Líder sob pressão: 3 dicas de como ser mais autoconfiante em momentos decisivos

Líder sob pressão: 3 dicas de como ser mais autoconfiante em momentos decisivos
Liderar envolve uma lista enorme de responsabilidades e atribuições, o que inclui a tomada de tomar decisões assertivas.

Liderar pessoas vai muito além de ser nomeado chefe ou gestor de um grupo. Envolve uma lista enorme de responsabilidades e atribuições, acima de tudo, liderar é ter a missão de tomar decisões assertivas. E são em momentos assim que a autoconfiança deve se fazer presente. A tomada de decisão vinda de alguém que confia em si mesmo tem maior aceitação por parte da equipe e de quem mais estiver envolvido (ou ligado) ao processo.  

Importante ressaltar que autoconfiança em nada se assemelha a presunção, soberba, arrogância e autoritarismo. Um líder autoconfiante é aquele que tem e acredita em seu conhecimento, e que, além disso, consegue transmitir suas certezas para os seus liderados.

Vale lembrar aqui que a autoconfiança não é algo nato aos líderes, ela é construída diariamente. 

Dicas para ser um líder autoconfiante

1- Líderes pedem ajuda quando precisam

Autoconfiança em nada tem a ver com controle total. Pelo contrário, a autoconfiança traz algo maravilhoso: reconhecer quando é momento de pedir ajuda, e não hesitar em procurar por ajuda na hora de tomar decisões, caso veja que é necessário. Líderes autoconfiantes convivem de forma harmoniosa com suas equipes, pois sabem que juntos, todos chegarão longe.

2- Não tenha pensamentos limitantes

Não hesite e não perca oportunidade de aprender coisas novas. Investimento em aprimoramento profissional deve ser algo constante em sua carreira. Lembre-se de que conhecimento não é algo nato, mas a capacidade de aprender sim. Todos têm capacidade de aprender algo novo todos os dias. Busque conhecimento e incentive os seus liderados a fazer o mesmo. O conhecimento te fará ainda mais confiante em suas capacidades profissionais e isso refletirá em suas tomadas de decisões como líder.

3- Reconheça e comemore as pequenas conquistas

Uma meta é feita de várias etapas. Não espere atingir esta meta para comemorar as vitórias conquistadas. Esteja atento aos avanços diários, ainda que sejam pequenos. Valorize as conquistas atingidas e utilize estes pequenos feitos para se manter firme e determinado nos propósitos estabelecidos.

E você se vê como um líder autoconfiante? Tem alguma dica para compartilhar com quem deseja ter mais autoconfiança? Use o espaço abaixo para nos contar a sua experiência e opinião sobre o assunto. Se este conteúdo te ajudou de forma positiva e você acredita que ele poderá ajudar outras pessoas, curta e compartilhe em suas redes sociais.

Imagem: NaughtyNut / Shutterstock

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010