Histórias e Frases de Motivação Empresarial

Avatar

Por IBC

29/02/16

Histórias e Frases de Motivação Empresarial

Embora ainda seja algo desprezado por uma boa parte das empresas, a motivação é importante para o desenvolvimento pessoal de todos os profissionais, estando intimamente atrelada ao desenvolvimento da organização.

Como intuito de motivar os seus funcionários, muitos líderes que sabem o quanto isso é importante buscam buscam em grandes histórias de superação de administradores, fundadores e empresários do passado e presente, um exemplo de como estar sempre motivado é importante para que todos possam atingir seus objetivos.

Uma história motivadora e de superação é muito eficiente, pois nela se encontram pessoas que mesmo com todas as adversidades e recursos limitados conseguiram mudar de vida, aprender com os erros e se tornarem pessoas bem-sucedidas. A realidade palpável dessas histórias é o que faz cada um dos funcionários sonharem e se motivarem a correr atrás de seus objetivos.

História de perseverança

Um homem com um objetivo e perseverança em consegui-lo, cedo ou tarde ira conquistá-lo. É o exemplo desse indivíduo que investiu tudo o que tinha em sua modesta oficina. Dormia no ambiente de trabalho e dormia pouco, apenas quatro horas por noite.

Para poder prosseguir com seus negócios, teve que empenhar a própria casa e até as joias da sua mulher e quando finalmente teve a oportunidade de apresentar o seu trabalho a uma das grandes empresas, foi rejeitado.

Mas o homem resolveu voltar aos estudos, se aperfeiçoando e por sonhar tão alto era ridicularizado entre discentes e docentes. Os estudos finalmente acabam após dois anos e ele volta a trabalhar novamente nos seus projetos.

Até que o primeiro contrato surgiu. A mesma empresa que o rejeitara anos antes, dessa vez o aceitou. Mas nada para ele era tão fácil assim. Meses depois chega a Segunda Guerra Mundial e sua fábrica acaba sendo bombardeada. Duas vezes. Ele então, não desistindo do seu sonho, reconstrói toda a fábrica e como se não bastasse tudo o que já tinha acontecido, acontece um terremoto e sua fábrica mais uma vez se despedaça.

A partir deste momento, o homem poderia se desesperar, se frustrar, achar que o destino ou Deus não queria que ele tivesse sucesso e se tornar um homem conformado, seco e amargo para o resto de sua vida. Mas, não, isso não aconteceu.

Logo após o fim da guerra, seu país se encontrou num estado deplorável e ele não possuía combustível para ir até a esquina. Então, com sua criatividade, acopla um motor a sua bicicleta e sai andando pela cidade. A invenção logo se tornou um sucesso por onde ele passa e pedidos e mais pedidos começam a chegar, eram tantos que não havia condição de atender a todos. Isso levou o homem a pensar na criação de sua nova fábrica, mas não havia dinheiro suficiente para tal.

Mas isso foi facilmente resolvido, pois vendo o sucesso e enorme demanda que tal produto incitava, umas lojas que por ele foram procuradas acabaram cedendo e decidiram investir nesse negócio. O total de lojas a acatarem o pedido deste homem foi aproximadamente 3.500.

Estamos falando de Soichiro Honda, o criador da Honda Motor Company, Limited. Uma das fabricantes de carros e motocicletas mais importantes do mundo.

Depois de passar por tanto na sua vida, Honda aprendeu que para ter sucesso, às vezes é preciso passar por uma série de fracassos que o ajudam a se fortalecer e voltar melhor para a sua caminhada. É dele a emblemática frase: “O sucesso é construído de 99% de fracasso”.

Por que é importante manter-se motivado?

A bela história de Soichiro Honda, acima de tudo, nos ensina uma coisa: o mais importante para atingir o sucesso, além de acreditar plenamente nos seus sonhos, é manter-se sempre motivado. Por mais que pareça ser um esforço menor, essa é uma das maiores barreiras entre você e seu objetivo.

Podemos definir motivação como uma força ou energia que nos mantém ativos e sempre seguindo em frente. Ela também é responsável por eliminar todas as preocupações e pensamentos que podem deixar nossa mente turva, permitindo que sejamos capazes de raciocinar com clareza e ver o céu claro além da tempestade, onde pretendemos chegar.

É claro que dependendo do grau de estresse e decepção tão comuns, há momentos em que todas as suas reservas de motivação serão esgotadas. Nesses momentos, o mais importante é fazer uma avaliação de todo o cenário e de quanto caminho ainda falta para chegar onde almeja. Ao perceber que, mesmo com todos os percalços, você continua no caminho certo, uma nova injeção de motivação fará com que consiga voltar a caminhar.

Como manter-se motivado

Ao observar a história de Soichiro Honda, a impressão que se tem é que sua capacidade de manter-se motivado mesmo sobre diversas adversidades é algo natural. No entanto, essa não é uma habilidade nata, sendo assim, em algum momento da vida o empresário conseguiu desenvolvê-la.

O segredo para ser como Soichiro Honda é transformar a motivação em um exercício, e praticá-la todos os dias da sua vida até que se torne um hábito tão natural quanto respirar. Para isso, você deve trabalhar sua inteligência emocional e a capacidade de sempre conseguir ver o lado positivo de tudo que acontece. Quando algo de ruim e inesperado ocorrer, em vez de direcionar suas energias para lamentar o fato, utilize-as para encontrar a solução do problema.

Frases que motivam

O mundo empresarial está cheio de personagens que passaram por situações em que precisava de superação e acabaram obtendo sucesso posteriormente. São pessoas que entendem a chave que abre a porta do êxito profissional.

Através de tanto conhecimento de causa, em entrevistas, palestras, entre outras situações do tipo, eles jorram frases que demonstram tudo aquilo que passaram e que acabam servindo de motivação para outros profissionais.

Henry Ford, por exemplo, disse algo que faz com que várias pessoas que se sentem incapazes ou frustradas porque cometeram um ou uma série de erros, se sintam motivadas e aptas a recomeçar: “O insucesso é apenas uma oportunidade para recomeçar de novo com mais inteligência”.

Já Winston Churchill solta outra frase que se colocada logo depois da supracitada, corrobora o que foi dito: “O sucesso é ir de fracasso em fracasso sem perder o entusiasmo”. Pode ser algo difícil de fazer, mas é só olhar a história de Soichiro Honda que se confirma a veracidade desta afirmação.

E por fim, uma frase de Horácio que nos faz refletir na força que podemos extrair de uma adversidade: “A adversidade desperta em nós capacidades que, em circunstâncias favoráveis, teriam ficado adormecidas”.

São frases e histórias que refletem uma realidade de sonhos, dificuldades, perseverança e conquistas. Nada é tão difícil que se torne impossível, portanto, não deixe de lutar e se esforce que, cedo ou tarde, os seus sonhos se tornarão realidade.

Compartilhe esse post

Sobre o autor

Autor

IBC

O Instituto Brasileiro de Coaching – IBC, foi fundado em 2007 por seu atual presidente José Roberto Marques, Master Coach Senior, e hoje é referência em treinamento e desenvolvimento humano. Foi a crença de seu fundador de que “cada ser humano possui um potencial infinito que pode ser despertado e desenvolvido”, que fez com que o IBC se tornasse uma instituição conceituada e respeitada, por onde já passaram mais de 200 mil pessoas.

Deixe seu comentário

Seja um Coach!

Redes sociais