A importância de sempre estar aberto às mudanças no sistema organizacional da empresa

A importância de sempre estar aberto às mudanças no sistema organizacional da empresa
A vaidade dos chefes muitas vezes faz com que eles não estejam abertos a mudanças no sistema organizacional, o que pode ser muito prejudicial para o alcance dos resultados.

Não é difícil encontrar equipes lideradas por chefes egocêntricos. O egocentrismo de chefes prejudica a empresa e, principalmente, a equipe que precisa lidar diretamente com um profissional inseguro e extremamente vaidoso. Afinal, o chefe egocêntrico não prioriza e valoriza o trabalho em equipe; além disso, para este tipo de chefe um colaborador talentoso – principalmente, se for um colaborador de sua equipe – se torna uma ameaça a sua vaidade e status.

Ainda é comum encontrarmos este tipo de liderança pois a ascensão dos profissionais aos cargos de chefia atende a requisitos nem sempre ligados a questões profissionais: uma indicação familiar, o tempo de serviço, entre outros. São pessoas que desenvolveram habilidades profissionais, mas não desenvolveram a inteligência emocional. E isso repercute de maneira negativa no sistema organizacional. A equipe perde, aos poucos, a motivação para executar suas atividades. Outra fatalidade é a perda de talentos. A vaidade do chefe fala mais alto e isso faz com que a empresa perca profissionais dotados de muito talento para empresas concorrentes, por exemplo.

A vaidade dos chefes não permite que estes se abram para mudanças no sistema organizacional e este é um dos maiores males que este tipo de comportamento pode trazer. Porque um chefe que não se abre para novas possibilidades atrasa processos, impede o alcance dos resultados positivos em nome de algo totalmente pessoal.

Saiba como lidar com este tipo de chefe na manutenção do sistema organizacional

1- Compartilhe individualmente com ele suas ideias

Quando tiver uma ideia, converse com seu chefe antes de torná-las públicas. Isso será importante para a próxima etapa.

2-  Em público, compartilhe o mérito

Mostre para as pessoas que o chefe teve participação na construção daquela ideia. Isso transmitirá segurança a ele.

3- Evite elogios exagerados

Mesmo sendo uma pessoa vaidosa e egocêntrica, elogiar o chefe de modo exagerado e exacerbado pode soar como uma tentativa de manipulação. Lembre-se que esta vaidade esconde uma insegurança e isso pode soar como uma ameaça ao status que o chefe possui.

Importante dizer que é preciso avaliar a sua situação com cautela. Se você já estiver em uma situação bastante desconfortável com este chefe, talvez seja o momento para pedir auxílio e orientação para os demais gestores ou até mesmo para o departamento de Recursos Humanos.

E você, o que pensa a respeito? Use o espaço para nos contar a sua opinião sobre o assunto. Se este conteúdo te ajudou de forma positiva, curta e compartilhe em suas redes sociais.

[php_everywhere]

Imagem: Ilyafs / Shutterstock

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010