles migrarão para o seu negócio?

4– Como está a competição no mercado? Qual a qualidade do trabalho dos concorrentes e como você pode competir com eles?

5 – Quanto tempo você levará para desenvolver e implementar sua ideia? Qual será precisamente o custo disto? Você pode pagar? E se levar mais tempo do que o necessário?

6 – Você está disposto a aprender o que você não sabe? Qual a experiência ou perspectiva que permitirá a você realizar o seu sonho?

7 – A demanda para este produto ou serviço tende a crescer de forma precisa? O que você fará se isso não acontecer?

8 – O que pode dar errado? Se der errado, qual será o seu custo? Você pode pagar?

Ao responder a todos esses questionamentos de forma sincera, você terá uma visão mais imparcial do seu empreendimento, poderá analisar de forma mais crítica e certeira a viabilidade dele e até mesmo prever soluções para possíveis problemas. Tudo isso aumenta significativamente a chance de seu negócio dar certo e atingir o sucesso esperado.

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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