Entenda a definição do fluxo de comunicação empresarial

Fluxo de Comunicação Empresarial Fluxo de Comunicação Empresarial – Saiba mais

comunicação é algo fundamental em todas as relações humanas, sem exceção. Em um lugar como as organizações empresariais, isso não é diferente. A comunicação é uma poderosa aliada do sucesso de todas as organizações, e aqui não se trata somente das campanhas ou estratégias de comunicação com o público-alvo. A comunicação entre os próprios colaboradores, a comunicação interna e a comunicação entre os líderes e os liderados são fatores de extrema importância.

Por isso, pensar em um fluxo de comunicação devidamente estruturado e definido contribui com o sucesso da organização empresarial. Mas o que é um fluxo de comunicação? Quais tipos existem? Como essas estratégias podem intervir no resultado e na produtividade de uma empresa? Para saber mais sobre este assunto, continue a leitura a seguir!

O que é fluxo de comunicação? 

A comunicação dentro de uma empresa precisa ter processos devidamente estruturados para que não haja ruídos. Para que as informações sejam transmitidas com eficiência para todos, é importante que os gestores fiquem atentos ao fluxo de comunicação adotado, ou seja, à forma com que os dados chegam a todos os setores da organização.

Preocupar-se com a comunicação empresarial é importante porque, por meio dela, é possível definir a forma com que as informações chegarão a cada grupo de funcionários, sejam eles gerentes, sejam subordinados. Além disso, ao ter esse cuidado, o gestor evita a propagação de boatos e inverdades pelos corredores — fato frequente e bastante prejudicial nas organizações.

Tipos de fluxo de comunicação nas empresas

Existem 5 tipos de fluxo de comunicação empresarial. Cada um deles se refere a uma forma específica de como as informações podem ser transmitidas dentro de uma organização. Conheça-os com mais profundidade na sequência.

1.  Fluxo de comunicação ascendente

No modelo ascendente, a informação sai dos subordinados e chega até os gerentes. É um tipo de feedback que os colaboradores dão aos seus líderes a respeito da sua produtividade, satisfação, dúvidas, etc. Esse fluxo é ativado com mais frequência nas gestões democráticas, em que todos os colaboradores, independentemente do cargo que ocupem, podem se expressar em direção aos seus líderes. É o que ocorre quando elogiam, tiram dúvidas, ou mesmo reclamam de algo aos seus gestores.

2. Fluxo de comunicação descendente

No fluxo comunicacional descendente, ocorre o contrário do modelo anterior, pois a informação parte dos gerentes e chega até os subordinados. É uma forma de informar a eles a respeito de regras, instruções de como algo deve ser realizado, metas a serem cumpridas, entre outros fatores importantes. É o fluxo que mais se vê nas empresas em geral, afinal de contas, cabe aos líderes e gestores comunicar o que deve ser feito aos liderados. Esse tipo é muito frequente nas gestões autoritárias.

3. Fluxo de comunicação horizontal

Esse caso se refere à comunicação entre funcionários de um mesmo nível hierárquico, mesmo que de diferentes áreas. Auxilia na compreensão entre os membros da empresa e os une. Todavia, é importante tomar cuidado para que as informações não fiquem retidas a um único grupo, o que pode ser bastante prejudicial à organização como um todo, gerando incertezas e desentendimentos. Reuniões só com estagiários ou só com os gestores da empresa são exemplos de comunicação horizontal.

4. Fluxo de comunicação transversal

É um modelo de comunicação mais moderno, bastante comum em empresas do tipo startup. Aqui, as informações são transmitidas igualmente entre colaboradores e gestores, mesmo que de diferentes departamentos, sem centralização. É mais indicada para empresas menores, em que não há dificuldades de comunicação entre funcionários de diferentes níveis.

É o que se vê quando o chefe da contabilidade conversa com um funcionário do marketing, ou quando um colaborador do RH tira dúvidas com o gerente de vendas, por exemplo.

5. Fluxo de comunicação circular

Outro modelo de comunicação bastante comum, sobretudo em pequenas empresas, é o circular. Nesse tipo de fluxo, ocorre algo bastante interessante: as informações fluem livremente entre todos, sem regras específicas. Aqui, a hierarquia e as divisões da organização em áreas ou departamentos não interferem na fluidez da comunicação. É por isso que se diz que o fluxo é circular: ele parte e chega a diferentes pontos, sem um sentido obrigatório, como ocorre nos modelos anteriores.

Considerações gerais sobre os fluxos de comunicação empresarial

No passado, o fluxo mais utilizado era o descendente, já que era valorizado apenas o que os gerentes tinham a dizer e não havia uma preocupação maior com a opinião dos colaboradores. Atualmente, as coisas têm mudado, e são poucas as organizações que continuam seguindo esse formato. A maioria dos gestores está investindo cada vez mais em um relacionamento horizontal com os seus funcionários, já que é comprovado que a produtividade está amplamente ligada ao nível de satisfação dos profissionais.

É importante salientar que todos os tipos de fluxo de comunicação empresarial têm a sua importância e podem contribuir com o crescimento das organizações empresariais. Aliás, todos eles ocorrem na maioria das empresas, quase ao mesmo tempo. Contudo, é natural que um ou outro seja predominante, por ocorrer com mais frequência, de acordo com as características e com a cultura da organização.

Cabe aos gestores e aos líderes analisar qual desses fluxos se encaixa no perfil da organização ou no contexto de um dado momento e de que maneiras esses fluxos podem sanar as necessidades ligadas à comunicação. Antes de tomar a decisão, é preciso fazer uma análise minuciosa e cuidadosa para que a escolha ideal seja feita. Não há certo ou errado nesses casos, mas, certamente, há escolhas mais adequadas do que outras, de acordo com o contexto apresentado.

Agora, conte pra gente, querida pessoa: quais são os fluxos de comunicação predominantemente adotados pela sua empresa? Você já tinha pensado a respeito desse assunto? Utilize o espaço abaixo para contar a sua experiência e deixar a sua opinião sobre o tema. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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