Fechar
Para trilhar seu caminho você precisa dar o primeiro passo
Valor do curso: Gratuito
Preencha o formulário e aproveite esta oportunidade incrível
Qual sua profissão atual/área de atuação?*
Administrador / Gestor / Líder
Psicólogo / Psicanalista / Terapeuta
Empresário / Empreendedor / Dono de Empresa
Consultor / Vendedor
Professor / Pedagogo / Treinador / Palestrante
Outros
O que você procura com o coaching?*
Quero multiplicar o Coaching dentro da empresa onde trabalho.
Sou psicólogo ou psicanalista e quero ampliar as possibilidades de trabalho.
Quero usar as técnicas para aplicar na minha carreira e me destacar no mercado.
Busco o autoconhecimento e minha evolução pessoal.
Quero melhorar minha liderança e a performance da minha equipe.
Quero me tornar um Coach e viver disso.

Líder sob pressão: 3 dicas de como ser mais autoconfiante em momentos decisivos

10/07/17
Líder sob pressão: 3 dicas de como ser mais autoconfiante em momentos decisivos
Liderar envolve uma lista enorme de responsabilidades e atribuições, o que inclui a tomada de tomar decisões assertivas.

Liderar pessoas é uma tarefa que vai muito além de ser nomeado como chefe ou gestor de um grupo. Trata-se de um trabalho que envolve uma lista enorme de responsabilidades e atribuições: acima de tudo, liderar é ter a missão de tomar decisões assertivas, e é justamente nesses momentos que a autoconfiança deve se fazer presente. A tomada de decisão vinda de alguém que confia em si mesmo tem maior aceitação por parte da equipe e de quem mais estiver envolvido (ou ligado) ao processo. 

É importante ressaltar que autoconfiança em nada se assemelha à presunção, soberba, arrogância e autoritarismo. Um líder autoconfiante é aquele que tem e acredita em seu conhecimento, e que, além disso, consegue transmitir suas certezas para os seus liderados.

A autoconfiança não é uma característica nata aos líderes: ela é construída diariamente. Para que você seja um líder autoconfiante, vale a pena seguir as dicas a seguir:

Dicas para ser mais autoconfiante em momentos decisivos

Peça ajuda quando precisar

Autoconfiança não tem relação nenhuma com controle. Pelo contrário, a autoconfiança traz algo maravilhoso: reconhecer quando é momento de pedir ajuda, e não hesitar em procurar por ajuda na hora de tomar decisões, caso seja necessário. Líderes autoconfiantes convivem de forma harmoniosa com suas equipes, pois sabem que juntos, todos chegarão longe.

Não tenha pensamentos limitantes

Não hesite e não perca oportunidade de aprender coisas novas. Investir em aprimoramento profissional deve ser algo constante em sua carreira. Lembre-se de que conhecimento não é algo nato, mas a capacidade de aprender sim — todos têm capacidade de aprender algo novo todos os dias. Busque conhecimento e incentive seus liderados a fazer o mesmo, uma vez que o conhecimento te fará ainda mais confiante em suas capacidades profissionais.

Reconheça e comemore as pequenas conquistas

Uma meta é feita de várias etapas. Não espere atingir esta meta para comemorar as vitórias conquistadas. Esteja atento aos avanços diários, ainda que sejam pequenos. Valorize as conquistas atingidas e utilize estes pequenos feitos para se manter firme e determinado nos propósitos estabelecidos.

Você se vê como um líder autoconfiante? Tem alguma dica para compartilhar com quem deseja ter mais autoconfiança? Use o espaço abaixo para nos contar a sua experiência e opinião sobre o assunto. Se este conteúdo te ajudou de forma positiva e você acredita que ele poderá ajudar outras pessoas, curta e compartilhe-o em suas redes sociais.

Imagem: NaughtyNut / Shutterstock

Compartilhe esse post

Sobre o autor

Autor

José Roberto Marques

José Roberto Marques é presidente do IBC, Master Coach Senior e Trainer. Um dos pioneiros em Coaching no Brasil, com mais de 25 anos de experiência em treinamento e desenvolvimento humano. Fundador e também presidente da Editora IBC, possui diversas obras publicadas. É professor convidado da Universidade de Ohio. Como Coach atende CEO’s e líderes de grandes organizações.

Deixe seu comentário

Seja um Coach!

Concordo com a Politica de Privacidade Ao concordar com a politica e privacidade você aceita receber e-mails do IBC com conteúdos gratuitos de Coaching, informativos de palestras e cursos do IBC

Redes sociais