Entenda o que é ciclo financeiro e como ele pode auxiliar no planejamento de gastos

Entenda o que é ciclo financeiro e como ele pode auxiliar no planejamento de gastos
Também conhecido como ciclo de caixa, o ciclo financeiro é o tempo entre pagamento de fornecedores e recebimento de vendas.

Também conhecido como ciclo de caixa, o ciclo financeiro é o tempo entre pagamento de fornecedores e o recebimento de vendas. Se a empresa tiver uma negociação muito boa com fornecedores, menor será o ciclo financeiro. Se o prazo dado pelos fornecedores for menor que o prazo de pagamento, maiores são as chances de a empresa ter que usar o seu capital de giro.

Como calcular o ciclo financeiro?

O cálculo do ciclo financeiro é o seguinte:

Ciclo financeiro = Prazo médio dos estoques + prazo médio de recebimentos – prazo médio de pagamento

Exemplo de cálculo do fluxo

Considere que uma determinada empresa apurou os seguintes dados em seu fluxo de caixa:

  • Prazo médio dos estoques: 40 dias;
  • Prazo médio de recebimento: 20 dias;
  • Prazo médio de pagamento: 25 dias.

O ciclo financeiro, neste caso, é de 35 dias.

Esses 35 dias representam o tempo que a empresa tem para saldar suas faturas referentes à aquisição de matéria-prima.

Como manter o controle do ciclo financeiro

O primeiro passo consiste na redução dos prazos para pagamento dos produtos vendidos. Também é recomendado reduzir o prazo de financiamento dos clientes, aumentar o prazo de pagamento aos fornecedores e, por fim, reduzir o prazo do estoque.

Não é raro encontrar empreendedores que gastam mais do que o suficiente em suas ações. Para este tipo de empreendedor e para todos os tipos de empreendedores, existe a necessidade de fazer um planejamento financeiro.

O ciclo financeiro ou ciclo de caixa indica a quantidade de capital que uma empresa possui após determinados dias. O cálculo do ciclo financeiro é muito utilizado em conjunto com o cálculo do ciclo operacional. Ambos são importantes e mensuram aspectos do patrimônio.

Com base nestas informações, uma empresa pode estimar o tamanho do capital de giro que é necessário para o negócio continuar funcionando.

Gostou das informações deste artigo? Use o espaço abaixo para deixar uma dica ou um comentário e, se fizer sentido para você, curta e compartilhe este conteúdo nas redes sociais.

Imagem: VERSUSstudio / Shutterstock

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010