Fechar
Para trilhar seu caminho você precisa dar o primeiro passo
Valor do curso: Gratuito
Preencha o formulário e aproveite esta oportunidade incrível
Qual sua profissão atual/área de atuação?*
Administrador / Gestor / Líder
Psicólogo / Psicanalista / Terapeuta
Empresário / Empreendedor / Dono de Empresa
Consultor / Vendedor
Professor / Pedagogo / Treinador / Palestrante
Outros
O que você procura com o coaching?*
Quero multiplicar o Coaching dentro da empresa onde trabalho.
Sou psicólogo ou psicanalista e quero ampliar as possibilidades de trabalho.
Quero usar as técnicas para aplicar na minha carreira e me destacar no mercado.
Busco o autoconhecimento e minha evolução pessoal.
Quero melhorar minha liderança e a performance da minha equipe.
Quero me tornar um Coach e viver disso.

Confira trechos do livro a arte da guerra e inspire-se

11/08/17

estátua de Sun Tzu
Reprodução/Huffington Post Embora os ensinamentos de Sun Tzu fossem direcionados para os militares, podemos utilizá-las como base para outras batalhas, como as do universo corporativo.

Um dos livros mais lidos por executivos no Brasil e em outros países, o livro “A Arte da Guerra” traz ensinamentos importantes sobre estratégias e sobre o autoconhecimento. Mas, este best seller foi escrito muito antes de existir grandes organizações empresariais. Se você ainda não leu esta obra prima de Sun Tzu, eu vou te dar boas razões para ler este livro, querida pessoa. Vamos lá?

A Arte da Guerra: sua origem

Sun Tzu foi um importante estrategista de guerra no século IV a.C. Com base em sua experiência nas guerras enfrentadas pelo povo chinês. E foi com o foco nestas batalhas que Sun Tzu dividiu suas estratégias militares em 13 capítulos para orientar generais a conduzir suas tropas de modo eficaz para que estes saíssem vitoriosos das batalhas.

Neste livro, Sun Tzu mostra também os erros que os líderes cometem e aponta formas de evitar que estes erros se repitam durante o combate. Apesar de falar sobre guerra, Sun Tzu reforça que o importante é preservar a paz. Muitos reis e demais líderes ao longo da história usaram os ensinamentos de Sun Tzu para gerenciar questões ligadas à soberania de seus povos. Para Sun Tzu, um dos fatores fundamentais para alcançar a vitória em uma guerra é a identificação dos pontos fortes e fracos tanto do adversário quanto de si mesmo. Outros fatores importantes são:

  • Planejamento
  • Preparação
  • Atitudes precisas e racionais

Os conselhos de Sun Tzu foram utilizados por diversos estrategistas militares ao longo da história, entre eles: Napoleão, Zhuge Liang, Takeda Shingen, Vo Nguyen Giap e Mao Tse Tung. No Coaching, todos esses ensinamentos também são amplamente desfrutados para o desenvolvimento de um processo eficiente, possibilitando o alcance de grandes resultados em curto espaço de tempo. A filosofia do Coaching mostra que é possível alcançar resultados extraordinários de maneira estratégica e autêntica em todos os campos da sua vida. 

 

Hoje, o livro A Arte da Guerra se tornou uma referência para orientar líderes de várias organizações empresariais a lidar com questões do universo corporativo,sobretudo no que diz respeito à gestão e desenvolvimento de estratégias. Além disso, é um livro indicado para pessoas que desejam se conhecer com mais profundidade. Para Sun Tzu nenhuma batalha pode ser travada se você não conhece a si mesmo. 

Ensinamentos do livro “A Arte da Guerra

Confira abaixo alguns conselhos de Sun Tzu, inspire-se nestes pensamentos, exerça uma gestão vitoriosa e torne-se um grande líder você também: 

- “Conheça o inimigo e a si mesmo e você obterá a vitória sem qualquer perigo; conheça o terreno e as condições da natureza, e você será sempre vitorioso.”

- “Quando o comandante demonstrar fraqueza, não tiver autoridade, suas ordens não forem claras e seus oficiais e tropas forem indisciplinados, o resultado será o caos e a desorganização absoluta.”

- “Conheces teu inimigo e conhece-te a ti mesmo; se tiveres cem combates a travar, cem vezes serás vitorioso. Se ignoras teu inimigo e conheces a ti mesmo, tuas chances de perder e de ganhar serão idênticas. Se ignoras ao mesmo tempo teu inimigo e a ti mesmo, só contarás teus combates por tuas derrotas.”

- “Derrotar o inimigo em cem batalhas não é a excelência suprema; a excelência suprema consiste em vencer o inimigo sem ser preciso lutar.”

- “O verdadeiro método, quando se tem homens sob as nossas ordens, consiste em utilizar o avaro e o tolo, o sábio e o corajoso, e em dar a cada um a responsabilidade adequada.”

- “Não é preciso ter olhos abertos para ver o sol, nem é preciso ter ouvidos afiados para ouvir o trovão. Para ser vitorioso você precisa ver o que não está visível.”

- “A habilidade de alcançar a vitória mudando e adaptando-se de acordo com o inimigo é chamada de genialidade.”

- “Se quisermos que a glória e o sucesso acompanhem nossas armas, jamais devemos perder de vista os seguintes fatores: a doutrina, o tempo, o espaço, o comando, a disciplina.”

Gostou deste artigo? Comente e compartilhe o conhecimento com seus amigos!

Compartilhe esse post

Sobre o autor

Autor

José Roberto Marques

José Roberto Marques é presidente do IBC, Master Coach Senior e Trainer. Um dos pioneiros em Coaching no Brasil, com mais de 25 anos de experiência em treinamento e desenvolvimento humano. Fundador e também presidente da Editora IBC, possui diversas obras publicadas. É professor convidado da Universidade de Ohio. Como Coach atende CEO’s e líderes de grandes organizações.

Deixe seu comentário

Seja um Coach!

Concordo com a Politica de Privacidade Ao concordar com a politica e privacidade você aceita receber e-mails do IBC com conteúdos gratuitos de Coaching, informativos de palestras e cursos do IBC

Redes sociais