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Entenda qual a importância do posicionamento de marca para uma empresa

16/06/17
Entenda qual a importância do posicionamento de marca para uma empresa
O posicionamento de marca é uma estratégia que faz toda a diferença nos resultados obtidos por uma empresa.

Quando você escolhe por adquirir um produto, quais são os aspectos que fazem você decidir por um modelo em vez de outro? Se duas marcas oferecem exatamente o mesmo produto a você, por que será que uma delas consegue chamar mais a sua atenção do que a outra?

Esta capacidade de chamar a atenção do cliente é resultado de um posicionamento acertado por parte da empresa, uma atitude que foi capaz de conquistar o consumidor e fazer com que ele tivesse vontade de adquirir um produto em vez de outro ofertado pela concorrência. Trata-se de uma eficiente estratégia de mercado, que é fundamental para o sucesso de um negócio.

Posicionamento de marca: qual a importância para seu negócio?

O posicionamento de marca é uma ação que consiste na caracterização e diferenciação de uma empresa, produto, marca ou serviço por meio de características reais ou simbólicas. Criado e pensado por meio de ações de segmentação, o posicionamento de marca necessita que a empresa identifique e defina seu público-alvo e, a partir disso, entenda como o mercado se divide e se comporta.

Antes de conseguir direcionar os consumidores até sua marca, uma empresa precisa conquistar um espaço razoável no mercado em que atua, ou seja, ela deve ser ao menos reconhecida por várias pessoas e por seus concorrentes. Para conquistar esse espaço, é fundamental que a marca tenha um produto e uma oferta que demonstre claramente o que ela espera que os consumidores vejam, não deixando espaço para que ninguém compare seu produto/serviço com outras marcas.

Como aplicar a estratégia de posicionamento de marca?

Além de conhecer profundamente seu mercado de atuação e seu público, é fundamental que a empresa esteja sempre atenta às mudanças: o comportamento do consumidor pode mudar, assim como as ações da concorrência e as exigências da sociedade. Por isso, o marketing da empresa deve criar estratégias para cada etapa no ciclo de vida do produto, pensando sempre em como aumentar a lucratividade de suas vendas.

Para ter um posicionamento de marca verdadeiramente eficaz, a empresa deve estar atenta a alguns requisitos essenciais que compõem o posicionamento maior da empresa. São eles:

  • Mostrar a importância do benefício da compra ao consumidor;
  • Ser distinto frente aos concorrentes;
  • Apontar facilidades de comunicação;
  • Obter visibilidade no mercado;
  • Evitar cópias da concorrência;
  • Ter uma rentabilidade da diferença.

Use o espaço abaixo para compartilhar conosco suas ideias e estratégias de posicionamento de marca. Se fizer sentido para você, curta e compartilhe esse material nas redes sociais.

Imagem: Ollyy / Shutterstock

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Sobre o autor

Autor

José Roberto Marques

José Roberto Marques é presidente do IBC, Master Coach Senior e Trainer. Um dos pioneiros em Coaching no Brasil, com mais de 25 anos de experiência em treinamento e desenvolvimento humano. Fundador e também presidente da Editora IBC, possui diversas obras publicadas. É professor convidado da Universidade de Ohio. Como Coach atende CEO’s e líderes de grandes organizações.

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