Gestão de crise empresarial: você tem administrado bem a pressão sobre o seu negócio?

Gestão de crise empresarial: você tem administrado bem a pressão sob o seu negócio
É importante que os gestores estejam atentos para os sinais iminentes de crise para lidar com a situação de forma assertiva.

Ter o próprio negócio exige que o empreendedor assuma e lide com riscos de toda ordem. Não há empresário nenhum no mundo que não tenha enfrentado alguma crise em seu negócio, e é importante que os gestores estejam atentos para os sinais iminentes de crise para lidar com a situação de forma assertiva. O modo como a crise empresarial é encarada faz toda a diferença na hora em que ela se torna uma realidade.

Os riscos estão diretamente ligados ao futuro e às expectativas da empresa, e são possibilidades que podem ou não acontecer. É importante que estes riscos estejam claros e que não sejam esquecidos pelos gestores. Acima de tudo, é importante que eles estejam presentes no planejamento e na elaboração de estratégias.

Como lidar com a pressão do seu negócio em momentos de crise?

Crie um grupo para lidar com a crise

Eleja um grupo de colaboradores com know-how para lidar com a crise. Se a sua empresa for de grande porte, é importante criar um comitê ou um departamento voltado para gestão de crises. É importante que este grupo tenha autonomia para resolver os problemas e que estejam cientes da real situação em que a empresa se encontra.

Defina um posicionamento

É importante que o público esteja ciente das medidas que serão tomadas pela organização. Colaboradores, prestadores de serviço, consumidores finais e imprensa devem estar a par do que a empresa tem feito para que os problemas sejam solucionados. Ter esse posicionamento mostra que a crise é tratada como prioridade pela empresa, e isso transmite segurança para o seu público.

Encare os erros como lições

Tenha ciência de que você e sua empresa não serão os mesmos após a crise. Resta decidir se você quer que ambos sejam melhores (e maiores) ou não. Tirar lições das situações de crise fará de você um gestor melhor e a sua empresa ainda mais consolidada no mercado.

E você, como lida com as pressões do seu negócio diante das crises? Use o espaço abaixo para nos contar a sua opinião. Se este conteúdo te ajudou de forma positiva, curta e compartilhe-o em suas redes sociais.

[php_everywhere]

Imagem: Gajus / Shutterstock

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010