Entenda o conceito de marketing jurídico e como pode ser aproveitado no seu negócio

É fundamental conhecer as normas jurídicas para que as estratégias de marketing não estraguem o planejamento e as ações do seu negócio.

O marketing jurídico consegue unir dois lados: ele tem a intenção de levar grandes resultados para uma organização, sem deixar de lado aquilo que é pertinente a ser realizado — ou seja, ele permite que as coisas aconteçam, prevenindo grandes problemas.

As ações de marketing e propaganda devem e podem ser feitas de maneira que chame a atenção do consumidor, porém, as estratégias devem ser realizadas com cuidado, respeitando algumas normas jurídicas.

Por mais que as pessoas digam que o marketing jurídico pode sair caro para uma empresa, e que essa é uma medida desnecessária, é importante lembrar que ele pode evitar grandes desgastes. Imagine, por exemplo, uma estratégia que é planejada com a intenção de acelerar as vendas de um determinado produto ou serviço de uma empresa, mas não segue o código de ética da publicidade ou o código de defesa do consumidor. Certamente haverá problemas.

Como aplicar o marketing jurídico dentro do seu negócio

Use o bom senso

É fundamental ter bom senso e saber diferenciar o que é pertinente e o que não é na hora de divulgar os serviços do seu negócio. Dessa maneira, é essencial decidir se a estratégia de marketing utilizada realmente faz sentido e se ela não irá prejudicar a imagem da empresa.

Alinhe o marketing aos objetivos da sua empresa

Toda empresa precisa ter seu plano de negócio e seu planejamento, permitindo o alinhamento das ideias e estratégias do marketing com as ideias da empresa.

Defina regiões de atuação

Se a sua empresa possui um entrave no que diz respeito a localização geográfica, é importante determinar de quais regiões serão os clientes que a organização vai atender. Dessa forma, fica mais simples atraí-los, pensar como eles pensam e elaborar estratégias direcionadas ao comportamento de cada um deles.

[php_everywhere]

Imagem: Ciripasca / Shutterstock

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010