Como alcançar seus objetivos em 2014

Um novo ano está chegando, mais um ciclo se encerra para outro começar. Este também é um momento bastante oportuno para fazer sua própria retrospectiva, listar suas conquistas e tudo aquilo que ainda deseja realizar nos próximos 365 dias.

Ao fazer este levantamento você poderá visualizar melhor as ações que o levaram a alcançar suas metas e objetivos, como também os pontos que precisam ser melhorados para que os planos não realizados possam ser concluídos, com êxito, neste ano novo.

Neste sentido, separei algumas dicas poderosas para você alcançar seus objetivos e metas para 2014. Confira!

1. Planeje – Com suas metas de ano novo bem definidas é possível planejar com assertividade as ações que o levarão a alcançar o estado desejado.

Se, por exemplo, você deseja uma promoção no trabalho ou fazer um curso de aperfeiçoamento no exterior, identifique quais pontos precisa melhorar profissionalmente ou de quanto precisa economizar para fazer tal investimento.

2. Mantenha o foco – Fazer uma lista enorme e não cumprir nenhum dos itens não adianta nada. Eleja prioridades e mantenha-se focado em realizar o que é mais importante para você.

Outras dicas poderosas são focar em realizar uma coisa de cada vez e lembrar-se sempre que dedicação ao seu objetivo é fundamental para alcançar o sucesso.

3. Estabeleça metas realistas – Que tal emagrecer 20 quilos num mês sem cuidar da alimentação ou fazer exercícios físicos? Seria o máximo, mas este milagre não existe.

Para não frustrar-se e desistir na primeira tentativa, estabeleça metas que você pode cumprir e de forma congruente com suas possibilidades.

4. Conheça seus pontos fortes e os de melhoria – No que eu sou muito bom e no que eu ainda preciso melhorar? Está é uma pergunta - chave no processo de construção de seus resultados. Então, procure o autoconhecimento, busque evidenciar suas qualidades e eliminar aspectos de seu comportamento que podem sabotar seus planos.

5. Seja persistente – Com certeza ao longo de seu caminho você encontrará dificultadores, entretanto, mantenha-se firme, pois nestes momentos é preciso ser persistente e não desistir. Seja estrategista e encontre as melhores maneiras de superar seus obstáculos.

6. Cuide bem do seu tempo – Com a correria do dia a dia, conciliar o tempo no trabalho com sua vida pessoal se torna cada vez mais complicado. Ainda assim, gerencie seu tempo de forma a deixar espaço para suas realizações e atividades pessoais. Isso é extremamente necessário para manter-se equilibrado e alcançar bons resultados.

7. Seja otimista – Que tal assumir uma postura mais positiva em relação a si mesmo e à vida? Pessoas com este perfil são mais propícias a alcançar o sucesso, pois mesmo em momentos de dificuldades conseguem enxergar oportunidades para superá-las e crescer.

8. Invista em seu aprimoramento – Leia mais, assista a filmes, vá ao teatro, ouça músicas, faça cursos de aperfeiçoamento e enriqueça-se de novos conhecimentos. Isso é importante para agregar novas experiências, ampliar sua percepção de mundo, manter-se atualizado, conhecer assuntos e pessoas interessantes e estimular sua criatividade.

9. Cuide da sua saúde – Em 2014, que tal encontrar um tempo para fazer atividades físicas? Além de manter seu corpo saudável, uma boa autoestima, os exercícios também influenciam positivamente sua disposição, aumentam o bem-estar e estimulam a memória.

10. Comemore suas conquistas – A cada novo resultado, comemore seu êxito, pois isso valoriza seus esforços para alcançar aquele resultado. Isso é muito importante para manter-se focado e lembrar-se de como é recompensador a dedicação aos seus objetivos.

Aproveite as dicas e faça de 2014 o melhor ano de sua vida!

Compartilhe esse post

Sobre o autor

Autor

José Roberto Marques

José Roberto Marques é presidente do IBC, Master Coach Senior e Trainer. Um dos pioneiros em Coaching no Brasil, com mais de 25 anos de experiência em treinamento e desenvolvimento humano. Fundador e também presidente da Editora IBC, possui diversas obras publicadas. É professor convidado da Universidade de Ohio. Como Coach atende CEO’s e líderes de grandes organizações.

Deixe seu comentário

Seja um Coach!

Concordo com a Politica de Privacidade Ao concordar com a politica e privacidade você aceita receber e-mails do IBC com conteúdos gratuitos de Coaching, informativos de palestras e cursos do IBC

Redes sociais