Fechar
Para trilhar seu caminho você precisa dar o primeiro passo
Valor do curso: Gratuito
Preencha o formulário e aproveite esta oportunidade incrível
Qual sua profissão atual/área de atuação?*
Administrador / Gestor / Líder
Psicólogo / Psicanalista / Terapeuta
Empresário / Empreendedor / Dono de Empresa
Consultor / Vendedor
Professor / Pedagogo / Treinador / Palestrante
Outros
O que você procura com o coaching?*
Quero multiplicar o Coaching dentro da empresa onde trabalho.
Sou psicólogo ou psicanalista e quero ampliar as possibilidades de trabalho.
Quero usar as técnicas para aplicar na minha carreira e me destacar no mercado.
Busco o autoconhecimento e minha evolução pessoal.
Quero melhorar minha liderança e a performance da minha equipe.
Quero me tornar um Coach e viver disso.

Entenda o que é efeito Halo e como pode influenciar o gerenciamento de projetos

12/06/17
Entenda o que é efeito Halo e como pode influenciar o gerenciamento de projetos
O efeito Halo consiste em tirar conclusões de uma pessoa com base em suas características, criando estereótipos.

O efeito halo consiste em tirar conclusões de uma pessoa com características distintas, criando estereótipos. Esta é uma situação que acontece com muita frequência no ambiente organizacional, especialmente durante processos de seleção ocupar determinado cargo: em geral, o selecionador costuma olhar pelo lado que mais chamou sua atenção. Se o efeito for positivo, então ele simpatizou com o candidato e inconscientemente irá favorece-lo na seleção. Se acontece o oposto, ele simplesmente será descartado por qualquer motivo.

Outro exemplo comum pode ser observado quando um indivíduo quer ser aceito em um grupo que possui características específicas. Caso ele não possua as qualidades exigidas, os demais passam a excluí-lo.

Qual a importância do efeito Halo?

O efeito Halo impacta diretamente nos resultados individuais e empresariais, e é preciso ter muita atenção com suas consequências. Quando uma empresa superestima as qualidades de uma pessoa e a coloca em um cargo de muita responsabilidade, é muito fácil perceber que a pessoa é inadequada para o cargo. Porém, quando isso acontecer, a organização já vai ter perdido tempo e dinheiro. O contrário também acontece e, quando uma pessoa é subestimada, a empresa perde grandes oportunidades de colocar pessoas corretas em cargos de alta responsabilidade.

Se uma empresa tem um projeto de suma importância para ser lançado, espera-se que ela esteja de posse do pessoal correto para o trabalho. Projetos são sempre delicados e possuem várias fases, sendo que cada uma delas têm que ser vista com atenção.

Caso a organização esteja utilizando pessoas inadequadas dentro do projeto, o sucesso certamente será mais difícil de ser alcançado. Lembre-se que exagerar qualidades que as pessoas não têm ou desprezar qualidades que outras pessoas têm nunca é um bom sinal.

Se você gostou deste artigo, compartilhe-o nas redes sociais!

Imagem: Jiw Ingka / Shutterstock

Compartilhe esse post

Sobre o autor

Autor

José Roberto Marques

José Roberto Marques é presidente do IBC, Master Coach Senior e Trainer. Um dos pioneiros em Coaching no Brasil, com mais de 25 anos de experiência em treinamento e desenvolvimento humano. Fundador e também presidente da Editora IBC, possui diversas obras publicadas. É professor convidado da Universidade de Ohio. Como Coach atende CEO’s e líderes de grandes organizações.

Deixe seu comentário

Seja um Coach!

Concordo com a Politica de Privacidade Ao concordar com a politica e privacidade você aceita receber e-mails do IBC com conteúdos gratuitos de Coaching, informativos de palestras e cursos do IBC

Redes sociais