Fechar
Para trilhar seu caminho você precisa dar o primeiro passo
Valor do curso: Gratuito
Preencha o formulário e aproveite esta oportunidade incrível
Qual sua profissão atual/área de atuação?*
Administrador / Gestor / Líder
Psicólogo / Psicanalista / Terapeuta
Empresário / Empreendedor / Dono de Empresa
Consultor / Vendedor
Professor / Pedagogo / Treinador / Palestrante
Outros
O que você procura com o coaching?*
Quero multiplicar o Coaching dentro da empresa onde trabalho.
Sou psicólogo ou psicanalista e quero ampliar as possibilidades de trabalho.
Quero usar as técnicas para aplicar na minha carreira e me destacar no mercado.
Busco o autoconhecimento e minha evolução pessoal.
Quero melhorar minha liderança e a performance da minha equipe.
Quero me tornar um Coach e viver disso.

Inovação social e empreendedorismo: sua importância para o futuro das empresas

24/04/17
Inovação social e empreendedorismo: sua importância para o futuro das empresas
A inovação social visa proporcionar soluções e mudanças para a sociedade como um todo, além de aprimorar os processos da empresa que a implementa.

A globalização, as novas tecnologias, as constantes mudanças de mercado e as diferentes formas de consumo dos indivíduos desafiam as organizações a formularem novas maneiras de trabalhar e entregar seus produtos e serviços. É nesse contexto de mudança e adaptação que se enquadra a inovação social.  

Seu conceito refere-se à implementação de estratégias e ações para que as diferentes necessidades sociais possam ser atendidas, de modo que a sociedade possa se fortalecer cada vez mais. A ideia é que a inovação social seja capaz de solucionar problemas da iniciativa privada, das organizações do terceiro setor, do governo e da sociedade civil. Em outras palavras, a inovação visa o alcance de soluções efetivas, sustentáveis e justas não apenas para um grupo de pessoas isolado, mas para toda a comunidade.

Empresas com inovação social

Organizações com inovação social são aquelas que, além de estarem sempre buscando solucionar determinados problema da sociedade, também implementam mudanças em seus processos, desenvolvem estratégias inovadoras, permitem que seus produtos e serviços sejam acessíveis a toda comunidade e aprimoram seus relacionamentos com o cliente.

Algumas ações proporcionadas pela inovação social são:

  • Redução na desigualdade de renda;
  • Inclusão dos menos favorecidos;
  • Melhores condições de trabalho;
  • Educação e saúde acessíveis a todos;
  • Diminuição do desemprego;
  • Erradicação dos maus tratos às crianças e idosos;
  • Programas para minimizar a poluição e as alterações climáticas.

A implementação da inovação social em uma empresa não ocorre do dia para a noite, e é preciso muito estudo, pesquisa, criação de projetos e conscientização de todos. Só assim será possível que mudanças reais sejam executadas e uma sociedade consciente e igualitária comece a existir.

Você conhecia o conceito de inovação social? Conhece alguma empresa que implementou tal estratégia em seus processos? Comente e compartilhe o conteúdo nas redes sociais.

Imagem: tkemot / Shutterstock

Compartilhe esse post

Sobre o autor

Autor

José Roberto Marques

José Roberto Marques é presidente do IBC, Master Coach Senior e Trainer. Um dos pioneiros em Coaching no Brasil, com mais de 25 anos de experiência em treinamento e desenvolvimento humano. Fundador e também presidente da Editora IBC, possui diversas obras publicadas. É professor convidado da Universidade de Ohio. Como Coach atende CEO’s e líderes de grandes organizações.

Deixe seu comentário

Seja um Coach!

Concordo com a Politica de Privacidade Ao concordar com a politica e privacidade você aceita receber e-mails do IBC com conteúdos gratuitos de Coaching, informativos de palestras e cursos do IBC

Redes sociais