A importância do logotipo de uma empresa na criação de uma identidade visual

Logotipo

Um logotipo representa a identidade de uma marca, funcionando como uma assinatura no mercado.

 

Você e sua equipe elaboram a missão, definem os valores e a visão da empresa. A partir daí, é criada uma sequência de processos e atividades que devem ser seguidos por todos que fazem parte da organização. Mas, como representar tudo isso de uma forma única para o público? Como transmitir para os consumidores o que a sua empresa é e representa de fato?

Existem várias formas e razões para que isso seja feito. Uma delas é que é necessário fazer a divulgação de sua empresa para o mercado em que ela atua, fazendo assim, com que ela seja facilmente identificada, visualmente falando, ganhe notoriedade e lhe traga os resultados que você almeja junto a seu público-alvo e demais stakeholders.

Neste sentido, faz-se necessário investir na criação da identidade visual da sua empresa. Além de tudo, fatores como o citado acima mostram a necessidade da sua organização ter um logotipo elaborado por profissionais da área, visto que a intenção maior é fazer com que ela se destaque e seja lembrada como referência no momento em que o consumidor precisa adquirir o produtos ou serviços que você oferece.

Descubra neste artigo, mais sobre estes termos técnicos, como logotipo, logomarca, identidade visual, entre outros, que a sua empresa precisa ter, para que tenha ainda mais notoriedade no mercado em que atua.

O que é identidade visual?

Quando falamos em identidade visual, estamos nos referindo a um conjunto de elementos, que servem para representar, de maneira visual e sistematizada, algum nome, conceito, produto, serviço e até mesmo uma empresa.

A identidade visual criada para uma empresa, por exemplo, serve para que ela se torne única em meio à concorrência e seja facilmente identificada quando os consumidores, parceiros, fornecedores e funcionários tiverem contato com a marca criada.

Dentro do processo de criação de uma identidade visual é necessário investir tempo na elaboração do manual de identidade visual, um documento que serve para nortear e direcionar a maneira correta com que a marca deve ser utilizada, evitando, assim, que ocorram erros em no momento em que esta for reproduzida.

O que é logotipo?

Conceito amplamente utilizado pelas área de design, publicidade, marketing e afins, logotipo, ou simplesmente logo, diz respeito à representação de elementos gráficos ou visuais, que servem para identificar uma marca, uma empresa, um produto ou um serviço, por exemplo.

Estes elementos podem ser formados por letras, números, símbolos, entre outros, que sirvam para transmitir, da melhor maneira possível e com a maior precisão e proximidade também possíveis, o que a empresa representa e o que ela deseja passar para o mercado em que vai atuar.

Por que criar um logotipo para uma empresa?

Uma prática comum e bastante nociva para a empresa é o baixo investimento na criação da identidade visual no primeiro ano de sua criação. E isso faz com que as primeiras prospecções sejam feitas com materiais que não transmitem a seriedade, o profissionalismo, comprometimento e a credibilidade que esta deseja transmitir.

Assim, como dissemos no item acima, logotipo é a tradução visual da sua marca, uma espécie de assinatura. O logotipo de uma empresa é a assinatura da mesma no mercado. É a partir dele que a empresa será reconhecida pelo público-alvo e até mesmo por seus concorrentes.

Por isso, não investir em sua criação é algo danoso para a empresa, uma vez que ele serve para que a sua marca seja constantemente lembrada. Ou seja, o risco de não investir tempo na criação de um logo e identidade visual como um todo para a empresa, é bastante alto, pois pode fazer com que esta caia no esquecimento, que é algo que todo empresário e empreendedor pretende evitar.

Outro ponto que vale ser ressaltado neste sentido, é a importância da criação do logotipo, bem como da identidade visual da sua empresa ser feito por profissionais responsáveis e capacitados. Dessa forma, na hora de investir neste processo e decidir como será o seu andamento, seus detalhes e afins, é fundamental que você procure por agências de publicidade, profissionais de Branding e designers para tal missão, visto que são profissionais especialistas no assunto e altamente capacitados para transmitir, de maneira visual, o que você deseja passar para o mercado com a sua marca.

O logotipo é algo de extrema importância e por isso, deve ser feito com assertividade, lembrando sempre da qualidade.

Esclarecimentos: logotipo e logomarca

Quando abordamos este assunto, tenho certeza que uma das dúvidas que mais rondam a mente das pessoas que não são familiarizadas com os termos é sobre a diferença existente entre logotipo e logomarca. Hoje, vou esclarecer esta dúvida, para que você fique ciente do que se refere cada termo quando for citado.

A palavra logotipo diz respeito à marca da empresa representada por tipografias e fontes diferenciadas, que tornam fácil a sua identificação. Assim, entende-se que logotipo refere-se à forma como o nome da empresa é escrito, de uma maneira específica, como é o caso do logo da Nasa, da Dell, Microsoft, Ray Ban, entre muitas outras.

Já o termo logomarca, refere-se à união entre determinado símbolo, ou forma, ao tipo, ou à escrita específica que representa a marca da empresa. Como exemplo, temos: Petrobras, Reebook, Burger King, Unilever, entre outras.

É importante enfatizar que muitos estudiosos da área, principalmente profissionais com uma visão um pouco mais tradicional, consideram neologismo a utilização do termo logomarca, por acreditarem que trata-se de uma nova forma de representar o que é usualmente utilizado, no caso o logotipo.

O fato é que, por mais que ocorra confusão entre os termos a serem utilizados, se analisarmos os símbolos das grandes marcas, como Apple, Volkswagen, Windows, McDonald’s e assim por diante, conseguiremos entender o quão é importante se investir em um logo que seja realmente expressivo e transmita quem a sua empresa é no mercado, visto que, é só olhar para as marcas, símbolos e logotipos relacionadas a estas empresas especificamente, para associarmos cada um deles a elas, de maneira rápida, fácil e intuitiva.

 

Por isso achei tão importante compartilhar com você este conteúdo, principalmente se tem intenção de abrir o seu próprio negócio, ou se já tem e está com as operações no início. É necessário lembrar do investimento em marca, divulgação, marketing, branding, vendas, entre outros meios que lhe ajudem a se destacar em meio a seus concorrentes, já que eles não descansam em nenhum momento.

Sendo assim, para não ficar para trás, você deve começar a pensar desde já na marca, identidade visual e em como deseja se comunicar com seu público de todas as maneiras, seja por meio de um site, das redes sociais, de um cartão de visitas, entre outros mecanismos. São eles que vão contribuir para que você crie um nome e seja constantemente lembrado pelos serviços que presta, produtos que oferece e experiência que proporciona.

E você, o que pensa a respeito? Acredita ser importante a criação do logotipo? Use o espaço abaixo para nos contar a sua experiência e opinião sobre o assunto. E se este conteúdo te ajudou de forma positiva e você acredita que poderá ajudar outras pessoas, curta e compartilhe em suas redes sociais, e continue acompanhando nossos conteúdos, pois todos os dias trazemos muitas novidades para potencializar o seu crescimento e também o de sua empresa.

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.

 

Copyright: 797039932 – https://www.shutterstock.com/pt/g/artnovo

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010