Como o sistema de gestão integrada ajuda o RH da sua empresa

sistema gestão integrada RH

Com o sistema de gestão integrada o RH de sua empresa terá uma facilidade maior de entender o que ocorre em cada área

Hoje eu preparei um artigo totalmente voltado para mostrar a importância do sistema de gestão integrado para a área de Recursos Humanos (RH). Continue lendo para entender o porquê de esse assunto ser tão essencial para uma organização.

[php_everywhere instance=”2″]

Qual é o problema: falta de agregação

A agregação é basicamente a integração de uma empresa em todas as esferas.

Se a comunicação está bem feita já é o primeiro passo. Ter o controle da comunicação é ter o poder. Se você já ouviu essa frase ou alguma ideia parecida, saiba que é a mais pura verdade. Aquele que retém a informação terá a possibilidade de dominar os outros que não a possuem. Desse modo, o detentor poderá seguir pelo caminho que quiser para alcançar seus objetivos. Isso até pode soar maquiavélico, não é mesmo?

Em uma empresa de grande, médio ou pequeno porte é fundamental que a comunicação seja desenrolada para todas as seções. Só que é claro que ela não deve ser simplesmente jogada. Cada parte de uma organização tem um linguajar diferente e é trabalho da Comunicação Interna, que geralmente está dentro do RH, fazer a estratégia correta para cada uma delas. A tática deve conter qual é a mensagem principal, qual é ou quais são os públicos-alvo, qual é o tipo de linguagem que cada um deles exige e como esse comunicado estará exposto.

O segundo passo ainda é sobre comunicação, porém mais especificamente o diálogo entre os setores. Agora não estou falando apenas dos comunicados, mas também do esclarecimento de processos. Não entender o procedimento como um todo pode gerar ruídos e retrabalhos. Por isso, é interessante que todos os colaboradores estejam atualizados em relação aos fluxos organizacionais que utilizam para que sigam as etapas corretamente e manter a congruência.

Solução: sistema de gestão integrada

Já que eu mostrei quais são os principais problemas é hora de apresentar possíveis soluções, correto? Isso! A verdade é que a resposta é que toda empresa tenha um sistema de gestão integrada. Decifrar o mistério não foi difícil, complicado mesmo será aplicar isso. É muito bonito falar sobre agregação e comunicação efetiva, mas empregar esses conceitos no dia a dia pode ser muito mais moroso do que se pode imaginar. Mas, não há nenhum desafio que uma pessoa esforçada não consiga superar. Ainda mais se tiver ajuda de mais pessoas. Os responsáveis por colocar essas resoluções em prática são os funcionários de Recursos Humanos e todas as microáreas que existem nesse guarda-chuva.

Antes de qualquer coisa, é preciso entender que há muito tempo o RH deixou de ser o setor que apenas admite e demite pessoas. Muitos mais do que isso, atualmente essa área deve ser dedicada ao desenvolvimento dos colaboradores e ao envolvimento entre todos os setores. Para conseguir chegar nesse nível, a área deve investir tempo e funcionários especializados em planejamentos, estratégias e ações que analisem e apliquem metodologias atualizadas de como lidar com pessoas.

Um sistema de gestão integrada é uma forma do RH ficar sabendo do que está acontecendo em todas as esferas da empresa. E isso não vale somente para as grandes corporações. A falta de anexação e de comunicação é um problema de empresas de pequeno, médio e grande porte.

Afinal, como se cria e como funcionaria um sistema de gestão integrada na prática? Para desenvolver um método como esse é preciso que o RH esteja embasado em conversas com os líderes e a gestão para entender quais são os processos e como eles funcionam detalhadamente. Só então eles podem verificar em conjunto onde estão os pontos para serem melhorados e o que está dando certo. Imagine a complexidade de fazer toda essa análise! Após essa investigação profunda, o RH deve buscar na sua experiência e em cases de fora quais são as metodologias que podem ajudar a resolver a falhas e desenvolver a integração.

As soluções trazidas por esse departamento serão essenciais para trazer a sinergia entre todas as áreas. Com isso, virá o bom andamento do dia a dia da corporação e, consequentemente, para a imagem desta para os clientes. Além disso, outros pontos como a redução de custos, aperfeiçoamento do processo de contratação e demissão, desenvolvimento de processo de feedback e produtividade também serão resultados que irão aparecer a médio e longo prazo.

Capacite seus profissionais de RH

Uma das maneiras mais eficientes de extrair o melhor trabalho dos seus funcionários é equipá-los com o melhor conhecimento. E para isso é preciso que dois fatores entrem em sinergia: a motivação do colaborador em procurar por sabedoria e o estímulo da empresa em oferecê-la.

O Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) oferece algumas soluções corporativas que são ideais para ajudar na evolução dos profissionais de Recursos Humanos. Com a capacidade, o profissional ficará empoderado o suficiente para desenvolver processos eficientes de planejamento, execução e avaliação das técnicas de coaching. É possível usar as soluções de coaching corporativo e organizacional, formação de líderes com o Leader Coach Training (LCT), coaching em vendas, palestras e workshops, coaching assessment DISC, avaliação 360º, programa de desenvolvimento em de liderança, formação de coaches internos e as formações personalizadas.

Além desse curso, o profissional de RH também pode usufruir do consultor em Análise Comportamental, que é uma forma prática e inteligente de conhecer o funcionamento do mapeamento de perfil e das tendências comportamentais. Ter a possibilidade de compreender profundamente os colaboradores é uma oportunidade muito valiosa para um departamento que depende do bem-estar deles.

Hora de colocar mão na massa

Após ler todo esse artigo foi possível entender a real importância de ter um sistema de gestão integrada para Recursos Humanos na empresa em que você trabalha. Caso você seja um profissional do setor e não possui esse tipo de agregação de informações na sua empresa, pesquise quais seriam as soluções que se encaixam no seu orçamento e que combinam com a cultura da corporação. Após ter se planejado, converse sobre a ideia com o seu gestor. Quem sabe você não consegue programar algo novo na sua empresa! E se você não for deste departamento pode conversar com alguém para entender se há um projeto e planos para a aplicação na corporação.

Dê sua opinião a respeito do sistema de gestão integrada para RH. Quer saber se esse é um método realmente eficaz no seu ponto de vista!

[php_everywhere instance=”1″]

Copyright: 584118919 – https://www.shutterstock.com/pt/g/tulpahn

 

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010