Entenda a diferença entre gestor e administrador na prática do negócio

Gestor e Administrador Veja as principais diferenças entre Gestor e Administrador

Não há dúvida de que estes termos são bastante comuns nos cenários executivos. Muitas vezes, são tidos até como sinônimos. Mas, acredite: ser gestor e ser administrador são coisas totalmente distintas e é sobre isso que vamos conversar neste artigo. Quer entender a diferença entre gestor e administrador? Então, continue conosco nessa leitura! 

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Entenda a diferença entre Gestor e Administrador

Antes de dar prosseguimento neste tema é muito importante destacar que as diferenças existem mas não colocam nenhuma destas funções acima ou abaixo uma da outra. Todas as empresas necessitam de gestores e administradores, pois cada uma destas funções contribui, à sua maneira, para o sucesso dos negócios, de forma geral. 

Dito isso, vamos aos devidos esclarecimentos, no que diz respeito ao que cada um destes cargos faz dentro das empresas.

O que é ser um Gestor?

Quando falamos de gestor, falamos de um profissional responsável pelo detalhamento de mecanismos e estruturas consolidadas dentro das empresas. A figura do Gestor está ligada à tomada de decisões ágeis e flexíveis, uma vez que existem mercados que exigem tais medidas, por parte das organizações empresariais. 

Além disso, o Gestor é o profissional que tem como missão buscar soluções que garantam o bom andamento das tarefas dentro das empresas. Portanto, cabe também aos gestores lidarem com questões estruturais como conexões de internet, ciclo de vida do produto, comunicação entre filiais, dentre outras demandas. É de responsabilidade do Gestor lidar também, com eficiência, com a relação custo-benefício dos processos e tarefas adotadas.

O que é ser um Administrador?

Enquanto o Gestor está ligado às questões de ordem estrutural, o Administrador está ligado às questões operacionais. Quando falamos de Administrador, falamos de um profissional que está ligado a outras funções dentro dos processos da organização. É importante destacar que administradores são profissionais graduados em Administração e filiados ao Conselho Regional de Administração ou ao Conselho Federal de Administração. 

O Administrador tem suas funções agrupadas em 5 atos administrativos. São eles:

  • Prever;
  • Organizar;
  • Comandar;
  • Coordenar;
  • Controlar.

O Administrador é um profissional que pode atuar nos mais variados departamentos da empresa. Ele é responsável pela organização, planejamento e orientação, para que haja um uso assertivo e eficaz de todos os recursos da empresa (físicos, tecnológicos, humanos, financeiros, entre outros). É de sua responsabilidade garantir que não haja gastos desnecessários, bem como falhas na comunicação, por exemplo.

Estas são algumas das diferenças que existem entre estes profissionais. Vale ressaltar novamente que um não exclui o outro. Para o bom andamento dos processos dentro da empresa, é fundamental que estejam presentes um gestor e um administrador, uma vez que ambos são de extrema importância, para que a empresa consiga cumprir metas, alcançar objetivos e expandir seus negócios. 

A pirâmide organizacional

Para que haja um melhor entendimento sobre o papel de cada um destes profissionais dentro de uma empresa, vamos utilizar como exemplo uma pirâmide. Imagine esta figura em sua mente, colocando no topo dela o administrador. 

Esta é uma posição ocupada por um profissional de nível estratégico, ou seja, aquele que tem como principal preocupação e responsabilidade, a tomada de decisões estratégicas, que vão impactar positivamente os negócios como um todo, trazendo resultados extraordinários a curto, médio e longo prazos. 

Partindo para o  meio da pirâmide, vem o nível tático, que é ocupado pela figura do gestor. Este, por sua vez, tem conhecimento profundo do segmento do qual a empresa faz parte e é responsável por fazer a ligação e representar os interesses do topo da pirâmide e de sua base, que é ocupada por seus liderados, os colaboradores da organização, que compõem o nível operacional. 

Entre as principais atribuições do gestor, está o desenvolvimento de uma liderança capaz de motivar os colaboradores que compõem o quadro de funcionários da empresa, para que, dessa forma, seja possível alcançar os objetivos propostos, utilizando, para isso, os recursos e estrutura organizacional à disposição de todos. 

Ficou clara para você a diferença entre estas duas posições dentro de uma empresa? Por mais que cada um tenha funções específicas, no contexto empresarial que acompanhamos atualmente, o limite entre o que os cargos desempenham tem ficado um tanto quanto turvo. 

Isso acontece por conta da forma dinâmica com que tudo se desenrola no mundo corporativo, que faz com que, efetivamente e na prática, haja uma dificuldade de encontrar profissionais da área de gestão e administração desempenhando funções exclusivas de suas áreas. 

O ideal é que todos tenhamos uma visão sistêmica e que trabalhemos para que haja crescimento e progresso, tanto para quem ocupa o nível estratégico, quanto para quem está no nível tático e no operacional. 

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Como o Coaching pode contribuir com gestores e administradores

Por serem cargos de extrema importância para as organizações empresariais, gestores e administradores necessitam investir constantemente na obtenção de conhecimento e também no desenvolvimento de habilidades, que contribuirão de maneira positiva para o bom andamento das tarefas e atividades destes profissionais. 

Neste sentido, as formações em Coaching se tornam verdadeiras aliadas de gestores e administradores, pois os ajudam a atuar de maneira estratégica e pontual em suas áreas de trabalho, desenvolvendo habilidades como:

  • Comunicação eficaz;
  • Relacionamentos interpessoais melhores;
  • Planejamento estratégico; 
  • Disciplina;
  • Foco;
  • Rapport;
  • Negociação;
  • Liderança;
  • Gestão de tempo;
  • Visão sistêmica;
  • Saber ouvir na essência.

Estas são algumas das muitas habilidades que podem ser desenvolvidas. Para saber mais sobre as formações em Coaching e suas devidas contribuições para o sucesso de gestores e administradores, clique aqui. O IBC é a única escola de Coaching do país com certificação ISO 9001, o que atesta a qualidade de suas formações e a eficácia de sua metodologia de ensino. 

E agora, conte-nos: o que você pensa a respeito? Acredita que existam outras diferenças entre gestor e administrador? Use o espaço abaixo para nos contar a sua experiência e opinião sobre o assunto. E se este conteúdo te ajudou de forma positiva, curta e compartilhe em suas redes sociais.

Lembre-se também de continuar acompanhando nossos conteúdos, pois, com certeza, eles vão ajudá-lo e ajudá-la em seu processo de crescimento pessoal, profissional e empresarial. 

Imagem: Ditty_about_summer / Shutterstock

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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