Gestão comercial: entenda o que e como implantá-lo no seu negócio

Homem usando notebook em um depósito com prateleiras de estoque

Entenda o que é gestão comercial e saiba qual a importância para seu negócio!

A gestão comercial se ocupa de gerir os recursos que fazem parte da atividade comercial. Embora toda empresa inserida no mercado precise lidar com essa área, nem todo empreendimento conta com profissionais preparados para tal. Um perfil interessante para essa área de gerência é o tecnólogo, que atua em várias áreas do setor de vendas e comércio.

O objetivo desse profissional é alavancar a rentabilidade e a produtividade da companhia. Esse profissional é responsável por uma série de tarefas, como gerenciamento de equipes, desenvolvimento de estratégias, precificação, definição de locais de vendas, entre outros. Esse profissional é dotado de conhecimentos de marketing, logística, economia e tributação.

No artigo a seguir iremos explicar com mais detalhes a área de gestão comercial e o profissional capacitado para essa atividade. Também daremos dicas de como fazer a implantação desse profissional no seu empreendimento.

O que estuda um profissional de Gestão Comercial? 

A contratação de um profissional especializado em gestão comercial é de extrema relevância estratégica. Quem se qualifica nessa área adquire conhecimentos a respeito de gestão de pessoas e de tecnologia da informação. A partir dessa base de formação, é possível potencializar a rentabilidade da organização e flexibilizar o processo de comercialização.

Os profissionais da área de gestão comercial ainda têm contato com técnicas e estratégias de relacionamento com o cliente. Nessa área também se estuda a respeito dos hábitos de consumo da população e características dos consumidores. O leque de conhecimentos do gestor comercial é bastante amplo. 

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Quais são as atividades de um gestor comercial?

O profissional de gestão comercial realiza uma série de atividades relacionadas a diferentes competências. No entanto, em geral essas atividades estão relacionadas ao processo de comercialização e suas etapas diversas.

O gestor comercial faz estudos e análises profundas do empreendimento, das tendências de consumo em alta, do comportamento do mercado, entre outras. Basicamente, esse profissional coleta e analisa dados relevantes para o sucesso da empresa. 

Quais os conhecimentos de um profissional de Gestão Comercial?

Dentre os principais conhecimentos dos profissionais de gestão comercial estão:

– As operações básicas da área de varejo e identificação de informações relativas à otimização das operações. Faz parte da área de conhecimentos desse profissional a definição da tecnologia para obter e analisar dados. 

– Através da administração por categoria, esse profissional tem o conhecimento para estruturar os produtos oferecidos em “famílias”. 

– Determina o capital de giro necessário para a manutenção de estoque, tendo por base o giro médio diário e os prazos para reposição. 

– Análise do perfil do público. 

– Análise da concorrência e estabelecimento de estratégias. 

– Método para implantar sistemas de comércio eletrônico.

Gestor Comercial: como ele pode ser implantado na sua empresa?

Profissionais da área de gestão comercial têm algumas opções de carreira e cargos para atuação. Dessa forma, o seu empreendimento pode implantar esse cargo em diferentes posições. O gestor comercial pode ser empregado como gerente de lojas ou de operações; supervisor de operações; analista de resultados, entre outros.

Como esse é um setor que vem crescendo consideravelmente, oferece outras boas oportunidades. Dentre as novas colocações que vêm sendo atribuídas a esses gestores estão: analista de pesquisa de marketing, analista de localização de ponto estratégico, assessores e coordenadores de operações. O salário varia de acordo com as atividades que irá realizar na empresa. 

Qual é o objetivo da Gestão Comercial?

O mercado está passando por uma profunda transformação e isso contribui também para as mudanças no setor de gestão comercial. Essa área sempre foi facilmente delineada, no entanto, para acompanhar essa evolução vem se transformando.

O processo de alinhamento do escopo da gestão comercial com o mercado tem como objetivo a melhoria de todas as etapas de gerenciamento. 

Conheça os objetivos da Gestão Comercial

Essa área tem como objetivo desenhar oportunidades para o crescimento do empreendimento. Por esse motivo, tem como foco encontrar novas atividades que podem ser exploradas pelo negócio para levar ao seu desenvolvimento contínuo.

O gestor comercial trabalha para potencializar a produtividade corporativa, levando, assim, a uma melhoria da qualidade dos produtos/serviços. Todo esse esforço leva ao fortalecimento da competitividade no mercado.

Gestor Comercial: quais são as características de um bom profissional?

A área comercial conta com um mercado de trabalho bastante aquecido e com ampla oferta de oportunidades. Contudo, não é porque se trata de um mercado em expansão contínua que não são feitas exigências. 

As empresas desejam contar com profissionais que entreguem mais do que está na descrição do cargo. Os colaboradores devem ser capazes de atuar em alto nível. A seguir apresentaremos as características mais relevantes de um bom profissional de gestão comercial. 

1. Visão estratégica

O profissional de gestão comercial deve ter excelente visão estratégica do empreendimento. Isso significa detectar oportunidades e identificar ameaças. 

2. Senso de posicionamento

Compreender qual é o posicionamento da empresa e identificar o perfil dos clientes. 

3. Capacidade de análise da concorrência

Nessa área, é imprescindível saber analisar corretamente as forças e fraquezas dos concorrentes. Assim, é possível tornar o empreendimento mais competitivo.

4. Capacidade de desenvolvimento de equipes

É importante que o profissional tenha conhecimentos para selecionar, reter e treinar a equipe. O objetivo é sempre qualificar e potencializar o valor das equipes. 

5. Capacidade de liderança

O líder da equipe precisa incentivar e motivar a sua equipe a fazer sempre o seu melhor

6. Desenvolvimento informacional

O gestor comercial precisa desenvolver um bom diálogo com todos os setores e não apenas com a área comercial. Como essa é uma área que desenvolve diferenciais para que a empresa ganhe mais espaço no mercado, precisa estar bem alinhada com as informações. 

7. Disposição para alcançar metas

A cobrança faz parte do trabalho rotineiro da área comercial e o gestor deve estar apto para tal. Certamente, essa é uma das áreas que mais dependem de bater metas, então é importante que os gestores estejam prontos para o desafio e para a cobrança.

Agora você já sabe o que é gestão comercial e como implantar um profissional dessa área na sua empresa!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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