A importância da logística reversa para empresas

Símbolo da reciclagem

A logística reversa é uma área que se responsabiliza por gerenciar o fluxo físico de produtos, desde o ponto de consumo até seu local de origem.

A logística reversa é uma área da logística empresarial que tem a função de gerenciar e operacionalizar o retorno de bens materiais após a sua venda e o seu consumo. É uma forma de se preocupar com o descarte ecologicamente correto, e muitas empresas têm utilizado a logística reversa como uma grande estratégia em seu planejamento de negócios.

Mas como esse processo ocorre? Quais são as vantagens que ele tem a oferecer às empresas, à sociedade e ao meio ambiente? As respostas para essas perguntas, você encontrará no artigo a seguir. Siga em frente e boa leitura!

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O que é a logística reversa?

A logística reversa é um instrumento econômico e social que viabiliza a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, de forma que eles possam ser reaproveitados no ciclo produtivo ou devidamente encaminhados para um local de descarte ou tratamento.

Empresas que adotam a logística reversa em sua cadeia produtiva acabam agregando maior valor à sua imagem perante a sociedade, justamente por conta de sua preocupação em oferecer maior benefício ao meio ambiente. Além disso, elas estabelecem novas oportunidades de negócio, geram mais postos de trabalho e beneficiam todo o meio em que estão inseridas.

Como a logística reversa ocorre?

A logística reversa pode ser desenvolvida pelas empresas de diversas maneiras, levando em consideração a natureza de seus negócios, os materiais com os quais trabalham e a estrutura de suas operações. Contudo, pode-se definir o clássico ciclo da logística reversa como um sistema sustentável, dividido em 6 etapas, e que se repete continuamente. As 6 etapas são:

1. Indústria: as indústrias obtêm matéria-prima para a produção de diversos produtos, que têm o objetivo de resolver algum desejo ou necessidade da população. Para que sejam identificados e preservados, esses produtos recebem embalagens da marca produtora;

2. Distribuição: as empresas distribuem os seus produtos aos comércios, o que pode ocorrer por diferentes redes de distribuição, meios de transporte e canais logísticos. Alguns sistemas são mais diretos, enquanto outros são feitos em etapas, com intermediários;

3. Varejo: ao chegar às lojas, os produtos são armazenados e estocados até que sejam, enfim, posicionados para a venda. Nesse local, é feito um trabalho de consultoria e divulgação das soluções, até que o consumidor final tome a decisão de adquirir o item em questão;

4. Consumidor: já em posse do consumidor, o produto em questão é consumido, tendo a embalagem descartada. A vida útil dos produtos varia de acordo com a qualidade do material com o qual são produzidos, até que também chegue a vez de eles também serem descartados;

5. Coleta e seleção: depois de passar pelo consumidor, o produto em fim de vida útil, bem como as suas embalagens, é descartado e recolhido pelos catadores, que separam os materiais encontrados e fazem a seleção dos produtos a serem reciclados, considerando tudo aquilo que pode ter alguma serventia futura;

6. Reciclagem: o material coletado é transformado em matéria-prima a ser utilizada novamente pela indústria — seja na composição de elementos de novos produtos, seja na composição de suas respectivas embalagens.

Assim, a etapa 6 é integrada novamente à etapa 1, reiniciando o ciclo da logística reversa. Esse processo recebe este nome porque ele se preocupa com a “volta” do produto, depois de ter sido utilizado, até a indústria, ao contrário da logística tradicional, que cuida das redes de distribuição do produtor até o consumidor final (a “ida”).

Qual é a importância da logística reversa?

Ao compreender o processo de logística reversa, talvez você já tenha adquirido alguma noção dos benefícios que ele promove às empresas e ao meio em que estão inseridas, não é mesmo? Confira, na sequência, as 4 principais vantagens oferecidas por esse sistema.

1. Diminuição da poluição

A má gestão do lixo gera inúmeros danos ao meio ambiente, além de comprometer seriamente a qualidade de vida das pessoas, dos animais e do planeta como um todo. A logística reversa existe para gerenciar o fluxo de matérias-primas que são geradas pela cadeia de distribuição.

Esse processo evita que os resíduos sejam descartados em local inapropriado, um processo que provoca a contaminação dos solos e dos mananciais, bem como a poluição do ar (por meio das queimadas de lixo e produção de gases tóxicos). Assim, o combate à poluição ajuda a conservar a natureza e a qualidade de vida de todos os seres vivos, incluindo os humanos.

2. Redução da extração de recursos naturais e do desperdício de materiais

Você já olhou para uma lata de lixo e percebeu que aqueles materiais, que tanto tempo demoraram em ser produzidos e distribuídos, poderiam ser reaproveitados em alguma coisa? Utilizá-los uma única vez e descartá-los é um desperdício quando o material ainda tem boa qualidade.

Dessa forma, a logística reversa permite que esses objetos sejam reaproveitados, o que não apenas evita o desperdício de suas vidas úteis, como também reduz a necessidade de extração de matéria-prima da natureza. Isso tende a evitar, por exemplo, o desmatamento para a extração da madeira.

3. Vantagens econômicas

Esse instrumento também é de grande importância para as operações de logística empresarial, pois a logística reversa estuda e gerencia como os subprodutos de um processo produtivo serão descartados ou reintegrados ao processo. Nesse sistema, oportunidades de negócios e de empregos surgem, o que beneficia a população.

Além do mais, as organizações que têm um bom sistema logístico conseguem uma grande vantagem competitiva sobre as que não têm. Isso ocorre porque o reaproveitamento de material torna a cadeia produtiva mais barata (já que não é preciso adquirir tanta matéria-prima). Os valores economizados com isso podem ser investidos em outras áreas para satisfazer ainda mais o consumidor, gerando crescimento empresarial.

4. Diferenciais na imagem da marca

Por fim, nunca é demais lembrar que as questões de ecologia e de sustentabilidade têm crescido muito na sociedade e alterado consideravelmente o comportamento do consumidor. As preocupações com o futuro do planeta têm levado a pessoas a, cada vez mais, optar pelas empresas que demonstram responsabilidade nesse sentido.

Por isso, adotar um sistema de logística reversa e divulgá-lo contribui com a construção de uma marca eco-friendly, ou seja, amiga do meio ambiente por agir no sentido de amenizar os impactos de suas ações sobre a natureza. Isso pode ser um diferencial competitivo importante junto ao público.

A logística reversa é uma prática que promove a sustentabilidade, no sentido de que desenvolve cadeias de coleta e reutilização dos materiais que já foram consumidos e descartados. Assim, ela auxilia na preservação da natureza, ao mesmo tempo em que gera economia no processo produtivo das empresas e garante a elas um importante diferencial competitivo em sua imagem de marca responsável.

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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