Entenda o que é tabela CEST e onde pode ser encontrada

Entenda o que é tabela CEST e onde pode ser encontrada
Com o objetivo de facilitar a identificação de bens, a tabela CEST torna mais fácil a fiscalização dos impostos cobrados.

A substituição tributária do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) gera uma série de dúvidas nas empresas. A principal questão está relacionada à classificação que define se um produto sofrerá ou não a substituição. Com o objetivo de tornar o processo mais simples, o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) criou o CEST, sigla para Código Especificador da Substituição Tributária, que facilita a identificação de bens que são passíveis da substituição.

O que é substituição tributária?

A substituição tributária é um imposto cobrado pelo Estado quando um produto sai da fábrica. Ele elege um terceiro que deverá realizar o pagamento desse tributo, e seu objetivo é tornar mais fácil a fiscalização dos impostos que são cobrados mais de uma vez durante a circulação de um produto ou serviço no mercado.

A função do NCM

A sigla NCM significa Nomenclatura Comum do Mercosul, e é um código utilizado pelo governo para classificar as mercadorias de acordo com sua natureza. Todo produto, seja comprado no Brasil ou em outros países, deve ter um NCM na nota fiscal ao entrar no país.

Exemplos de NCM:

  • 040.00: artigos para casa;
  • 043.00: produtos de limpeza e conservação doméstica;
  • 30.00: móveis de madeira, do tipo utilizado em escritórios.

Muitas pessoas utilizam o NCM para descobrir se determinado produto tem ou não substituição tributária. Entretanto, com a adoção do CEST, provavelmente os protocolos passarão a utilizá-los e o NCM não será mais necessário para este fim.

Dúvidas frequentes sobre a tabela CEST

Quando ela deve ser usada?

A tabela CEST deve ser usada em operações realizadas com produtos que fizerem parte do regime de Substituição Tributária. A lista completa está nos Anexos II a XXIX do convênio ICMS 146/15.

Onde devo consultar?

Você poderá consultar a tabela CEST por meio do link https://www.codigocest.com.br/.

Como o código CEST é composto?

O código CEST é composto por 7 dígitos. Exemplo: 17.096.00

  • Os dois primeiros representam o segmento ao qual a mercadoria faz parte;
  • O terceiro, quarto e quinto ao item de um segmento de mercadoria ou bem;
  • O sexto e o sétimo representam à especificação do item.

Sou obrigado a usar o CEST?

O CEST é obrigatório para quem emite NF-e ou NFC-e e para quem comercializa produtos listados na tabela do convênio ICMS 92/15.

O sistema tributário brasileiro é bastante complexo e, por isso, é extremamente importante que você se mantenha atualizado sobre o tema. Quanto mais você se informar, melhor conseguirá lidar com essa complexidade.

[php_everywhere]

Imagem: Rawpixel.com / Shutterstock

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010