Fechar
Para trilhar seu caminho você precisa dar o primeiro passo
Valor do curso: Gratuito
Preencha o formulário e aproveite esta oportunidade incrível
Qual sua profissão atual/área de atuação?*
Administrador / Gestor / Líder
Psicólogo / Psicanalista / Terapeuta
Empresário / Empreendedor / Dono de Empresa
Consultor / Vendedor
Professor / Pedagogo / Treinador / Palestrante
Outros
O que você procura com o coaching?*
Quero multiplicar o Coaching dentro da empresa onde trabalho.
Sou psicólogo ou psicanalista e quero ampliar as possibilidades de trabalho.
Quero usar as técnicas para aplicar na minha carreira e me destacar no mercado.
Busco o autoconhecimento e minha evolução pessoal.
Quero melhorar minha liderança e a performance da minha equipe.
Quero me tornar um Coach e viver disso.

Entenda o conceito de Margem Ebitda e sua importância como indicador financeiro

21/04/17
Entenda o conceito de Margem Ebitda e sua importância como indicador financeiro
A Margem Ebitda é um indicador financeiro muito utilizado por empresários e administradores para medir a produtividade e eficiência das organizações.

A margem Ebitda é um indicador financeiro muito utilizado entre empresas de capital aberto e pelos analistas de mercado. A sigla Ebitba corresponde a “Earning before interests, taxes, depreciation and amortization”, ou seja: lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização.

Essa margem Ebitba é a parte operacional da companhia, indicando quando a empresa está gerando de recursos em suas atividades operacionais. Trata-se de um indicador muito importante, uma vez que analisar o resultado final da empresa, seu lucro e seus possíveis prejuízos é uma ação essencial para analisar o desempenho da empresa.

Ebitda astronômico vs resultados negativos

Pode acontecer de o indicador de margem Ebitda ser muito grande a ponto de a empresa não ter dinheiro para pagar o salário de seus funcionários. Isso acontece em situações em que a empresa vende a clientes que não pagam ou tenha feito vultosos investimentos.

A margem Ebitda analisa apenas as contas de resultado, desprezando as contas patrimoniais e impedindo que o todo seja analisado. Por isso, o indicador não é o mais adequado para ser utilizado sozinho: é preciso compará-lo.

Ebitda vs Lajida

A margem Ebitda também é conhecida no Brasil pela sigla Lajuda, e as duas formas podem ser utilizadas no País. É um indicador muito conhecido no meio corporativo e também muito utilizado, sendo usado na análise da origem dos resultados da empresa e medir a produtividade e eficiência do negócio.

A margem Ebitda é um ótimo indicador, porém existem ressalvas quanto ao seu uso sem combinação com outros indicadores. Ele avalia os aspectos operacionais do resultado do exercício e, por isso, fica difícil identificar se seu valor corresponde à realidade que vive a empresa ou se é apenas um valor demonstrativo que muitas das vezes é utilizado para mascarar uma verdade.

Imagem: Vasin Lee / Shutterstock

Compartilhe esse post

Sobre o autor

Autor

José Roberto Marques

José Roberto Marques é presidente do IBC, Master Coach Senior e Trainer. Um dos pioneiros em Coaching no Brasil, com mais de 25 anos de experiência em treinamento e desenvolvimento humano. Fundador e também presidente da Editora IBC, possui diversas obras publicadas. É professor convidado da Universidade de Ohio. Como Coach atende CEO’s e líderes de grandes organizações.

Deixe seu comentário

Seja um Coach!

Concordo com a Politica de Privacidade Ao concordar com a politica e privacidade você aceita receber e-mails do IBC com conteúdos gratuitos de Coaching, informativos de palestras e cursos do IBC

Redes sociais