A importância do serviço pós-venda na relação com o cliente

A importância do serviço pós-venda na relação com o cliente
O serviço de pós-venda é uma eficiente maneira de mensurar a satisfação do cliente e traçar estratégias para gerar fidelização.

Em um mercado que sofre constantes mudanças e apresenta clientes tão exigentes, há a necessidade de que as empresas ofereçam mais do que produtos e serviços ao seu público-alvo. Quando uma pessoa compra um item de determinada marca, ela está evidenciando que a escolheu para satisfazer uma necessidade que pode ir além de um simples bem material ou serviço: ele deseja ser bem atendido e saber que a empresa se importa com ele.

Nesse sentido, é fundamental que a organização mantenha um relacionamento com seu cliente mesmo após a realização da venda, de modo que ele indique a marca para outras pessoas e volte a comprar no futuro.

Este tipo de relacionamento recebe o nome de pós-venda, um serviço que se baseia na assistência ao cliente mesmo depois da aquisição do produto/serviço. Com isso, a empresa firma um compromisso com o consumidor, garantindo que ele fique satisfeito por meio de um atendimento diferenciado, correção de eventuais falhas e auxílio com problemas.

Estratégias de pós-venda

O serviço de pós-venda permite que a empresa mapeie a satisfação do seu cliente e, a partir dessas informações, adote ações para fidelizar o consumidor. Conheça algumas dicas para realizar um pós-vendas assertivo:

Tenha um histórico do cliente

Mantenha as informações sobre o consumidor sempre atualizadas. Esses dados nortearão a criação de um discurso eficaz para tratar com o cliente.

Abra canais de comunicação

É necessário que a empresa tenha canais de comunicação bem estruturados para que cliente e vendedor possam se comunicar de maneira prática. Nesse sentido, esteja disponível via e-mail, redes sociais e telefone, permitindo que o consumidor tenha canais para encontrar sua empresa e passar os feedbacks necessários.

Mensure

Mensure todas as informações fornecidas pelo cliente: elogios, reclamações, opiniões sobre o vendedor e possibilidade de recompra. Todos esses dados devem ser estudados para que a empresa seja capaz de desenvolver ações que permitam aumentar o nível de satisfação e fidelização do consumidor.

Fique atento às reclamações

Não ignore as reclamações. Em vez disso, preste atenção no feedback do cliente e busque medidas para que o problema seja solucionado o mais rápido possível. Essa demonstração prova ao consumidor que a empresa está preocupada com sua satisfação.

Ofereça oportunidades exclusivas

Com base no histórico de compra do cliente, ofereça a ele outras opções de compra que possam ser de seu interesse. Demostre que a intenção da empresa é oferecer as melhores soluções para a necessidade do consumidor.

Vantagens do pós-venda

  • Auxilia a organização quanto ao mapeamento da satisfação do cliente;
  • Identifica problemas no processo de vendas;
  • O cliente satisfeito indica a empresa para outras pessoas;
  • A indicação gera um eficiente marketing boca a boca;
  • Mantém a credibilidade e reputação do negócio;
  • Gera diferencial competitivo;
  • Maximiza o lucro da empresa.

Toda estratégia desenvolvida para melhorar o atendimento ao cliente e gerar satisfação contribui com a rentabilidade do negócio. É preciso que as empresas entendam que o trabalho não acaba quando uma venda é finalizada.

Cada vez mais, os clientes buscam por empresas que os convençam de que seu produto/serviço é capaz de suprir sua necessidade, além de atendimento diferenciado. A organização que estabelece estratégias para tais fatores garante, além de diferenciação de mercado, a fidelização de seus clientes.

Sua empresa realiza o serviço pós-venda? Quais foram os resultados obtidos? Comente e compartilhe o artigo nas redes sociais.

Imagem: Olga Danylenko / Shutterstock

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