IBC entrevista: uma das mais admiradas Diretoras de Gestão de Pessoas do Brasil

O IBC, nesta entrevista, traz o parecer de uma das mulheres mais fantásticas que já passou pelo nosso Instituto! Telma Rodrigues é Diretora de Gestão de Pessoas do Magazine Luiza, uma das maiores redes de varejo do país, com mais de 30 mil funcionários. Telma é executiva há mais de 30 anos, ganhou o prêmio da Revista Forbes como melhor executiva de RH do varejo brasileiro e colocou o Magazine Luiza por três vezes entre as melhores empresas para se trabalhar. Veja o que ela pensa do Coaching e da parceria firmada com o IBC:

[php_everywhere instance=”2″]

IBC – Vocês buscaram uma parceria com o IBC, como foi o processo?

Buscamos primeiramente, a parceria com uma instituição que pudesse fazer a formação de Coaching para a equipe de Gestão de pessoas do Magazine Luiza. Essa busca fazia parte dos PDIs (Plano de Desenvolvimento Individual) após uma avaliação 360º desta equipe. Gostamos muito do que encontramos junto ao IBC, por trazer maior alinhamento na atuação da equipe. Depois deste primeiro passo, passamos a desenvolver um programa sob medida, de formação para os líderes regionais, baseado na metodologia do Coaching. Já estamos colhendo os primeiros resultados deste trabalho, pois observamos melhorias na atuação dos líderes junto às equipes das lojas, maior proximidade do líder e sua equipe, gestão de conflitos, feedbacks mais assertivos e apoio ao desenvolvimento dos liderados.

IBC – Há quanto tempo vocês investem no coaching como opção metodológica? E há quanto tempo existe essa parceria com o IBC?

Apostamos no Coaching como metodologia, desde 2013, mesmo período que iniciamos a parceria com o IBC.

IBC – Como o Magazine Luiza utiliza o processo de Coaching no ambiente organizacional?

Usamos o Coaching como ferramenta de gestão para aprimorar a liderança e a condução de equipe de alta performance, bem como, no desenvolvimento individual, através de processos definidos junto aos coachees.

IBC –       Como você avalia a participação do IBC neste processo de transformar seus gestores em líderes Coaching?  O que você tem a dizer sobre o trabalho desenvolvido?

O IBC desenvolveu uma metodologia muito prática e acessível para a disseminação do Coaching no Brasil. Como temos grande capilaridade, precisávamos de um parceiro que conseguisse atender a nossa grande escala e que também compreendesse a cultura da nossa organização, para customizar o programa de acordo com a nossa necessidade. Estes aspectos tornaram-se essenciais para que a nossa parceria junto ao IBC desse certo.

IBC – O coaching se tornou parte da cultura organizacional da Magazine Luiza. Como ele influencia os resultados que vocês obtêm hoje?

O Coaching vem se tornando parte da nossa cultura, pois seus fundamentos estão totalmente alinhados com os valores e com as práticas do Jeito Luiza de Ser. O processo de transição da Diretoria Executiva foi apoiado em processos individuais de Coaching, o que trouxe muita tranquilidade para toda organização. Outra conquista foi a melhoria significativa da atuação dos líderes regionais, pois num momento de grande turbulência econômica e política no nosso país, precisamos de líderes fortes que apoiem suas equipes, mostrando o caminho certo a seguir, para que essa travessia seja feita de forma a garantir a perenidade da empresa e dos empregos.

IBC – Vocês implementam a cultura de coaching de forma contínua na empresa? Como são os programas e ações utilizados? 

Vejo um horizonte muito promissor para o Coaching na nossa organização. Além dos programas já realizados, que deverão continuar ao longo do ano de 2016, estaremos estruturando um Programa de Coaching individual que apoie a liderança nos processos de gestão da mudança, na transição de carreira, no plano de sucessão e no desenvolvimento dos executivos da companhia.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto é FELIZ!
Clique aqui e conheça nosso “Termômetro da Felicidade” !

IBC – Você acha que o coaching é um processo que faz com que vocês se mantenham na lista de melhores empresas para se trabalhar?

Por estar em grande congruência e sintonia com os traços marcantes da nossa cultura organizacional, sem dúvida alguma, o Coaching tem papel importante na manutenção do Magazine Luiza entre as melhores empresas para se trabalhar no Brasil.

IBC – Qual o papel do Coaching hoje no mercado de trabalho?

O Coaching é uma ferramenta de desenvolvimento. Neste processo, o coachee projeta o estado desejado e é apoiado a chegar lá. Num período de grande concorrência para a conquista de uma vaga, o coaching pode fazer toda diferença para o profissional que busca um emprego. Através do auto conhecimento e do desenvolvimento de seus talentos, ele pode apresentar o algo a mais, durante um processo seletivo.

[php_everywhere instance=”1″]

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010