A diferença entre delegar tarefas e o autoritarismo


Existe uma diferença entre saber delegar tarefas e ser autoritário. Cada dia mais, as organizações estão eliminando os chamados “chefes mandões”. Elas buscam um profissional que saiba distribuir as tarefas e gerenciar sua equipe.

O gestor deve servir de inspiração para seus liderados. É necessário que confiem nele e o respeitem. Por isso, além da confiança, o bom líder precisa ter consciência de suas responsabilidades, conhecimento técnico, saber planejar, se comunicar e ser um profissional com princípios éticos.

Colaboração no ambiente corporativo

O líder que sabe valorizar e ouvir os colaboradores contribui bastante com a motivação dos mesmos. Quando estamos em um ambiente onde todos colaboram, o resultado é extraordinário, pois ambas as partes trabalham mutuamente.

A finalidade de delegar tarefas é conseguir que o colaborador resolva uma demanda da melhor forma possível dando a ele a oportunidade de decisão.

É importante que o líder seja flexível e entenda que erros podem acontecer ao transferir uma atividade para algum colaborador. Agindo assim, seu liderado não se sentirá inibido caso não alcance o objetivo final.

Quando for delegar uma tarefa, deixe claro que o profissional poderá contar com você. Aponte o caminho e esteja sempre por perto para dar o suporte necessário. Um bom líder, acima de tudo, prepara outros futuros líderes.

Compartilhe esse post

Sobre o autor

Autor

José Roberto Marques

José Roberto Marques é presidente do IBC, Master Coach Senior e Trainer. Um dos pioneiros em Coaching no Brasil, com mais de 25 anos de experiência em treinamento e desenvolvimento humano. Fundador e também presidente da Editora IBC, possui diversas obras publicadas. É professor convidado da Universidade de Ohio. Como Coach atende CEO’s e líderes de grandes organizações.

Deixe seu comentário

Seja um Coach!

Redes sociais